Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1604
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | AMARAL, Paloma de Lima | - |
dc.creator.ID | 01658896670 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1896933575917120 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | MARTINES, Monica de Cassia Siqueira | - |
dc.contributor.advisor1ID | 27223568801 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6625047361725116 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-14T13:53:53Z | - |
dc.date.available | 2020-11-10 | - |
dc.date.available | 2023-12-14T13:53:53Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
dc.identifier.uri | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1604 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como objetivo principal elaborar uma atividade que utiliza a História da Matemática para o ensino de cônicas, mais especificamente, o ensino da parábola, para a terceira série do ensino médio. Para propor a atividade, foram levadas em consideração as construções de Apolônio de Perga (262 - 190 a.E.C.), matemático grego que viveu na cidade de Perga, Grécia antiga, atual Turquia, cujas obras sobreviveram ao tempo e chegou a nosso conhecimento devido a traduções feitas para o árabe. Trata-se de uma pesquisa situada na área da Educação Matemática, mais especificamente em História da Matemática e, pertencente ao campo de História no Ensino da Matemática. Realizamos uma pesquisa de natureza básica, exploratória com relação ao objetivo, bibliográfica e documental de acordo com os procedimentos. Concluímos com uma discussão sobre os motivos pelos quais o uso da História da Matemática, como recurso didático, traz vantagens não apenas para o estudante, mas também para a nossa formação como professores. | pt_BR |
dc.description.abstract | The main objective of this work was to elaborate an activity that uses the History of Mathematics for the teaching of conics, more specifically, the teaching of the parable, for the third year of high school. To propose the activity, the buildings of Apollonius of Perga (262 - 190 b.C.E.), a Greek mathematician who lived in the city of Perga, ancient Greece, present-day Turkey, whose works survived time and came to our knowledge due to translations made into Arabic, were taken into consideration. It is a research in the area of Mathematics Education, more specifically in History of Mathematics and, belonging to the field of History in Mathematics Teaching. We carry out research of basic nature, exploratory in relation to the objective, bibliographical and documental according to the procedures. We conclude with a discussion on the reasons why the use of the History of Mathematics, as a didactic resource, brings advantages not only for the student, but also for our formation as teachers. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Triângulo Mineiro | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em Matemática | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFTM | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional | por |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | História da Matemática. | pt_BR |
dc.subject | Ensino de cônicas. | pt_BR |
dc.subject | Parábola. | pt_BR |
dc.subject | Proposta didática. | pt_BR |
dc.subject | Mathematics History. | pt_BR |
dc.subject | Conics teaching. | pt_BR |
dc.subject | Parable, proposal. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.title | O ensino de cônicas por meio da história da Matemática: uma proposta. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Paloma L Amaral.pdf | Dissert Paloma L Amaral | 4,88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.