Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1602
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOLIVEIRA, Gustavo Batista de-
dc.creator.ID19500325829pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0428842610233377pt_BR
dc.contributor.advisor1ALESSIO, Osmar-
dc.contributor.advisor1ID10577500856pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1137362702013307pt_BR
dc.date.accessioned2023-12-14T13:53:28Z-
dc.date.available2019-11-29-
dc.date.available2023-12-14T13:53:28Z-
dc.date.issued2019-11-29-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1602-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi desenvolver uma ferramenta voltada para o ensino-aprendizagem do algoritmo de escalonamento de sistemas lineares 3x3 utilizando os recursos de construção disponíveis no software livre Geogebra 5. Esta ferramenta foi elaborada de acordo com o método de ensino utilizado por autores de livros didáticos recomendados pelo MEC e incentiva os alunos a testarem diferentes valores e abordagens durante a resolução, de forma a obter uma aprendizagem mais significativa. O desenvolvimento de recursos personalizados para professores e alunos condiz com a tendência da nova fase da educação, chamada de Educação 4.0 que pressupõe métodos mais dinâmicos e autônomos de ensino. Os recursos de construção escolhidos para serem utilizados são os mais simples encontrados no software, que não requerem conhecimento prévio de programação, e por isso são acessíveis aos professores que optarem por aprender a desenvolver suas próprias ferramentas.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this dissertation was to develop a tool for learning the 3x3 linear system scaling algorithm using the construction resources available in free software Geogebra 5. This tool was elaborated according to the teaching method used by recommended textbook authors and encourages students to try different values and approaches during the resolution to achieve more meaningful learning. The development of personalized resources for teachers and students is in line with the trend of the new phase of education, called Education 4.0, which presupposes more dynamic and autonomous teaching methods. The building resources chosen for use are the simplest found in the software, which do not require prior programming knowledge, and are therefore accessible to teachers who choose to learn to develop their own tools.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeogebra.pt_BR
dc.subjectÁlgebra Linear.pt_BR
dc.subjectSistemas de equações.pt_BR
dc.subjectEscalonamento.pt_BR
dc.subjectGeogebra.pt_BR
dc.subjectLinear Algebra.pt_BR
dc.subjectSystem of equations.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRApt_BR
dc.titleEstudo do escalonamento de sistemas lineares através do software Geogebrapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Gustavo B Oliveira.pdfDissert Gustavo B Oliveira7,96 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.