Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1658
Tipo: | Dissertação |
Título: | A Influência da autoestima na aprendizagem |
Autor(es): | HORTA, Renata Furtado |
Primeiro Orientador: | FERREIRA, Marcelo |
Resumo: | Neste trabalho buscamos compreender a relação entre a autoestima e o aprendizado. Apresentamos inicialmente diversas definições teóricas para uma melhor compreensão do tema, ficando evidente que a autoestima é uma das chaves do sucesso escolar. Para uma compreensão mais profunda, destacamos os seis pilares da autoestima, baseados em Branden (1997). Elencamos também as principais características de pessoas com baixa e alta autoestima ancorados nos preceitos de Kopfhammer (1992), buscando compreender como essas características impactam o processo de aprendizagem. Por fim, pautamos uma série de procedimentos que podem ser utilizados por pais e professores para melhorar a autoestima. Nosso estudo evidenciou que a autoestima tem forte impacto na vida e no desempenho escolar do aluno e que a mesma pode ser desenvolvida, sendo o incentivo familiar, dos professores e da escola essenciais nesse processo. |
Abstract: | In this work we seek to understand the relationship between self-esteem and learning. Initially, we present several theoretical definitions for a better understanding of the subject, making it evident that self-esteem is one of the keys to school success. For a deeper understanding, we highlight six pillars of self-esteem, based on Branden (1997). We also list the main characteristics of people with low and high self-esteem, based on the precepts of Kopfhammer (1992), seeking to understand how these characteristics impact the learning process. Finally, we guide a series of procedures that can be used by parents and teachers to improve self-esteem. Our study showed that self-esteem has a strong impact on the student's life and school performance and that it can be developed, with family, teachers and school encouragement being essential in this process. |
Palavras-chave: | Autoestima. Desempenho escolar. Aprendizagem. Self-esteem. School performance. Learning. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em Matemática |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1658 |
Data do documento: | 20-Abr-2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Renata F Horta.pdf | Dissert Renata F Horta | 2,11 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.