Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1666
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | CARVALHO, Saulo Rodrigues de | - |
dc.creator.ID | 11203698609 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7270574551665064 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | LEMES, Leandro Cruvinel | - |
dc.contributor.advisor1ID | 07074594601 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5865049926600585 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-26T20:15:19Z | - |
dc.date.available | 2022-04-08 | - |
dc.date.available | 2024-02-26T20:15:19Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-08 | - |
dc.identifier.uri | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1666 | - |
dc.description.resumo | O ensino enfrenta, de forma geral, grandes desafios para compatibilizar as demandas de uma geração nascida no universo digital com o conhecimento adquirido pela humanidade, organizado em forma de conteúdo. No caso das disciplinas que envolvem conceitos abstratos, como a probabilidade, o desafio se torna ainda maior, já que o aluno médio não possui contato com a temática e depende de um grande número de experimentos para conseguir perceber padrões. Sobre este aspecto, a atual tecnologia permite a utilização de laboratórios virtuais, os quais garantem ao aluno uma vivência prática de experimentos que não podem ser realizados com grande eficácia educacional por seu alto custo e pela necessidade de replicações. A presente pesquisa se coloca neste contexto, com o objetivo de desenvolver um laboratório online de estatística para que alunos e professores possam melhorar o processo de ensino e aprendizagem de alguns conceitos relacionados a estatística básica e probabilidade. Com a revisão de alguns jogos clássicos ligados ao tema, e com atenção especial aos pontos que correspondem às principais dificuldades do aluno brasileiro do século XXI, o laboratório virtual tem potencial de inserir o conteúdo, considerado complicado, de uma forma lúdica e visual, o que tende a consolidar o conhecimento dos usuários. Com a aplicação do laboratório desenvolvido, os alunos têm condições de constatar que é mais provável a obtenção da soma 10 em comparação com a soma 9 no jogo passe-dix, resolvendo o equívoco do enviesamento da equiprobabilidade, bem como de perceber corretamente o espaço amostral por meio dos gráficos visuais. Com relação ao jogo Caixa de Bertrand, os alunos podem perceber o espaço amostral, também pela via visual, evitando erros comuns de análise do jogo, como a inversão do eixo temporal. Através do jogo Cobras e Escadas, os alunos aprendem matemática jogando dados, ou seja, proporciona um ensino lúdico da matemática. Assim como, no jogo dos Diferentes, as crianças com o uso de dados, são capazes de aprender probabilidade de um modo divertido. Com base nos exemplos demonstrados, conclui-se a presente pesquisa com uma discussão sobre a importância da utilização de laboratórios virtuais para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem de alunos de todas as classes e em todos os contextos, já que grandes entraves encontrados em experimentos que utilizam laboratórios físicos são sanados e, além disso, o perfil do aluno contemporâneo tem bastante compatibilidade com as tecnologias digitais de informação e comunicação aplicadas à Educação. | pt_BR |
dc.description.abstract | Teaching faces, in general, great challenges to reconcile the demands of a generation born in the digital universe with the knowledge acquired by humanity, organized in the form of content. In the case of subjects that involve abstract concepts, such as probability, the challenge becomes even greater, since the average student has no contact with the subject and depends on a large number of experiments to be able to perceive patterns. In this respect, current technology allows the use of virtual laboratories, which guarantee the student a practical experience of experiments that cannot be carried out with great educational effectiveness due to their high cost and the need for replication. This research is placed in this context, with the objective of developing an online statistics laboratory so that students and teachers can improve the teaching and learning process of some concepts related to basic statistics and probability. With the review of two classic games related to the theme, the passe-dix and the Bertrand box, and with special attention to the points that correspond to the main difficulties of the Brazilian student in the 21st century, the virtual laboratory has the potential to insert the content, considered complicated, in a playful and visual way, which tends to consolidate the knowledge of users. With the application of the developed laboratory, students are able to see that it is more likely to obtain the sum 10 compared to the sum 9 in the pass-dix game, solving the misunderstanding of the bias of equiprobability, as well as correctly understanding the sample space through visual graphics. Regarding the game Bertrand box, students can perceive the sample space, also visually, avoiding common errors in game analysis, such as inverting the temporal axis. Through the game Snakes and Ladders, students learn mathematics by playing dice, that is, it provides a playful teaching of mathematics. As in the game of Differents, children with the use of dice are able to learn probability in a fun way. Based on the examples shown, the present research is concluded with a discussion on the importance of using virtual laboratories to improve the teaching and learning process of students from all classes and in all contexts, since major obstacles found in experiments that they use physical laboratories are remedied and, in addition, the profile of the contemporary student is quite compatible with digital information and communication technologies applied to Education. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Triângulo Mineiro | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em Matemática | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFTM | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional | por |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Caixa de Bertrand. | pt_BR |
dc.subject | Laboratório virtual. | pt_BR |
dc.subject | Passe-dix. | pt_BR |
dc.subject | Probabilidade. | pt_BR |
dc.subject | Bertrand box. | pt_BR |
dc.subject | Virtual laboratories. | pt_BR |
dc.subject | Passe-dix. | pt_BR |
dc.subject | Probability. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.title | Startic Lab: um laboratório web para o ensino de probabilidades. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Saulo R Carvalho.pdf | Dissert Saulo R Carvalho | 581,45 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.