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http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1701
Tipo: | Tese |
Título: | Validação psicométrica de instrumento para avaliação de contexto entre avós e netos na relação de cuidado. |
Autor(es): | BRAGATO, Aline Guarato da Cunha |
Primeiro Orientador: | SANTOS, Álvaro da Silva |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | CAMARGO, Fernanda Carolina |
Resumo: | Introdução: As famílias brasileiras, atualmente, passam a ter mais avós cuidadores de netos comparados a tempos anteriores e ao pensar nessas transformações é importante considerar os papéis que esses avós assumem nas novas conformações familiares. Atualmente, ainda existem poucas pesquisas nesse campo e faltam instrumentos validados e confiáveis para que se possa identificar de forma fidedigna tal lacuna de relação de cuidados entre avós e netos, ainda mais a se consideramos o cenário brasileiro. O objetivo dessa pesquisa foi validar um instrumento para avaliação de contexto entre avós e netos na relação de cuidado. Tratou se de um estudo metodológico para validação de constructo de um instrumento através da análise fatorial exploratória, confirmatória e técnica de grupos conhecidos, com início de construção e validação no mestrado, defendido em 2019. Como resultado da análise fatorial exploratória e confirmatória tem se a reorganização do instrumento, qual foi aplicado na população alvo e o resultado obtido deu se a partir da técnica de grupos conhecidos. Obteve se que o instrumento conseguiu captar diferentes realidades e contextos em que os avós exercem a relação de cuidado com netos. Cabe ressaltar que é preciso que os profissionais da saúde e da área social tenham a sensibilidade de enxergar esses idosos que cuidam de netos, visando a formação permanente dos mesmo e dos serviços de saúde, rotina e instrumentos de trabalho, incluindo tal tema em suas avalições da prática assistencial, para que se tenha uma visão holística do binômio avós/netos. |
Abstract: | Introduction: Brazilian families currently have more grandparents who care for grandchildren compared to previous times and when thinking about these transformations it is important to consider the roles that these grandparents assume in the new family configurations. Currently, there is still little research in this field and there is a lack of validated and reliable instruments to reliably identify such a gap in the care relationship between grandparents and grandchildren, especially considering the Brazilian scenario. The objective of this research was to validate an instrument for evaluating the context between grandparents and grandchildren in the care relationship. This was a methodological study to validate the construct of an instrument through exploratory, confirmatory and technical factor analysis of known groups, with construction and validation beginning in the master's degree, defended in 2019. As a result of the exploratory and confirmatory factor analysis, the reorganization of the instrument, which was applied to the target population and the result obtained was based on the known groups technique. It was found that the instrument was able to capture different realities and contexts in which grandparents exercise a caring relationship with grandchildren. It is worth highlighting that it is necessary for health and social professionals to have the sensitivity to see these elderly people who care for grandchildren, aiming at their ongoing training and health services, routine and work tools, including this topic in their assessments. of care practice, so that we have a holistic view of the grandparents/grandchildren binomial. |
Palavras-chave: | Avós. Idosos. Cuidadores. População idosa. Grandparents. Elderly. Caregivers. Elderly population. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Enfermagem |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1701 |
Data do documento: | 19-Jan-2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
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