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http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1737
Tipo: | Dissertação |
Título: | Bionarrativas sociais como potência para uma educação intercultural popular: confluências entre ensino, pesquisa e extensão na formação docente |
Autor(es): | SILVA, Thaís Ferreira Bessas |
Primeiro Orientador: | KATO, Danilo Seithi |
Resumo: | Esta é uma pesquisa (bio)narrativa, de cunho (auto)biográfico, construída a partir de afetamentos, memórias e experiências-dados sobre, com e na biodiversidade local. Seu objetivo é identificar o potencial teórico-metodológico de Bionarrativas Sociais (BIONAS) na formação docente popular intercultural em duas universidades públicas de Minas Gerais, construída no tripé ensino-pesquisa-extensão. A principal pergunta que orientou o processo investigativo foi: quais indícios fortalecem as BIONAS como processo teórico-metodológico na formação docente popular e intercultural na área de Ciências da Natureza? As reflexões a partir daí foram feitas em confluência com várias pessoas-referências, em especial, meus avós, o coletivo GEPIC, Nêgo Bispo, mestras do Encontro de Saberes, Catherine Walsh, Davi Kopenawa e Bruce Albert. As experiências-dados foram construídas na convivência na e a partir da universidade pública e no processo de elaboração de BIONAS, e interpretadas e analisadas a partir da compreensão cênica. Discuto os inconscientes individuais e/ou coletivos da universidade e de mim mesma, evidenciados a partir da alteridade radical no encontro com orientador, licenciandas, pesquisadoras, mestras, família, rios, capelas, territórios, agroflorestas, e outros elementos da biodiversidade. A dinâmica autobiográfica das cenas e as BIONAS como processo-produto e perspectiva teórico-metodológica apontaram alguns indícios para a formação docente popular intercultural que podem ser organizados, segundo as experiências, em: (I) a extensão popular intercultural como base para o ensino e a pesquisa; (II) a identificação e superação dos rastros coloniais; (III) a alteridade como fundamento para produção intercultural. |
Abstract: | Esta es una investigación (bio)narrativa, de carácter (auto)biográfico, construida a partir de afectos, memorias y experiencias-datos sobre, con y en la biodiversidad local. Su objetivo es identificar el potencial teórico-metodológico de las Bionarrativas Sociales (BIONAS) en la formación docente popular intercultural en dos universidades públicas de Minas Gerais, construida sobre el trípode enseñanza-investigación-extensión. La principal pregunta que guió el proceso investigativo fue: ¿cuáles son los indicios que refuerzan las BIONAS como proceso teórico-metodológico en la formación docente popular e intercultural en el área de Ciencias Naturales? Las reflexiones a partir de ahí se realizaron en confluencia con varias personas-referencia, en especial, mis abuelos, el colectivo GEPIC, Nêgo Bispo, maestras del Encuentro de Saberes, Catherine Walsh, Davi Kopenawa y Bruce Albert. Las experiencias-datos se construyeron en la convivencia en y a partir de la universidad pública y en la elaboración de BIONAS, e interpretadas y analizadas a partir de la comprensión escénica. Discuto los inconscientes individuales y/o colectivos de la universidad y de mí misma, evidenciados a partir de la alteridad radical en el encuentro con orientador, licenciandas, investigadoras, maestras, familia, ríos, capillas, territorios, agroforestas, y otros elementos de la biodiversidad. La dinámica autobiográfica de las escenas y las BIONAS como proceso-producto y perspectiva teórico-metodológica señalaron algunos indicios para la formación docente popular intercultural que pueden ser organizados en: (I) la extensión popular intercultural como base para la enseñanza y la investigación; (II) la identificación y superación de los rastros coloniales; (III) la alteridad como fundamento para la producción intercultural. |
Palavras-chave: | Narrativas. Interculturalidade. Educação em Ciências. Extensão universitária. Narrativas. Interculturalidad. Educación en Ciencias. Extensión universitária. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1737 |
Data do documento: | 19-Fev-2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
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