Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Inovações e Tecnologias
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Tipo: Dissertação
Título: Gestão de redes sociais para a biblioteca UFTM como ferramenta de promoção dos serviços e interação com a comunidade acadêmica
Autor(es): SILVA, Rachel Inês da
Primeiro Orientador: MALPASS, Ana Claudia Granato
metadata.dc.contributor.advisor-co1: GAYDECZKA, Beatriz
Resumo: Os avanços tecnológicos, principalmente no âmbito informacional, se desenvolvem rapidamente, tornando necessário que as instituições acompanhem esse desenvolvimento em seus ambientes. A utilização das tecnologias de comunicação e informação em bibliotecas universitárias é uma realidade em evolução constante, que contribui efetivamente para o conhecimento acadêmico. As Bibliotecas Universitárias (BUs) são espaços estratégicos de disseminação da informação e promoção do conhecimento e devem sugerir o desenvolvimento de condições para mediar informações que se relacionam com os objetivos da instituição mantenedora, conciliadas ao ensino, pesquisa e extensão. As bibliotecas devem avaliar as mudanças educacionais, conhecer as inovações na área para aprimorar, adequar seus serviços para maior qualidade no atendimento aos usuários. Faz parte da realidade dos docentes e discentes o uso das redes sociais, por isso, a biblioteca deve explorar essas ferramentas, visando maior visibilidade e alcance diante da comunidade acadêmica. Os sites de redes sociais possibilitam maior disseminação de informação, de interação, de divulgação de serviços oferecidos pela Biblioteca. O presente estudo objetiva a criação de manual para gestão de redes sociais, e, para subsidiá-la, foi realizada uma pesquisa documental, com verificação das redes sociais (Instagram, Facebook, Youtube e Twitter) das bibliotecas Centrais ou sistemas de bibliotecas das 67 (sessenta e sete) Universidades Federais. Foram observados os conteúdos das redes sociais dessas bibliotecas, visando a garantia do avanço da potencialidade dessas tecnologias e seu uso de forma eficiente. Verificou-se que mais de 70% utilizam as redes sociais Instagram e Facebook. Pouco mais de 50% delas utilizam o Youtube e pouco mais de 30% das bibliotecas utilizam o Twiter. Apenas 10,4% não utilizam nenhuma rede social. Foi elaborado manual com diretrizes para guiar o uso da rede social e promover a integração dos profissionais envolvidos na condução dos trabalhos.
Abstract: Technological advances, especially in the field of information, develop rapidly, making it necessary for institutions to keep up with this development in their environments. The use of communication and information technologies in university libraries is a reality in constant evolution that effectively contributes to academic knowledge. The University Libraries (BUs) are strategic spaces for the dissemination of information and promotion of knowledge and must suggest the development of conditions to mediate information that is related to the objectives of the holding institution, conciliated with teaching, research and extension. Libraries must evaluate the educational changes, get to know the innovations in the area in order to improve and adapt their services for a better quality service to users. The use of social networks is part of the teachers' and students' reality; therefore, the library must explore these tools, aiming at a greater visibility and reach before the academic community. Social networking sites enable greater dissemination of information, interaction, and dissemination of services offered by the library. The present study aims to create a manual for social network management, and to support it, a documentary research was carried out, checking the social networks (Instagram, Facebook, Youtube and Twitter) of the Central Libraries or library systems of the 67 (sixty seven) Federal Universities. The contents of the social networks of these libraries were observed, aiming to ensure the advancement of the potentiality of these technologies and their efficient use. It was found that over 70% use the social networks Instagram and Facebook. Just over 50% of them use Youtube and just over 30% of libraries use Twiter. Only 10.4% do not use any social network. A manual was prepared with guidelines to guide the use of the social network and promote the integration of the professionals involved in conducting the works.
Palavras-chave: Bibliotecas universitárias.
Redes sociais.
Serviços de informação.
Manual.
Divulgação de informação.
University libraries.
Social networking.
Library services.
Handbook.
Information dissemination.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE::Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1517
Data do documento: 31-Jul-2023
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