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http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1737
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | SILVA, Thaís Ferreira Bessas | - |
dc.creator.ID | 11735164682 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3126093664010407 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | KATO, Danilo Seithi | - |
dc.contributor.advisor1ID | 21568438800 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8887588890591886 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-25T19:32:06Z | - |
dc.date.available | 2024-02-19 | - |
dc.date.available | 2024-07-25T19:32:06Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-19 | - |
dc.identifier.uri | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1737 | - |
dc.description.resumo | Esta é uma pesquisa (bio)narrativa, de cunho (auto)biográfico, construída a partir de afetamentos, memórias e experiências-dados sobre, com e na biodiversidade local. Seu objetivo é identificar o potencial teórico-metodológico de Bionarrativas Sociais (BIONAS) na formação docente popular intercultural em duas universidades públicas de Minas Gerais, construída no tripé ensino-pesquisa-extensão. A principal pergunta que orientou o processo investigativo foi: quais indícios fortalecem as BIONAS como processo teórico-metodológico na formação docente popular e intercultural na área de Ciências da Natureza? As reflexões a partir daí foram feitas em confluência com várias pessoas-referências, em especial, meus avós, o coletivo GEPIC, Nêgo Bispo, mestras do Encontro de Saberes, Catherine Walsh, Davi Kopenawa e Bruce Albert. As experiências-dados foram construídas na convivência na e a partir da universidade pública e no processo de elaboração de BIONAS, e interpretadas e analisadas a partir da compreensão cênica. Discuto os inconscientes individuais e/ou coletivos da universidade e de mim mesma, evidenciados a partir da alteridade radical no encontro com orientador, licenciandas, pesquisadoras, mestras, família, rios, capelas, territórios, agroflorestas, e outros elementos da biodiversidade. A dinâmica autobiográfica das cenas e as BIONAS como processo-produto e perspectiva teórico-metodológica apontaram alguns indícios para a formação docente popular intercultural que podem ser organizados, segundo as experiências, em: (I) a extensão popular intercultural como base para o ensino e a pesquisa; (II) a identificação e superação dos rastros coloniais; (III) a alteridade como fundamento para produção intercultural. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta es una investigación (bio)narrativa, de carácter (auto)biográfico, construida a partir de afectos, memorias y experiencias-datos sobre, con y en la biodiversidad local. Su objetivo es identificar el potencial teórico-metodológico de las Bionarrativas Sociales (BIONAS) en la formación docente popular intercultural en dos universidades públicas de Minas Gerais, construida sobre el trípode enseñanza-investigación-extensión. La principal pregunta que guió el proceso investigativo fue: ¿cuáles son los indicios que refuerzan las BIONAS como proceso teórico-metodológico en la formación docente popular e intercultural en el área de Ciencias Naturales? Las reflexiones a partir de ahí se realizaron en confluencia con varias personas-referencia, en especial, mis abuelos, el colectivo GEPIC, Nêgo Bispo, maestras del Encuentro de Saberes, Catherine Walsh, Davi Kopenawa y Bruce Albert. Las experiencias-datos se construyeron en la convivencia en y a partir de la universidad pública y en la elaboración de BIONAS, e interpretadas y analizadas a partir de la comprensión escénica. Discuto los inconscientes individuales y/o colectivos de la universidad y de mí misma, evidenciados a partir de la alteridad radical en el encuentro con orientador, licenciandas, investigadoras, maestras, familia, ríos, capillas, territorios, agroforestas, y otros elementos de la biodiversidad. La dinámica autobiográfica de las escenas y las BIONAS como proceso-producto y perspectiva teórico-metodológica señalaron algunos indicios para la formación docente popular intercultural que pueden ser organizados en: (I) la extensión popular intercultural como base para la enseñanza y la investigación; (II) la identificación y superación de los rastros coloniales; (III) la alteridad como fundamento para la producción intercultural. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Triângulo Mineiro | pt_BR |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFTM | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Narrativas. | pt_BR |
dc.subject | Interculturalidade. | pt_BR |
dc.subject | Educação em Ciências. | pt_BR |
dc.subject | Extensão universitária. | pt_BR |
dc.subject | Narrativas. | pt_BR |
dc.subject | Interculturalidad. | pt_BR |
dc.subject | Educación en Ciencias. | pt_BR |
dc.subject | Extensión universitária. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Bionarrativas sociais como potência para uma educação intercultural popular: confluências entre ensino, pesquisa e extensão na formação docente | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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