Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Thaís Ferreira Bessas-
dc.creator.ID11735164682pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3126093664010407pt_BR
dc.contributor.advisor1KATO, Danilo Seithi-
dc.contributor.advisor1ID21568438800pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8887588890591886pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-25T19:32:06Z-
dc.date.available2024-02-19-
dc.date.available2024-07-25T19:32:06Z-
dc.date.issued2024-02-19-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1737-
dc.description.resumoEsta é uma pesquisa (bio)narrativa, de cunho (auto)biográfico, construída a partir de afetamentos, memórias e experiências-dados sobre, com e na biodiversidade local. Seu objetivo é identificar o potencial teórico-metodológico de Bionarrativas Sociais (BIONAS) na formação docente popular intercultural em duas universidades públicas de Minas Gerais, construída no tripé ensino-pesquisa-extensão. A principal pergunta que orientou o processo investigativo foi: quais indícios fortalecem as BIONAS como processo teórico-metodológico na formação docente popular e intercultural na área de Ciências da Natureza? As reflexões a partir daí foram feitas em confluência com várias pessoas-referências, em especial, meus avós, o coletivo GEPIC, Nêgo Bispo, mestras do Encontro de Saberes, Catherine Walsh, Davi Kopenawa e Bruce Albert. As experiências-dados foram construídas na convivência na e a partir da universidade pública e no processo de elaboração de BIONAS, e interpretadas e analisadas a partir da compreensão cênica. Discuto os inconscientes individuais e/ou coletivos da universidade e de mim mesma, evidenciados a partir da alteridade radical no encontro com orientador, licenciandas, pesquisadoras, mestras, família, rios, capelas, territórios, agroflorestas, e outros elementos da biodiversidade. A dinâmica autobiográfica das cenas e as BIONAS como processo-produto e perspectiva teórico-metodológica apontaram alguns indícios para a formação docente popular intercultural que podem ser organizados, segundo as experiências, em: (I) a extensão popular intercultural como base para o ensino e a pesquisa; (II) a identificação e superação dos rastros coloniais; (III) a alteridade como fundamento para produção intercultural.pt_BR
dc.description.abstractEsta es una investigación (bio)narrativa, de carácter (auto)biográfico, construida a partir de afectos, memorias y experiencias-datos sobre, con y en la biodiversidad local. Su objetivo es identificar el potencial teórico-metodológico de las Bionarrativas Sociales (BIONAS) en la formación docente popular intercultural en dos universidades públicas de Minas Gerais, construida sobre el trípode enseñanza-investigación-extensión. La principal pregunta que guió el proceso investigativo fue: ¿cuáles son los indicios que refuerzan las BIONAS como proceso teórico-metodológico en la formación docente popular e intercultural en el área de Ciencias Naturales? Las reflexiones a partir de ahí se realizaron en confluencia con varias personas-referencia, en especial, mis abuelos, el colectivo GEPIC, Nêgo Bispo, maestras del Encuentro de Saberes, Catherine Walsh, Davi Kopenawa y Bruce Albert. Las experiencias-datos se construyeron en la convivencia en y a partir de la universidad pública y en la elaboración de BIONAS, e interpretadas y analizadas a partir de la comprensión escénica. Discuto los inconscientes individuales y/o colectivos de la universidad y de mí misma, evidenciados a partir de la alteridad radical en el encuentro con orientador, licenciandas, investigadoras, maestras, familia, ríos, capillas, territorios, agroforestas, y otros elementos de la biodiversidad. La dinámica autobiográfica de las escenas y las BIONAS como proceso-producto y perspectiva teórico-metodológica señalaron algunos indicios para la formación docente popular intercultural que pueden ser organizados en: (I) la extensión popular intercultural como base para la enseñanza y la investigación; (II) la identificación y superación de los rastros coloniales; (III) la alteridad como fundamento para la producción intercultural.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNarrativas.pt_BR
dc.subjectInterculturalidade.pt_BR
dc.subjectEducação em Ciências.pt_BR
dc.subjectExtensão universitária.pt_BR
dc.subjectNarrativas.pt_BR
dc.subjectInterculturalidad.pt_BR
dc.subjectEducación en Ciencias.pt_BR
dc.subjectExtensión universitária.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleBionarrativas sociais como potência para uma educação intercultural popular: confluências entre ensino, pesquisa e extensão na formação docentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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