Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Inovações e Tecnologias
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1771
Tipo: Dissertação
Título: Aplicação e alinhamento do modelo de liderança situacional de Hersey e Blanchard na formação e desenvolvimento de líderes altamente eficazes da Pró-Reitoria de Recursos Humanos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
Autor(es): CAETANO, Marco Antonio de Oliveira
Primeiro Orientador: OKURA, Monica Hitomi
Resumo: Esta dissertação tem por finalidade apresentar os resultados da aplicação e alinhamento do modelo de liderança situacional de Hersey e Blanchard na formação e desenvolvimento de líderes altamente eficazes da Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRORH) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Deste modo os temas Autodesenvolvimento, Motivação no Trabalho, Liderança e Empoderamento, Estilos de Liderança e Liderança Situacional foram essenciais. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, e a coleta de dados foi realizada a partir das seguintes ferramentas qualitativas: entrevistas semiestruturadas e observação. Esta pesquisa foi realizada na PRORH da UFTM, e os sujeitos escolhidos para este estudo foram os líderes da referida Pró-Reitoria. Os resultados obtidos indicaram que, para ser um líder situacional é fundamental não só um conhecimento conceitual, mas sim um alinhamento com práticas de utilização de ferramentas de desenvolvimento comportamental de pessoas, equipes e de si mesmo. É, importante destacar que cabe à liderança situacional o papel de diagnosticar, flexibilizar, situacionar e estabelecer parceria para o alto desempenho e desenvolvimento de equipes e pessoas autodirigidas em busca constante da alta performance. Elaboramos e aplicamos o treinamento-piloto com vinte e quatro horas de gravação, disponibilizadas na plataforma YouTube, vinte e quatro ferramentas práticas e oito apostilas didaticamente elaboradas para atendermos às necessidades de aperfeiçoamento e desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes comportamentais em liderança situacional e comunicação. Ao final do treinamento-piloto validamos o conteúdo e as ferramentas aplicadas. Em seguida, replicamos o treinamento em liderança e comunicação para os nove gestores das unidades administrativas da PRORH da UFTM. Por fim, as conclusões e resultados obtidos pela aplicação do diagnóstico situacional SLII, do treinamento-piloto quanto do treinamento replicado aos líderes das unidades administrativas da PRORH da UFTM, são detalhados a partir dos estudos realizados.
Abstract: This dissertation aims to present the results of the application and alignment of the situational leadership model of Hersey and Blanchard in the training and development of highly effective leaders of the Pro-Rectory of Human Resources (PRORH) of the Federal University of Triângulo Mineiro (UFTM). Thus, the themes Self-development, Work Motivation, Leadership and Empowerment, Leadership Styles and Situational Leadership were essential. The methodology used was the case study, and data collection was performed using the following qualitative tools: semi-structured interviews and observation. This research was carried out at PRORH at UFTM, and the subjects chosen for this study were the leaders of the aforementioned Pro-Rectory. The results obtained indicated that, in order to be a situational leader, not only conceptual knowledge is essential, but also an alignment with practices in the use of behavioral development tools for people, teams and oneself. It is important to highlight that the role of situational leadership is to diagnose, make flexible, situate and establish a partnership for high performance and development of teams and self-directed people in constant pursuit of high performance. We developed and applied the pilot training with twenty-four hours of recording, available on the YouTube platform, twenty-four practical tools and eight didactically designed handouts to meet the needs of improvement and development of competences, skills and behavioral attitudes in situational leadership and communication. At the end of the pilot training, we validate the content and applied tools. Then, we replicated the training in leadership and communication for the nine managers of the administrative units of PRORH at UFTM. Finally, the conclusions and results obtained by applying the SLII situational diagnosis, the pilot training and the training replicated to the leaders of the administrative units of PRORH at UFTM, are detailed based on the studies carried out.
Palavras-chave: Estilo de liderança.
Liderança.
Liderança situacional.
Organização pública.
Inovação.
Treinamento.
Educação corporativa.
Leadership style.
Leadership.
Situational leadership.
Public Organization.
Innovation.
Training.
Corporative education.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE::Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1771
Data do documento: 26-Nov-2021
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Inovações e Tecnologias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Marco A O Caetano.pdfDissert Marco A O Caetano23,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.