Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1495
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMARQUES, Gabriela Cristina Basso Engler-
dc.creator.ID32601152850pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1119893595462001pt_BR
dc.contributor.advisor1LINHARES, Martha Maria Prata-
dc.contributor.advisor1ID29625289100pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2261656066135090pt_BR
dc.date.accessioned2023-09-05T13:44:49Z-
dc.date.available2023-02-24-
dc.date.available2023-09-05T13:44:49Z-
dc.date.issued2023-02-24-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1495-
dc.description.resumoEsta pesquisa surgiu a partir do questionamento a respeito de abordagens conteudistas e fragmentadas presentes na prática profissional docente e que desfavorecem a experiência criativa na aprendizagem. O embasamento transcorreu na perspectiva de que a criatividade se relaciona à quebra de paradigmas, ao desafio, à subjetividade e à arte. A transdisciplinaridade acompanhou o percurso do trabalho, cujo objetivo geral foi compreender como a criatividade pode contribuir como rota de acesso da aprendizagem na perspectiva dos professores. Os objetivos específicos que subsidiaram as reflexões foram refletir sobre o processo criativo como experiência; abordar concepções de aprendizagem e de criatividade; reconhecer a possibilidade da adoção da subjetividade e da arte na construção dos saberes; compreender como criatividade e tecnologia podem se entrelaçar nesse contexto. Para alcançar os objetivos propostos, criamos e discutimos vivências pedagógicas em um curso de formação de 32 horas que teve como propósito contribuir com a reflexão de 43 docentes de uma rede municipal de ensino sobre a prática profissional na perspectiva do conhecer-na-ação. As narrativas coletadas ao longo dos encontros são explicitadas tendo as práticas docentes como atos culturais carregados de sentidos. A pesquisa tem abordagem qualitativa e a perspectiva da tematização na análise das narrativas e dos registros colhidos. Para estabelecer o diálogo foram utilizados como referenciais teóricos Bondía, Capra, Morin, Nóvoa, Osório, Prata-Linhares, Shön, Zeichner. A análise empreendida expressou a disciplinaridade e a fragmentação dos conteúdos, trazendo ao mesmo tempo a perspectiva do encantamento e envolvimento que a experiência com as práticas pedagógicas criativas proporcionaram na construção do conhecimento. A pesquisa contribui para o debate educacional na medida em que traz uma crítica às abordagens cartesianas do conhecimento e se posiciona a favor de uma perspectiva transdisciplinar que valoriza a experiência e a criação.pt_BR
dc.description.abstractThis research arose from the questioning of content-oriented and fragmented approaches present in professional teaching practice and that disfavor the creative experience in learning. The basis was based on the perspective that creativity is related to breaking paradigms, challenge, subjectivity and art. Transdisciplinarity accompanied the course of the work, whose general objective was to understand how creativity can contribute as an access route to learning from the perspective of teachers. The specific objectives that supported the reflections were to reflect on the creative process as an experience; address concepts of learning and creativity; recognize the possibility of adopting subjectivity and art in the construction of knowledge; understand how creativity and technology can intertwine in this context. In order to achieve the proposed objectives, we created and discussed pedagogical experiences in a 32 hour teaching education course whose purpose was to contribute to the reflection of 43 teachers from a municipal teaching network on professional practice from the perspective of knowing-in-action. The narratives collected during the meetings are made explicit, taking teaching practices as cultural acts full of meaning. The research has a qualitative approach and the perspective of thematization in the analysis of the narratives and collected records. To establish the dialogue, Bondía, Capra, Morin, Nóvoa, Osório, Prata-Linhares, Shön, Zeichner were used as theoretical references. The undertaken analysis expressed the disciplinarity and the fragmentation of the contents, bringing at the same time the perspective of the enchantment and involvement that the experience with the creative pedagogical practices provided in the construction of the knowledge. The research contributes to the educational debate insofar as it criticizes cartesian approaches to knowledge and takes a position in favor of a transdisciplinary perspective that values experience and creation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExperiência.pt_BR
dc.subjectFormação de professores.pt_BR
dc.subjectArte.pt_BR
dc.subjectSubjetividade.pt_BR
dc.subjectTIC.pt_BR
dc.subjectExperience.pt_BR
dc.subjectTeacher education.pt_BR
dc.subjectArt.pt_BR
dc.subjectSubjectivity.pt_BR
dc.subjectICT.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleCriatividade e formação docente em busca da transdisciplinaridadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós­-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Gabriela C B E Marques.pdfDissert Gabriela C B E Marques2,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.