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http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1698
Tipo: | Dissertação |
Título: | Formação Inicial de Professores e Educação Não Formal: o que dizem os Projetos Pedagógicos de Cursos de Ciências Biológicas do Estado de Minas Gerais |
Autor(es): | QUEIROZ, Pedro de Araújo |
Primeiro Orientador: | COLOMBO JUNIOR, Pedro Donizete |
Resumo: | As ciências, assim como o ensino de ciências, têm passado por uma série de questionamentos quanto a sua relevância e seu papel na sociedade. Sabe-se que a ciência não é alheia às questões do cotidiano social, tecnológico e ambiental, por isso seus domínios não devem estar restritos aos espaços escolares. Nesse sentido, a educação não formal (ENF) tem um grande potencial na promoção de contextos favoráveis ao ensino dessa área. Esta pesquisa tem como objetivo investigar como a ENF tem sido abordada pelos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Licenciatura em Ciências Biológicas (LCB) das Instituições de Educação Superior (IES) públicas do Estado de Minas Gerais (EMG). Esta é uma pesquisa quantitativa e qualitativa, de caráter documental e exploratório, com base nos PPC dos cursos analisados. Assim, de modo amplo, em um primeiro percurso, utilizamos a abordagem quantitativa para investigar 124 cursos que formam professores nas áreas de Ciências da Natureza e de Matemática no EMG. E, de modo particular, o segundo percurso, de caráter qualitativo, pautou-se na utilização do constructo teórico da Análise de Conteúdo (AC) para realizar a organização e o tratamento dos PPC de LCB. Como resultados, pudemos perceber que há um movimento, ainda lento, mas positivo, de inclusão da temática, ao longo dos últimos anos, referente aos espaços de ENF nos PPC das licenciaturas analisadas. Entretanto, essa inclusão ainda é incipiente, pois, no geral, concentra-se em uma componente curricular, seja em uma disciplina ou no estágio supervisionado obrigatório. Além disso, a temática é comumente associada a alguns contextos: como uma possibilidade de atuação profissional do egresso; circundando a questão da educação ambiental; em atividades de saídas a campo; em disciplinas que discutem, também, a alfabetização e a divulgação científica, apontando para um caminho de diálogo entre os temas. A pesquisa apresenta um caminho para contribuir com o debate de se (re)pensar a ENF mais presente na constituição dos saberes dos professores de Ciências Biológicas, por meio de sua formação inicial. |
Abstract: | The sciences, as well as the teaching of science, have had their relevance and role in society questioned as of late. Given that science is not isolated from everyday social, technological and environmental matters, its fields should not be restricted to academic spheres. In this regard, non-formal education has great potential to foster spaces that are conducive to teaching science. This dissertation aims to investigate how non-formal education has been employed in the educational projects of teaching degree undergraduate courses in the Biological sciences of public institutions in the state of Minas Gerais, Brazil. This is a quantitative and qualitative research, following a documentary and exploratory methodology based on the educational projects of the aforementioned courses. Thus, at first, a general quantitative approach was utilized to investigate 124 teaching degree undergraduate courses in the fields of Natural Sciences and Mathematics offered in the state of Minas Gerais. Then secondly, in particular, the qualitative approach was employed following the theoretical construct of Content Analysis in order to organize and sort the Biological sciences educational projects. In our results, we noticed an initiative — albeit slow, still positive — of including the topic of non-formal education in the educational projects of these teaching degree undergraduate courses in recent years. This inclusion, however, is still commonly associated with specific contexts: as a possible career path for future teachers; regarding the issue of environmental education; in field activities; and in classes that address literacy and science education, highlighting common points between these topics. The research presents a contribution to the issue of (re)thinking how non-formal education could be further utilized in initial teacher education in the Biological sciences. |
Palavras-chave: | Formação inicial de professores.. Educação Não Formal. Projeto Pedagógico do Curso. Ciências Biológicas. Initial teacher education. Non-formal education. Educational projects. Biological sciences. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1698 |
Data do documento: | 30-Mar-2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
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