Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1772
Tipo: | Dissertação |
Título: | Desafios e enfrentamentos no ensino remoto: perspectivas dos docentes dos cursos de licenciatura na UFTM |
Autor(es): | ALVES, Mirlia Renata |
Primeiro Orientador: | SANFELICE, Rafaela Cristina |
Resumo: | No ano de 2020 o mundo parou em decorrência da pandemia da COVID-19, e com o isolamento social, mudanças no cotidiano foram necessárias como o fechamento das instituições de ensino. Dessa forma, alguns desafios surgiram para docentes, alunos, família e sociedade para a continuidade da educação. Neste contexto, esta pesquisa teve como problema de pesquisa: Quais os desafios enfrentados pelos docentes no ensino remoto em 2020 e 2021? Teve como objetivo analisar as dificuldades enfrentadas pelos docentes neste período bem como identificar fragilidades do ensino remoto, discutir os treinamentos recebidos pelos docentes para utilização das TICs e as analisar as perspectivas no retorno das atividades presenciais pós-pandemia. Esta pesquisa é exploratória de natureza qualitativa, pois foi feita a interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados no processo (GIL, 1999). A estratégia metodológica utilizada para coleta de dados foi o questionário e a técnica de análise dos dados foi utilizada a análise do discurso, em que buscou compreender os sentidos dos dados coletados (ORLANDI, 2001). Como resultado foi identificado a readequação das práticas pedagógicas dos docentes, o aumento da carga de trabalho, a necessidade de inserção das TICs na formação inicial do docente e a importância do uso das tecnologias de informação para as atividades pedagógicas. |
Abstract: | In the year 2020, the world stopped due to the COVID-19 pandemic. To avoid the spread of the virus, some social isolation measures were imposed, entailing many changes to people’s daily lives. One example was the closing of educational institutions, which brough some challenges to teachers, students, family and society for the continuity of education. In this context, this study aimed to answer the following research question: What are the challenges faced by professors teaching remotely in 2020 and 2021? The idea was to analyze the difficulties experienced by teachers in this period, in addition to identifying weaknesses in online teaching, discussing the training of teachers on the use of ICTs and assessing the prospects for the return of post-pandemic face-to-face activities. This research is exploratory and qualitative in nature, as the interpretation of the phenomena and the attribution of meanings were carried out in the process (GIL, 1999). The methodological strategy used for data collection was the application of a questionnaire, while the data analysis technique involved the adoption of discourse analysis to understand meanings of the data collected (ORLANDI, 2001). As a result, it was possible to identify the consequent readjustments made by teachers to their pedagogical practices, the increase in workload, the need to insert ICTs in the initial training of teachers and the importance of the use of information technologies for pedagogical activities. |
Palavras-chave: | Pandemia. Ensino remoto. Desafios docentes. Pandemic. Remote teaching. Teaching challenges. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE::Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1772 |
Data do documento: | 26-Out-2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Inovações e Tecnologias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Mirlia R Alves.pdf | Dissert Mirlia R Alves | 3,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.