Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1617
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMOTTA, Frederico Martins-
dc.creator.ID11290981680pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9751968258673530pt_BR
dc.contributor.advisor1SIQUEIRA, Alexandra Bujokas de-
dc.contributor.advisor1ID17402642828pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9128093573466760pt_BR
dc.date.accessioned2024-01-15T15:21:05Z-
dc.date.available2019-02-18-
dc.date.available2024-01-15T15:21:05Z-
dc.date.issued2019-02-18-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1617-
dc.description.resumoA dissertação, vinculada à linha de pesquisa “Formação de Professores e Cultura Digital”, apresenta um estudo qualitativo voltado para professores de Geografia em formação e tem como objetivo avaliar a contribuição de metodologias inovadoras e o uso de mídias digitais neste processo. O estudo foi desenvolvido no escopo da disciplina “Comunicação, Educação e Tecnologias”, ofertada aos licenciandos do quinto período. Fundamentada nos conceitos de “Terceiro Espaço”, “Storytelling” e abordagens de “Design Thinking”, a pesquisa desenvolveu e testou atividades com produção de “Mapas Possíveis”, aqui concebidos como a localização e organização de um conjunto de representações acerca do futuro, segundo as regras da expectativa. Os mapas foram compostos por narrativas digitais sobre temas relacionados à profissão, ao espaço e ao futuro da docência. A metodologia, de natureza qualitativa e finalidade exploratória, envolveu a produção de recursos educacionais e a aplicação de atividades diversas com um grupo de 16 discentes do curso de Licenciatura em Geografia, sendo 50% homens e 50% mulheres. Deste total, 99% já haviam cumprido créditos em demais disciplinas voltadas à preparação do educador e demonstraram a intenção de atuar na área docente. Os resultados indicam que, embora a proposta tenha obtido o engajamento dos estudantes, ainda sim eles demonstraram se sentir desconfortáveis com a realização de tarefas que os retirassem de suas zonas de conforto, isto é, tarefas que exijam criatividade e manifestação livre da própria opinião.pt_BR
dc.description.abstractThis study, linked to the research route “Teacher training and digital culture,” presents a qualitative study focused on Geography teachers in training, and aims to evaluate the contribution of innovative methodologies and the use of digital media currently in process. The study was developed within the scope of the discipline "Communication, Education and Technologies," offered to graduates of the fifth period. Based on the concepts of “Third Space,” “Storytelling” and “Design Thinking” approaches, a research developed and tested in activities with the production of “Possible Maps”, conceived here as the location and organization of a set of representations about the future, according to the rules of expectation. The maps were composed of digital narratives on topics related to the profession, space, and the future of teaching. The methodology, which is qualitative and exploratory, involves the production of educational resources and the application of various activities with a group of 16 students from the Geography Degree course, 50% men and 50% women. In total, 99% have already received credits in other disciplines aimed at preparing the educator and have demonstrated their intention to work in the teaching area. The results that, although the proposal has the involvement of students, still show that you will feel uncomfortable with the performance of tasks that will be removed from your comfort zones, that is, jobs that require creativity and the free expression of your own opinion.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMídia-educação.pt_BR
dc.subjectDesign thinking.pt_BR
dc.subjectStorytelling.pt_BR
dc.subjectGeografia.pt_BR
dc.subjectMedia-education.pt_BR
dc.subjectDesign thinking.pt_BR
dc.subjectStorytelling.pt_BR
dc.subjectGeography.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleMapas possíveis: unindo mídia-educação e cartografia no terceiro espaço de aprendizagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós­-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Frederico M Motta.pdfDissert Frederico M Motta3,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.