Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1658
Tipo: Dissertação
Título: A Influência da autoestima na aprendizagem
Autor(es): HORTA, Renata Furtado
Primeiro Orientador: FERREIRA, Marcelo
Resumo: Neste trabalho buscamos compreender a relação entre a autoestima e o aprendizado. Apresentamos inicialmente diversas definições teóricas para uma melhor compreensão do tema, ficando evidente que a autoestima é uma das chaves do sucesso escolar. Para uma compreensão mais profunda, destacamos os seis pilares da autoestima, baseados em Branden (1997). Elencamos também as principais características de pessoas com baixa e alta autoestima ancorados nos preceitos de Kopfhammer (1992), buscando compreender como essas características impactam o processo de aprendizagem. Por fim, pautamos uma série de procedimentos que podem ser utilizados por pais e professores para melhorar a autoestima. Nosso estudo evidenciou que a autoestima tem forte impacto na vida e no desempenho escolar do aluno e que a mesma pode ser desenvolvida, sendo o incentivo familiar, dos professores e da escola essenciais nesse processo.
Abstract: In this work we seek to understand the relationship between self-esteem and learning. Initially, we present several theoretical definitions for a better understanding of the subject, making it evident that self-esteem is one of the keys to school success. For a deeper understanding, we highlight six pillars of self-esteem, based on Branden (1997). We also list the main characteristics of people with low and high self-esteem, based on the precepts of Kopfhammer (1992), seeking to understand how these characteristics impact the learning process. Finally, we guide a series of procedures that can be used by parents and teachers to improve self-esteem. Our study showed that self-esteem has a strong impact on the student's life and school performance and that it can be developed, with family, teachers and school encouragement being essential in this process.
Palavras-chave: Autoestima.
Desempenho escolar.
Aprendizagem.
Self-esteem.
School performance.
Learning.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em Matemática
metadata.dc.publisher.program: Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1658
Data do documento: 20-Abr-2022
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Renata F Horta.pdfDissert Renata F Horta2,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.