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http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1757
Tipo: | Dissertação |
Título: | Os impactos da racionalidade técnica na autonomia docente e no currículo da educação a distância: uma pesquisa bibliográfica no ensino superior |
Autor(es): | ROCHA, Ricael Spirandeli |
Primeiro Orientador: | BUENO, José Lucas Pedreira |
Resumo: | Esta pesquisa, realizada no âmbito do Mestrado em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, dentro da linha de pesquisa Fundamentos e Práticas Educativas, investiga os impactos da racionalidade técnica na autonomia docente e no currículo da Educação a Distância (EaD). O estudo analisa como a natureza do trabalho docente na EaD, marcada por relativa autonomia, é afetada pela presença da racionalidade técnica no currículo e suas implicações no trabalho pedagógico. O objetivo geral foi analisar como a natureza do trabalho docente na EaD, caracterizada por autonomia no exercício da prática pedagógica, é comprometida pela racionalidade técnica no currículo e suas relações com o trabalho pedagógico. Os objetivos específicos incluíram uma pesquisa integrativa sobre o tema nos últimos 15 anos, iniciando no ano de 2006 por ser considerado o marco da EaD no Brasil com a criação da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A parti disso, iniciou-se uma reflexão sobre o percurso histórico da EaD diante dos impactos da racionalidade técnica na autonomia docente, discussão sobre o currículo na EaD considerando a relação entre racionalidade técnica e autonomia docente, e a investigação de formas de superar a racionalidade técnica em favor da racionalidade crítica e reflexiva para ampliar a autonomia docente na prática pedagógica. Adotando metodologia qualitativa, a pesquisa baseou-se em revisão bibliográfica básica e exploratória, utilizando a perspectiva do “estado da arte” por meio de levantamento bibliográfico de 2006 a 2021. O embasamento teórico envolveu autores como Mill (2016), Moore e Kearsley (2008), Freitas (2007), Feenberg (2017), Adorno (2009), entre outros. A análise dos dados do Censo EaD de 2020 revelou as influências da racionalidade técnica na modalidade. Assim, este estudo contribui para a compreensão das implicações dessa racionalidade na EaD, destacando a necessidade de abordagem crítica e reflexiva para promover autonomia docente e aprimorar a qualidade da educação a distância, buscando uma transformação integral de práticas, políticas e mentalidades para uma EaD inclusiva e eficaz. |
Abstract: | This research, conducted within the framework of the master’s in education at the Federal University of Triângulo Mineiro, under the research line of Educational Fundamentals and Practices, investigates the impacts of technical rationality on teaching autonomy and the Distance Education (EaD) curriculum. The study analyzes how the nature of teaching work in distance learning, characterized by relative autonomy, is influenced by the presence of technical rationality in the curriculum and its implications for pedagogical work. The general objective was to analyze how the nature of teaching work in distance learning, characterized by autonomy in the exercise of pedagogical practice, is compromised by technical rationality in the curriculum and its relationships with pedagogical work. The specific objectives included integrative research on the topic over the last 15 years, starting in 2006 as it was considered the milestone of distance learning in Brazil with the creation of the Open University of Brazil (UAB). From this, a reflection began on the historical path of distance learning in the face of the impacts of technical rationality on teaching autonomy, a discussion on the curriculum in distance learning considering the relationship between technical rationality and teaching autonomy, and the investigation of ways to overcome technical rationality in favor of critical and reflective rationality to increase teaching autonomy in pedagogical practice. Adopting qualitative methodology, the research was based on a basic and exploratory bibliographic review, using the “state of the art” perspective through a bibliographic survey from 2006 to 2021. The theoretical basis involved authors such as Mill (2016), Moore and Kearsley (2008), Freitas (2007), Feenberg (2017), Adorno (2009), among others. Analysis of data from the 2020 EaD Census revealed the influences of technical rationality on the modality. Thus, this study contributes to understanding the implications of this rationality in EaD, highlighting the need for a critical and reflective approach to promote teacher autonomy and improve the quality of distance education, seeking a comprehensive transformation of practices, policies, and mentalities for an inclusive and efficient EaD. |
Palavras-chave: | Racionalidade técnica. Autonomia docente. Educação a distância. Currículo. Ensino superior. Technical rationality. Teaching autonomy. Distance education. Resume. University education. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1757 |
Data do documento: | 22-Set-2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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