Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1540
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBEZERRA, Fabricio Leomar Lima-
dc.creator.ID00905902360pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9997614766826752pt_BR
dc.contributor.advisor1MOREIRA, Wagner Wey-
dc.contributor.advisor1ID48504556891pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5798244047692726pt_BR
dc.date.accessioned2023-12-14T13:39:13Z-
dc.date.available2015-02-25-
dc.date.available2023-12-14T13:39:13Z-
dc.date.issued2015-02-25-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1540-
dc.description.resumoUm passo importante é dado quando percebemos as coisas com outros olhares, quando enxergamos com outras lentes. E como necessário isso se faz na Educação. Este trabalho é um caminhar nesse sentindo, de ver o processo de ensino aprendizagem com outro olhar em nossa Educação do século XXI. A partir da problemática: é possível considerar o corpo no processo de ensino aprendizagem? eu tracei o seguinte objetivo da pesquisa: desvelar um processo de aprendizagem considera a corporeidade e que acontece de corpo inteiro, a partir da História de Vida da professora doutora Tatiana Passos Zylberberg, atualmente docente da Universidade Federal do Ceará (UFC). Esta pesquisa se caracteriza como qualitativa, exploratória e descritiva. O referencial teórico tem como eixo central a corporeidade e permeia pelos conceitos de conhecimento inteligível e saber sensível, explorando tudo isso na atual conjuntura da sociedade ocidental. O primeiro capítulo faz uma introdução sobre essa sociedade da qual estamos inseridos, discutindo os resquícios, os acontecimentos e as influências da Idade Moderna para a construção de um ser humano construído com base na racionalidade. Sob a inspiração das ideias de Duarte Jr., Chinellato, Moreira, Nóbrega, Santin, Gallo, Rubem Alves, Foucault, Capra e Merleau­Ponty falo nos três capítulos seguintes sobre os conceitos de corpo inteligível, corpo sensível e corporeidade. O segundo capítulo trata do corpo inteligível e da sua relação com o processo de aprendizagem, de um corpo que tem como base a razão, fazendo com que o aprender se resuma apenas em treinar a escrita e a fala para a memorização de conteúdos. No capítulo seguinte falo de uma Educação que deva considerar o corpo sensível, um corpo que deve saber sobre as coisas e não apenas conhecer sobre elas, um saber que proporciona o saborear dos conteúdos, incorporando­os nas múltiplas possibilidades. No quarto capítulo falo da corporeidade como um elo entre o corpo inteligível e o corpo sensível propondo um processo de aprendizagem mais amplo, que considere o aprendizado de corpo inteiro e não apenas com parte dele. A coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista aberta, gravada em áudio e vídeo, gerada pela questão norteadora da pesquisa, que era saber da possibilidade de considerar o corpo dentro do processo de aprendizagem. Foram utilizadas outras questões secundária para ajudar no esclarecimento de alguns assuntos considerados importantes. A análise resultou nos seguintes temas: a história de vida da professora Tatiana; corpo e aprendizagem; docência; avaliação; escola; Educação e o olhar. Com esses temas originou­se um quinto capítulo, que desvela um processo de aprendizagem que acontece de corpo todo, a partir da experiência docente da professora pesquisada. A entrevista foi gravada no formato audiovisual e dela se produziu um filme documentário sobre esse processo, juntando as falas da professora com filmagens de suas aulas, no intuito de elucidar melhor esse processo. Deseja­se que tenhamos outros olhares para a Educação, que considere o corpo e que seja de múltiplas possibilidades.pt_BR
dc.description.abstractAn important step was taken when we perceive things with other eyes, when we see with other lenses. And how necessary this is done in education. This work is a walk in to see the process of teaching and learning with another look at for Education. From the problem: You can consider the body in the teachinglearning process? I plotted the following research objective: to unveil a learning process that considers the embodiment and that happens to entire body, from the Life History of the professor Tatiana Passos Zylberberg, currently professor at the Federal University of Ceará (UFC). This research is characterized as qualitative, exploratory and descriptive. The theoretical analysis has centered on the corporeality and permeates the concepts of intelligible knowledge and know sensitive, exploring all this in the actually society. The first chapter is an introduction to the society of which we are part, discussing the remains, the events and the influences of the modern age for the construction of a human being built based on rationality. Under the inspiration of Duarte Jr, Chinellato, Moreira, Nobrega, Santin, Gallo, Rubem Alves, Foucault, Capra and MerleauPonty, I speak the following three chapters on intelligible concepts of body, concepts sensitive of body and corporeality. The second chapter deals with the intelligible body and its relation to the learning process, a body that is based on reason, causing learn to summarize only training writing and speech for memorizing content. In the chapter after, I talk about how the Education should consider the sensitive body, a body that should know about things and not just thinking about them, a knowledge that provides the taste of the contents, incorporating them into the multiple possibilities. In the fourth chapter speak of corporeality as a link between the intelligible body and the sensitive body proposing a broader learning process that considers the entire body of learning and not just part of it. Data collection was carried out through an open interview, recorded on audio and video, created by the guiding research question, which was whether the possibility of considering the body in the learning process. Other secondary issues to help to clarify some matters of importance were used. The analysis resulted in the following areas: the life story of Professor Tatiana; body and learning; teaching; evaluation; school; Education and the look. With these themes originated a fifth chapter, unveiling a learning process that happens to entire body, from the teaching experience. The interview was recorded in audiovisual format and if it produced a documentary film about this process, joining the interview of the teacher with footage of their classes in order to clear up this process. It is hoped that have other looks for Education, which considers the body and is of multiple possibilities.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIGpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.relationA dissertação é acompanhada de filme em formato .mp4, contendo entrevista com duração de 1h08'33"; direção/produção/edição de Fabrício Leomar, contato: fabricio_leomar@hotmail.com. Apoio: IEFES/UFC; Laboratório de Estudos das Possibilidades do Ser; Nucorpo/UFTM. O filme se encontra arquivado no PPGE/UFTM e na BDTD/UFTM.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCorporeidade.pt_BR
dc.subjectAprendizagem.pt_BR
dc.subjectHistória de vida.pt_BR
dc.subjectCorporeity.pt_BR
dc.subjectLearning.pt_BR
dc.subjectLife history.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA corporeidade como possibilidade de desvelar um processo de aprendizagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós­-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Fabricio L L Bezerra.pdfDissert Fabricio L L Bezerra1,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Filme_Dissertação_Fabrício_Leomar.mp4Filme Dissert Fabricio Leomar443,27 MBMP4Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.