Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1692
Tipo: | Dissertação |
Título: | Inventário etnobotânico: contribuições para o ensino de Ciências intercultural |
Autor(es): | OLIVEIRA, Cristina Beatriz Santos |
Primeiro Orientador: | KLEPKA, Veronica |
Resumo: | Nas salas de aulas encontramos uma grande variedade de sujeitos e de saberes que estão em constante interação. Mas, muitas vezes, esses conhecimentos não são valorizados ou sequer reconhecidos, sendo substituídos pelos conhecimentos científicos escolares. No ensino de Botânica também observamos práticas de ensino que se distanciam da realidade de nossos estudantes, embora as diferentes relações que as pessoas possuem com as plantas estejam presentes em seu cotidiano. Diante da necessidade de encontrar estratégias para melhorar o processo de ensino e aprendizagem do conhecimento escolar de Botânica, encontramos na Etnobotânica uma abordagem que permite interligar os conhecimentos presentes entre os alunos e o conhecimento científico escolar ao preocupar-se em identificar os sujeitos e seus saberes. Identificar, compreender e valorizar os diferentes saberes a partir da abordagem etnobotânica na sala de aula possibilita criar caminhos para o Ensino de Ciências Intercultural, proporcionando espaços nas aulas de ciências para o diálogo mais horizontal entre conhecimentos distintos. O presente trabalho buscou compreender como um inventário etnobotânico, construído a partir perspectiva da Ecologia de Saberes, pode contribuir para o ensino e aprendizagem de Ciências intercultural. A presente pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa e foi desenvolvida em uma escola de Educação Básica da rede pública estadual de Uberaba – MG ao longo do primeiro semestre de 2022. O estudo foi realizado em três turmas de Ensino Médio, duas turmas do 2º ano da modalidade de Educação Básica no turno vespertino e outra turma do 2º ano da modalidade Educação de Jovens e Adultos no turno noturno, envolvendo 42 alunos. O instrumento pedagógico construído nesta pesquisa, e denominado “Inventário Etnobotânico”, foi aplicado para fins de validação nas aulas de Biologia em que a pesquisadora é docente. Como fonte de dados para nossas análises são apresentados os materiais textuais produzidos pelos alunos durante a aplicação do inventário, gravações dos diálogos e observações das interações entre os sujeitos nas atividades desenvolvidas em sala de aula. A análise foi desenvolvida em três aspectos: i) reflexão da docente pesquisadora quanto ao planejamento e aplicação do inventário etnobotânico construído; ii) os saberes relacionados às plantas que os alunos valorizaram e/ou reconheceram dos seus contextos cotidianos; e, iii) contribuições do inventário etnobotânico. Um grande desafio na construção da proposta foi integrar ao contexto escolar, atividades que despertassem a busca e o interesse dos estudantes em trazer para a sala de aula algo do seu cotidiano sobre as plantas, fazendo-se necessário romper com atividades tipicamente escolares. Percebemos a existência de diferentes conhecimentos populares sobre as plantas presente entre os alunos e em seu convívio que o Inventário permitiu investigar, reconhecer e valorizar. Observamos também que as atividades do inventário propiciaram um diálogo entre conhecimentos não compartimentalizados como os conhecimentos que se aprendem na escola. Movimentos de tradução intercultural iniciados por alguns estudantes possibilitaram uma melhor consciência da incompletude dos conhecimentos. Por fim, o Inventário Etnobotânico mostrou contribuir na medida em que focaliza práticas interculturais tornando o aluno participativo no seu próprio processo de aprendizagem de ciências. |
Abstract: | In the classrooms we find a wide variety of subjects and knowledge that are in constant interaction. But, often, this knowledge is not valued or even recognized, being replaced by school scientific knowledge. In teaching Botany, we also observe teaching practices that distance themselves from the reality of our students, although the different relationships that people have with plants are present in their daily lives. Faced with the need to find strategies to improve the teaching and learning process of school knowledge of Botany, we found in Ethnobotany an approach that allows interconnecting the knowledge present among students and scientific school knowledge by focusing on identifying subjects and their knowledge. Identifying, understanding and valuing different types of knowledge from the ethnobotanical approach in the classroom makes it possible to create paths for Intercultural Science Teaching, providing spaces in science classes for a more horizontal dialogue between different types of knowledge. The present work sought to understand how an ethnobotanical inventory, built from the perspective of the Ecology of Knowledge, could contribute to the teaching and learning of intercultural Science. The present research presents a qualitative approach and was developed in a public school of basic education in Uberaba - MG during the first semester of 2022. The study was accomplished in three classes of High School, two classes of the 2nd year of the modality of Basic Education in the afternoon and another 2nd year class of Youth and Adult Education in the evening, involving 42 students. The pedagogical instrument constructed in this research, called “Ethnobotanical Inventory”, was applied for validation purposes in Biology classes in which the researcher is a teacher. As a source of data for our analyses, the textual materials produced by the students during the application of the inventory, recordings of the dialogues and observations of the interactions between the subjects in the activities developed in the classroom are presented. The analysis was developed in three aspects: i) reflection of the researcher teacher regarding the planning and application of the constructed ethnobotanical inventory; ii) knowledge related to plants that students valued and/or recognized in their everyday contexts; and iii) contributions from the ethnobotanical inventory. A great challenge in the construction of the proposal was to integrate into the school context, activities that would stimulate the students' search and interest in bringing something from their daily lives about plants to the classroom, making it necessary to change the typical school activities. We noticed the existence of different popular knowledge about plants present among the students and in their coexistence that the Inventory allowed to investigate, recognize, and value. We also observed that the inventory activities provided a dialogue between non-compartmentalized knowledge such as knowledge learned at school. Intercultural translation movements initiated by some students made possible a better awareness of the incompleteness of knowledge. Finally, the Ethnobotanical Inventory has shown to contribute as long as it focuses on intercultural practices, making the student participative in their own science learning process. |
Palavras-chave: | Ensino de Ciências. Botânica. Interculturalidade. Inventário etnobotânico. Science Teaching. Botany. Interculturality. Ethnobotanical inventory. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1692 |
Data do documento: | 10-Mar-2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Cristina B S Oliveira.pdf | Dissert Cristina B S Oliveira | 4,66 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.