Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1490
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGEROLIN, Lucas da Nóbrega-
dc.creator.ID10968942628pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7907624977766405pt_BR
dc.contributor.advisor1COSTA, Valdina Gonçalves da-
dc.contributor.advisor1ID61983810649pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7394812434585566pt_BR
dc.date.accessioned2023-06-26T15:37:11Z-
dc.date.available2023-08-28-
dc.date.available2023-06-26T15:37:11Z-
dc.date.issued2023-08-28-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1490-
dc.description.resumoA presente pesquisa estudou as Representações Sociais que os estudantes de um curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Triângulo Mineiro estão construindo sobre o ser professor e integra a linha de pesquisa “Fundamentos e Práticas Educacionais” do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), a Rede de pesquisa sobre Profissão Docente (REPROD) e o projeto Ensino Superior e Escola Básica em Rede Colaborativa: a Formação de professores em pauta”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). O objetivo central é compreender a representação que os estudantes do curso de Licenciatura em Matemática estão construindo sobre o ser professor. Para isso, procurou-se entender um pouco a trajetória que os cursos de licenciatura traçaram no Brasil e observou-se a Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. A Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici foi utilizada como aporte teórico-metodológico e a Teoria do Núcleo central, proposta por Jean-Claude Abric, foi utilizada como norte na construção e na análise dos dados. A construção dos dados se deu por meio de dois instrumentos, sendo eles um questionário “on-line”, feito pelo Google formulários (google forms), um TALP (Técnica de Associação Livre de Palavras) e um grupo focal com estudantes do curso de Licenciatura em Matemática. O curso de Licenciatura em Matemática estudado possui 133 alunos matriculados em 2021/1; destes, 30, por meio do questionário, aceitaram participar da pesquisa. Os dados foram analisados aos olhos da Teoria das Representações Sociais de Moscovici e da Análise de Conteúdo de Bardin. A presente pesquisa teve como objetivo central compreender a representação que os estudantes do curso de licenciatura em matemática que os estudantes estão construindo sobre o ser professor. Durante as análises foi possível perceber que a Representação dos licenciandos sobre o ser professor consiste ao mesmo tempo na ideia de professor como vocação e como profissional.pt_BR
dc.description.abstractThe presente research studied the Social Representations that the students of a degree course in mathematics are builds about being a teacher and integrates the research line “Fundamentals and Educational Practices” of the Graduate Program in Education at the Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), the Research Network on the Teaching Profession (REPROD) and the project Higher Education and Basic School in Collaborative network: teacher training on the agenda”, funded by the Minas Gerais Research Foundation (FAPEMIG). The main objective is to understand the representation that students of the degree course in mathematics are building about being a teacher. For this we tried to understand the trajetory that the degree courses traced in Brazil and the degree in mathematics of the Universidade Federal do Triângulo Mineiro. The Theory of Social Representations was used as a theoretical-methodological contribution and the Central Core Theory proposed by Jean- Claude Abric was used as a guide in the construction and analysis of the data builded. The data was build throught two instruments, an online questionnaire made in google forms, a Free World Association Technique and a focus group with students of the mathematics degree course. The Degree course in mathematics has 133 students registered 2021/1, 30 accepted participate of the research. Data were analyzed using Moscovici’s Theory of Social Representations and Bardin’s Content Analysis. The main goal of this research was to understand the representation that students are building about “Being a Teacher” During the analyses, it was possible to notice that the Representation of the students about “Being a Teacher” consist at the same time in the idea of a teacher by vocation and a teacher as a professional.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIGpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRepresentações sociais.pt_BR
dc.subjectLicenciandos.pt_BR
dc.subjectMatemática.pt_BR
dc.subjectSer Professor.pt_BR
dc.subjectDocência.pt_BR
dc.subjectSocial Representation.pt_BR
dc.subjectGraduate.pt_BR
dc.subjectMath.pt_BR
dc.subjectBeing a teacher.pt_BR
dc.subjectTeaching.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleRepresentações sociais do ser professor dos estudantes do Curso de Licenciatura em Matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós­-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Lucas N Gerolin.pdfDissert Lucas N Gerolin953,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.