Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1617
Tipo: | Dissertação |
Título: | Mapas possíveis: unindo mídia-educação e cartografia no terceiro espaço de aprendizagem |
Autor(es): | MOTTA, Frederico Martins |
Primeiro Orientador: | SIQUEIRA, Alexandra Bujokas de |
Resumo: | A dissertação, vinculada à linha de pesquisa “Formação de Professores e Cultura Digital”, apresenta um estudo qualitativo voltado para professores de Geografia em formação e tem como objetivo avaliar a contribuição de metodologias inovadoras e o uso de mídias digitais neste processo. O estudo foi desenvolvido no escopo da disciplina “Comunicação, Educação e Tecnologias”, ofertada aos licenciandos do quinto período. Fundamentada nos conceitos de “Terceiro Espaço”, “Storytelling” e abordagens de “Design Thinking”, a pesquisa desenvolveu e testou atividades com produção de “Mapas Possíveis”, aqui concebidos como a localização e organização de um conjunto de representações acerca do futuro, segundo as regras da expectativa. Os mapas foram compostos por narrativas digitais sobre temas relacionados à profissão, ao espaço e ao futuro da docência. A metodologia, de natureza qualitativa e finalidade exploratória, envolveu a produção de recursos educacionais e a aplicação de atividades diversas com um grupo de 16 discentes do curso de Licenciatura em Geografia, sendo 50% homens e 50% mulheres. Deste total, 99% já haviam cumprido créditos em demais disciplinas voltadas à preparação do educador e demonstraram a intenção de atuar na área docente. Os resultados indicam que, embora a proposta tenha obtido o engajamento dos estudantes, ainda sim eles demonstraram se sentir desconfortáveis com a realização de tarefas que os retirassem de suas zonas de conforto, isto é, tarefas que exijam criatividade e manifestação livre da própria opinião. |
Abstract: | This study, linked to the research route “Teacher training and digital culture,” presents a qualitative study focused on Geography teachers in training, and aims to evaluate the contribution of innovative methodologies and the use of digital media currently in process. The study was developed within the scope of the discipline "Communication, Education and Technologies," offered to graduates of the fifth period. Based on the concepts of “Third Space,” “Storytelling” and “Design Thinking” approaches, a research developed and tested in activities with the production of “Possible Maps”, conceived here as the location and organization of a set of representations about the future, according to the rules of expectation. The maps were composed of digital narratives on topics related to the profession, space, and the future of teaching. The methodology, which is qualitative and exploratory, involves the production of educational resources and the application of various activities with a group of 16 students from the Geography Degree course, 50% men and 50% women. In total, 99% have already received credits in other disciplines aimed at preparing the educator and have demonstrated their intention to work in the teaching area. The results that, although the proposal has the involvement of students, still show that you will feel uncomfortable with the performance of tasks that will be removed from your comfort zones, that is, jobs that require creativity and the free expression of your own opinion. |
Palavras-chave: | Mídia-educação. Design thinking. Storytelling. Geografia. Media-education. Design thinking. Storytelling. Geography. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1617 |
Data do documento: | 18-Fev-2019 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Frederico M Motta.pdf | Dissert Frederico M Motta | 3,03 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.