Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1736
Tipo: | Dissertação |
Título: | A geometria fractal em aulas de Matemática dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio: um mapeamento de teses e dissertações brasileiras |
Autor(es): | FAQUIM, Luana Cristina Bernardino |
Primeiro Orientador: | FERNANDES, Fernando Luis Pereira |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo mapear teses e dissertações brasileiras que tratam do ensino de Geometria Fractal nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. As pesquisas que compuseram o corpus de análise foram defendidas entre 2007 e 2020. Realizamos uma revisão de literatura, apresentando uma breve discussão sobre as Geometrias Não Euclidianas, o que se entende por Geometria Fractal, quais os tipos de fractais e os fractais precursores, o que os documentos curriculares oficiais orientam sobre esse tema e, por último, apresentamos exemplos de algumas experiências de ensino. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa, sobretudo descritiva e interpretativa. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo Mapeamento. A partir de levantamento realizado no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, após seleção, obtivemos 16 trabalhos para o corpus de análise, os quais foram fichados, após uma leitura flutuante das produções e de trechos relevantes para a investigação. Para a análise de dados, contamos com a Análise de Conteúdo e a constituição de duas categorias de análise: a priori, “Recursos Didáticos” e a posteriori, “Conexão entre Geometria Fractal e outros conteúdos matemáticos”. Como resultado, foi possível concluir que a Geometria Fractal tem sido discutida e utilizada em aulas de Matemática como uma ferramenta importante para facilitar a compreensão e a conexão com outros conteúdos matemáticos. |
Abstract: | This research mapped Brazilian theses and dissertations that address the teaching of Fractal Geometry in the final years of Elementary and High School. The studies comprising the corpus of analysis were dated from 2007 to 2020. In the literature review it was presented a brief discussion on Non-Euclidean Geometries, also known as Fractal Geometry, the types of fractals and precursor fractals, the guides from the official curriculum documents towards this topic, and finally, examples of some teaching experiences. The research methodology was qualitative, mainly descriptive and interpretative. It was a bibliographic research, of the Mapping type. Based on a survey conducted in the CAPES Theses and Dissertations Catalog, 16 works for the corpus of analysis were selected, which were cataloged after a float reading of the productions and relevant passages for the investigation. For data analysis, we relied on Content Analysis and the establishment of two analysis categories: a priori, "Teaching Resources" and a posteriori, "Connection between Fractal Geometry and other mathematical contents." As a result, it was possible to conclude that Fractal Geometry has been discussed and used in Mathematics classes as an important tool to facilitate understanding and connection with other mathematical contents. |
Palavras-chave: | Geometria fractal. Práticas escolares. Recursos didáticos. Conexões entre conteúdos matemáticos. Estudo documental. Fractal Geometry. School practices. Teaching resources. Connections between mathematical contents. Documentary study. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1736 |
Data do documento: | 19-Set-2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Luana C B Faquim.pdf | Dissert Luana C B Faquim | 888,9 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.