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http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1697
Tipo: | Dissertação |
Título: | O conhecimento nas Diretrizes Curriculares Nacionais de 2015: sua relação com as emendas da Licenciatura em Química da UFTM, campus Uberaba |
Autor(es): | FELICIANO, Junfanlee Manoel Oliveira |
Primeiro Orientador: | ORNELLAS, Janaína Farias |
Resumo: | Há uma constante reformulação nos cursos de formação de professores nas Instituições de Ensino Superior no Brasil, neste sentido, os documentos normativos base para esta formação tem um papel central nas narrativas acerca do tema, sendo definidas atribuições e o papel do educador, valorização de carreira, condições de trabalho, conforme é estabelecido na Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE)/CP n.º 2/2015 que apresenta as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a Formação inicial e continuada de Professores da Educação Básica. Considerando-se o processo de formação proposto, essa pesquisa se estabelece em torno da temática "currículo de formação de professores" e "conhecimento", seguido da influência das diretrizes na elaboração desses currículos. Assim, mais especificamente pretendemos compreender quais são os conhecimentos para a docência que se mostram no currículo prescrito do curso de Licenciatura em Química e se dialogam com as DCN até então publicadas. Neste sentido, buscamos 1) Identificar as categorias de base de conhecimento nas ementas das disciplinas do curso de Licenciatura em Química, UFTM Universidade Federal do Triângulo Mineiro, campus Uberaba/MG e 2) Analisar as ementas das disciplinas indicando os possíveis desafios, limitações e/ou lacunas para formação inicial de professores de Química. Nesse sentido, a presente investigação segue uma abordagem qualitativa em que as análises dos documentos da Resolução n.º 2/2015 foram realizadas por meio da Análise de Conteúdo conforme descrito por Moraes (1999). A partir dos resultados obtidos após análise conseguimos observar o conhecimento nos currículos que se mostra nas diretrizes curriculares nacionais por meio das categorias emergentes, e assim, foi possível identificar sua relação com as ementas da Licenciatura em Química da UFTM, campus Uberaba/MG. Além disso, conseguimos observar os elementos que constituem essa resolução, e identificar as principais deliberações nesse documento sobre a formação inicial e que foram incorporados no currículo doe curso. Espera-se a partir dos resultados promover debates acerca da formação inicial de professores de química. Além disso, almejamos fomentar novas pesquisas e discussões profícuas em direção à melhoria do ensino na Educação Superior. |
Abstract: | There is a constant reformulation of teacher training courses in Higher Education Institutions in Brazil, in this sense, the normative base documents for this training have a central role in the narratives on the subject, defining attributions and the role of the educator, career enhancement , working conditions, as established in the Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE)/CP no. 2/2015 that presents the Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) for the initial and continued training of Basic Education Teachers. Considering the proposed training process, this research is established around the theme "teacher training curriculum" and "knowledge", followed by the influence of guidelines in the elaboration of these curricula. Thus, more specifically, we intend to understand what knowledge for teaching is shown in the prescribed curriculum of the Degree in Chemistry and dialogues with the DCN published until then. In this sense, we seek to 1) Identify the categories of knowledge base in the syllabi of the disciplines of the Degree in Chemistry, UFTM Universidade Federal do Triângulo Mineiro, campus Uberaba/MG and 2) Analyze the syllabi of the disciplines, indicating the possible challenges, limitations and /or gaps for initial training of Chemistry teachers. In this sense, the present investigation follows a qualitative approach in which the analyzes of the documents of Resolution n.º 2/2015 were carried out through Content Analysis as described by Moraes (1999). From the results obtained after analysis, we were able to observe the knowledge in the curricula that is shown in the national curriculum guidelines through the emerging categories, and thus, it was possible to identify its relationship with the syllabi of the Degree in Chemistry at UFTM, campus Uberaba/MG. In addition, we were able to observe the elements that constitute this resolution and identify the main deliberations in that document about initial training and that were incorporated into the course curriculum. It is expected from the results to promote debates about the initial training of chemistry teachers. In addition, we aim to encourage new research and fruitful discussions towards the improvement of teaching in Higher Education. |
Palavras-chave: | Currículo. Conhecimento. Formação. Curriculum. Knowledge. Training. Teacher. Chemistry. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1697 |
Data do documento: | 29-Jul-2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
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