Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Inovações e Tecnologias
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Tipo: Dissertação
Título: Projetos de Ensino na Universidade Federal do Triângulo Mineiro: caracterização e criação de um manual de orientação
Título(s) alternativo(s): Teaching Projects at the Federal University of Triângulo Mineiro: characterization and creation of na orientation manual.
Autor(es): FERRAZ, Kelly Abreu
Primeiro Orientador: CINTRA, Mariangela Torreglosa Ruiz
metadata.dc.contributor.advisor-co1: MALPASS, Ana Claudia Granato
Resumo: A presente pesquisa, vinculada à Inovação Tecnológica no serviço público, tem como temática os Projetos de Ensino desenvolvidos na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Estes são definidos por atividades que auxiliam na formação acadêmica e profissional dos discentes, com ações práticas e teóricas que buscam desenvolver didática e pedagogicamente atividades inovadoras e criativas de caráter temporário articuladas com os PPC (Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação). Na UFTM começaram a ser submetidos a partir de 2017, no sistema Sigproj (Sistema de Informação e Gestão de Projetos) e foi utilizado até 2020, quando foi implantado o sistema Uftm-net (Sistema Integrado). Desta forma, o objetivo geral desta pesquisa foi caracterizar os projetos de ensino submetidos à Divisão de Apoio ao Ensino da UFTM e elaborar um manual norteador para submissão destes projetos no sistema da PROENS (Pró-Reitoria de Ensino). A metodologia da pesquisa teve o enfoque misto, envolvendo análise e levantamento de dados quantitativos e qualitativos. Para a caracterização dos Projetos foi realizado um levantamento de dados públicos, disponíveis na página http://www.uftm.edu.br/proens/dae/projetos-de-ensino da PROENS - UFTM no período de 2017 a 2022. Os dados foram tabulados e apresentados na forma de tabelas e gráficos sendo realizada a estatística descritiva dos mesmos. Assim foram analisadas as seguintes variáveis: número de projetos protocolados (com ou sem fomento), traçando perfil dos mesmos em relação à sustentabilidade e perfil dos coordenadores dos projetos. Desta forma, foi realizado um levantamento de informações sobre recursos financeiros destinados a projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão evidenciando que os projetos de ensino recebem a menor quantidade de verba, quando comparados aos demais. Os resultados também mostraram que 50,61% dos projetos de Ensino desenvolvidos na UFTM são da área da saúde, 90% dos projetos estão relacionados à sustentabilidade, a grande maioria com o objetivo 4, que está relacionado à educação de qualidade. Outro ponto analisado foi o perfil dos coordenadores dos projetos, a maioria é da grande área de ciências biológicas (56,77 %), possuem o título de doutor (95,76 %) e possuem 20 anos de formação em média. Apenas cerca de 15% destes foram apresentados em evento da Universidade. Também O manual de orientação para submissão e gestão de projetos de Ensino no UFTM-NET, foi confeccionado no Programa Canva (ferramenta de gerenciamento estratégico). Portanto, como produtos dessa dissertação, o manual criado foi protocolado na biblioteca nacional no número de protolocolo: 000984.0024293/2023e com os dados a respeito da caracterização dos projetos foi elaborado um artigo científico, submetido à Revista Triângulo número da submissão 37584. Ambos os produtos têm como intuito auxiliar, divulgar e incentivar o cadastro de projetos de Ensino como parte da formação dos discentes visando valorizar a própria instituição e fortalecer o tripé universitário.
Abstract: The present research, linked to Technological Innovation in the public service, has as its theme the Teaching Projects developed at the Federal University of Triângulo Mineiro (UFTM). These are defined by activities that help in the academic and professional training of students, with practical and theoretical actions that seek to develop didactically and pedagogically innovative and creative activities of a temporary nature articulated with the PPC (Pedagogical Projects of Undergraduate Courses). At UFTM, they began to be submitted in 2017, in the Sigproj system (Information and Project Management System) and were used until 2020, when the Uftm-net system (Integrated System) was implemented. In this way, the general objective of this research was to characterize the teaching projects submitted to the Teaching Support Division of the UFTM and to elaborate a guiding manual for the submission of these projects in the PROENS system (Pro-Rectory of Teaching). The research methodology had a mixed focus, involving analysis and survey of quantitative and qualitative data. For the characterization of the Projects, a survey of public data was carried out, available on the page http://www.uftm.edu.br/proens/dae/projetos-de-ensino da PROENS - UFTM in the period from 2017 to 2022. were tabulated and presented in the form of tables and graphs, with descriptive statistics being performed. Thus, the following variables were analyzed: number of registered projects (with or without funding), outlining their profile in relation to sustainability and the profile of project coordinators. In this way, a survey of information was carried out on financial resources destined to Teaching, Research and Extension projects, showing that teaching projects receive the smallest amount of funds, when compared to the others. The results also showed that 50.61% of the Teaching projects developed at UFTM are in the health area, 90% of the projects are related to sustainability, the vast majority with objective 4, which is related to quality education. Another point analyzed was the profile of project coordinators, most are from the large area of biological sciences (56.77%), have a doctor's degree (95.76%) and have an average of 20 years of training. Only about 15% of these were presented at a University event. The guidance manual for submission and management of teaching projects at UFTM-NET was also prepared using the Canva Program (strategic management tool). Therefore, as products of this dissertation, the manual created was filed at the national library under the protocol number: 000984.0024293/2023 and with the data regarding the characterization of the projects, a scientific article was prepared, submitted to Revista Triângulo, submission number 37584. Both products have as an auxiliary purpose, to disseminate and encourage the registration of Teaching projects as part of the training of students, aiming to value the institution itself and strengthen the university tripod.
Palavras-chave: Ensino.
Manuais, vade mecuns, etc.
Sistema de informação gerencial.
Teaching.
Manuals, vademecuns, etc.
Management information system.
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTO::GERENCIA DO PROJETO E DO PRODUTO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE::Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1513
Data do documento: 26-Jun-2023
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