Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMONTANDON, Juliana D Andre-
dc.creator.ID01694097676pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5089512705778907pt_BR
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Helena de Ornellas Sivieri-
dc.contributor.advisor1ID45962022653pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5662197248196394pt_BR
dc.date.accessioned2023-06-23T15:00:37Z-
dc.date.available2023-02-24-
dc.date.available2023-06-23T15:00:37Z-
dc.date.issued2023-02-24-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1489-
dc.description.resumoA pesquisa é resultado de uma investigação realizada na pós-graduação stricto sensu, nível Mestrado, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, inserida na área de concentração Fundamentos e Práticas Educativas. O gestor educacional é um importante ator no cenário da educação, impactando o processo educacional e motivando estudos a respeito de sua formação e atuação. Na Educação Infantil, o diretor conta com poucos profissionais em sua equipe e a gestão não é compartilhada, fatores dificultadores do trabalho. Pensando nessas questões, a presente pesquisa tem o objetivo de conhecer a percepção de Gestores de CEMEI, Centro Municipal de Educação Infantil, de Uberaba/MG, quanto a sua formação acadêmica inicial para a execução de seu cargo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, utilizando uma entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados, a fim de conhecer o perfil desses profissionais, além da percepção deles a respeito da sua formação teórica e das dificuldades e facilidades encontradas na execução do cargo. Os dados de identificação dos profissionais foram codificados e as informações das entrevistas transcritas e analisadas qualitativamente por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). O grupo, feminino, com formação superior em cursos de licenciatura em anos distintos, teve o conteúdo de suas falas organizado em três categorias de análise: a formação educacional, a trajetória profissional e a gestão na Educação Infantil. Percebem que os cursos de licenciatura têm melhorado a abordagem a respeito da gestão, mas sua satisfação em relação ao preparo para a execução de tal cargo é relativa. Isso faz com que a manutenção de seu processo educacional ocorra para aprimorar a prática. Mesmo não tendo o foco na gestão desde sua formação inicial, trilharam um caminho na educação que serviu positivamente para a gestão. Desafios relacionados à gestão democrática, burocracias, equipe concisa e relações interpessoais são os fatores que mais impactaram o trabalho, principalmente no período de enfrentamento a pandemia da COVID-19. Já a comunicação, a formação continuada e o apoio da SEMED, foram citados como recursos na resolução das dificuldades. A partir desses dados, foi possível responder as perguntas de pesquisa a respeito da satisfação dos gestores em relação as suas formações iniciais para a execução de seu cargo. Há a percepção dos entrevistados de que a formação inicial precisa ser complementada, e por muitas vezes é, para ser um gestor. Ao mesmo tempo, muitos contratempos atrelados à sobrecarga de trabalho e consequente falta de tempo impactaram a participação na pesquisa. Porém, mesmo com esses, foi possível conhecer um grupo de gestores que demonstrou a riqueza do trabalho desses profissionais e demandas para novos estudos.pt_BR
dc.description.abstractThe research is the result of an investigation carried out in the stricto sensu graduate program, Master's level, of the Graduate Program in Education, at the Federal University of Triângulo Mineiro, inserted in the area of concentration Fundamentals and Educational Practices. The educational manager is an important actor in the education scenario, impacting the educational process and motivating studies regarding his training and performance. In Early Childhood Education, the director has few professionals on his team and management is not shared, factors that make the work difficult. Thinking about these issues, this research aims to know the perception of Managers of CEMEI, Municipal Center for Early Childhood Education, in Uberaba/MG, regarding their initial academic training for the execution of their position. This is a descriptive qualitative research, using a semi-structured interview as a data collection instrument, in order to know the profile of these professionals, in addition to their perception of their theoretical training and the difficulties and facilities encountered in carrying out the position. The professionals' identification data were coded and the information from the interviews transcribed and qualitatively analyzed through Content Analysis (BARDIN, 2016). The group, female, with higher education in degree courses in different years, had the content of their speeches organized into three categories of analysis: educational background, professional trajectory and management in Early Childhood Education. They perceive that the degree courses have improved the approach to management, but their satisfaction in relation to the preparation for the execution of such a position is relative. This makes the maintenance of its educational process occur to improve the practice. Even though they did not focus on management since their initial formation, they followed a path in education that served positively for management. Challenges related to democratic management, bureaucracy, a concise team and interpersonal relationships are the factors that most impacted the work, especially in the period of facing the COVID-19 pandemic. Communication, continuing education and support from SEMED were cited as resources for resolving difficulties. From these data, it was possible to answer the research questions regarding the satisfaction of managers in relation to their initial training for the execution of their position. There is the perception of respondents that initial training needs to be complemented, and it often is, to be a manager. At the same time, many setbacks linked to work overload and consequent lack of time impacted research participation. However, even with these, it was possible to meet a group of managers who demonstrated the richness of the work of these professionals and demands for further studies.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantil.pt_BR
dc.subjectGestão.pt_BR
dc.subjectFormação de professores.pt_BR
dc.subjectEarly childhood education.pt_BR
dc.subjectManagement.pt_BR
dc.subjectTeacher training.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpt_BR
dc.titleDa teoria à prática: os desafios do gestor da educação infantilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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