Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação em Psicologia
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Tipo: Dissertação
Título: As implicações da comunicação entre família e creche na Educação Infantil
Autor(es): COPPOLA, Patrícia dos Santos
Primeiro Orientador: SERRALHA, Conceição Aparecida
Resumo: A inserção da mulher no mercado de trabalho e no contexto político configura transformações sociais e culturais significativas para o seu lugar na sociedade. Diante disso, o planejamento familiar e o cuidado com os filhos passaram por ressignificações. As creches surgiram com a finalidade de partilhar a responsabilidade considerada apenas materna e atender à nova demanda familiar que, anteriormente, era somente de classes sociais mais baixas. Torna-se importante, assim, compreender as famílias e a creche em suas singularidades e necessidades, por meio da expressão de seus sentimentos, comunicações orais e gestuais, entre outras, em meio à evolução dos costumes. Nesse contexto, a comunicação humana é uma condição sine qua non da vida e da ordem social. Existe uma reciprocidade nas relações, porque o comportamento de cada pessoa afeta e é afetado pelo comportamento do outro. A partir disso, o presente estudo objetivou, de forma geral, investigar o modo como a comunicação na relação família-creche tem se estabelecido, em razão da importância dessa comunicação para o desenvolvimento integral da criança. Para alcançar esse objetivo geral, dois estudos foram realizados. No primeiro estudo buscou-se compreender como os pais vivenciaram a comunicação com a creche e no segundo estudo compreender como os profissionais da educação infantil vivenciaram a comunicação com os pais, em diferentes tempos. No primeiro estudo foram entrevistados pais/responsáveis de crianças matriculadas nos períodos Maternal II de quatro instituições - creches, sendo que duas são creches públicas mantidas pela Prefeitura Municipal da cidade do interior de Minas Gerais; uma filantrópica e uma particular. Após o sorteio de duas crianças de cada período, sendo, em seguida, entrevistados os seus pais/responsáveis em um total de oito entrevistas. Para o segundo estudo, em cada sala foi selecionado dois profissionais, o regente da turma e o auxiliar, além da coordenadora pedagógica responsável pela creche e o(a) diretor(a), totalizando 16 entrevistas. As duas pesquisas foram de caráter descritivo, exploratório, de corte transversal, apoiadas na metodologia qualitativa de pesquisa. O instrumento de coleta de dados para os estudos foi a entrevista semiestruturada e os dados foram analisados por meio da Análise Temática de Braun e Clarke. Os resultados foram interpretados e discutidos a partir de estudos revisados e do referencial psicanalítico de Donald Winnicott. Os resultados do primeiro estudo apontaram que os pais reconhecem a importância de uma comunicação suficientemente boa, em que o outro se sinta valorizado e respeitado. Notou-se também um desencontro na comunicação, pois alguns pais demonstraram insatisfação com o papel desempenhado pelas educadoras. No segundo estudo os resultados confirmaram sobre a importância não só da formação continuada para os profissionais envolvidos na Educação Infantil, mas também e principalmente, as práticas devem ser vistas para além do que é considerado educacional. É importante que a Educação Infantil possibilite uma continuidade do contexto familiar para as crianças menores. É factível perceber a importância da comunicação como elo que une os pais à vida escolar dos filhos. Por isso, é importante que a instituição esteja atenta a todas as formas em que a comunicação se apresenta. Diante disso, espera-se que sejam fomentadas pesquisas em psicologia a fim de se compreender o impacto dos fatores psicossociais ligados a uma comunicação ineficaz, que pode se configurar de forma obstrutiva no processo de desenvolvimento da criança.
Abstract: The insertion of women in the labor market and in the political context configures significant social and cultural transformations for their place in society. In this view, family planning and care for children underwent resignifications. Day care centers emerged with the aim of sharing the responsibility considered only maternal and meeting the new family demand that, previously, was only from the lower social classes. It is therefore important to understand families and the day care center in their singularities and needs, through the expression of their feelings, oral and gestural communications, among others, in the midst of the evolution of customs. In this context, human communication is a sine qua non condition of life and social order. There is reciprocity in relationships, because the behavior of each person affects and is affected by the behavior of the other. From this, the present study aimed, in general, to investigate the way in which communication in the family-daycare relationship has been established, due to the importance of this communication for the integral development of the child. To achieve this general objective, two studies were carried out. In the first study we sought to understand how parents experienced communication with the day care center and in the second study to understand how early childhood education professionals experienced communication with parents at different times. In the first study, parents/guardians of children enrolled in the preeschool II were interviewed, after the drawing of two children from each period, and then their parents/guardians were interviewed in a total of eight interviews. For the second study, two professionals were selected in each room, the class leader and the assistant, in addition to the pedagogical coordinator responsible for the daycare and the director, totaling 16 interviews. The two surveys were descriptive, exploratory, cross-sectional, supported by qualitative research methodology. The data collection instrument for the studies was the semi-structured interview and the data were analyzed using Braun and Clarke's Thematic Analysis. The results were interpreted and discussed based on reviewed studies and Donald Winnicott's psychoanalytic framework. The results of the first study showed that parents recognize the importance of good enough communication, in which the other feels valued and respected. There was also a mismatch in communication, as some parents showed dissatisfaction with the role played by the educators. In the second study, the results confirmed the importance not only of continuing education for professionals involved in Early Childhood Education, but also and mainly, practices must be seen beyond what is considered educational. It is important that Early Childhood Education allows for a continuity of the family context for younger children. It is feasible to perceive the importance of communication as a link that unites parents to their children's school life. Therefore, it is important that the institution is attentive to all forms in which communication is presented. Therefore, it is expected that research in psychology will be promoted to understand the impact of psychosocial factors linked to ineffective communication, which can be configured in an obstructive way in the child's development process.
Palavras-chave: Creche.
Criança.
Comunicação.
Família.
Educação.
Winnicott.
Day care.
Children.
Comunication.
Family.
Education.
Winnicott.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
metadata.dc.publisher.program: Curso de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas - Bioquímica, Fisiologia e Farmacologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1528
Data do documento: 25-Ago-2022
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