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http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1785
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | AMARAL, Anquelins Patrícia do | - |
dc.creator.ID | 63021285600 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3800512558837449 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | MARTINS, Lislei Jorge Patrizzi | - |
dc.contributor.advisor1ID | 19510854859 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7495633886796120 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-19T12:35:25Z | - |
dc.date.available | 2023-03-28 | - |
dc.date.available | 2024-11-19T12:35:25Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-28 | - |
dc.identifier.uri | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1785 | - |
dc.description.resumo | O professor da educação básica é um dos profissionais que mais apresenta agravos de saúde, quase sempre relacionados ao estilo de vida. Durante a pandemia COVID-19 eles fizeram de sua casa o ambiente de trabalho e tiveram que se adaptar à nova modalidade de ensino a distância. Deste modo, a carga de trabalho desses profissionais foi intensificada podendo ter trazido prejuízos ainda maiores à saúde física e mental. Diante disso, objetivou-se desenvolver dois artigos para buscar na literatura informações sobre a autopercepção de saúde dos professores da educação básica e avaliar a autopercepção de saúde e o estilo de vida dos professores da educação básica durante a pandemia COVID-19. Para o primeiro artigo de revisão integrativa da literatura, foi realizada busca nas bases de dados, Pubmed, Lilacs, Embase, Web of Science, Scielo, Scopus e Cinahl, visando artigos publicados em qualquer período ou idioma. Foram utilizadas estratégias sensibilizadas com os termos retirados dos Descritores em Ciências da Saúde e Medical Subject Headings “Professores Escolares”, “Autoimagem“ e “Saúde”, a busca foi realizada em janeiro de 2023. O segundo artigo trata-se de um estudo transversal realizado com professores da Educação Básica que atuam nas escolas cadastradas na superintendência regional de ensino de Uberaba - Minas Gerais, no período de agosto de 2020 a dezembro de 2021. A revisão resultou em doze artigos e a maioria, mostrou altos índices 85,7% de professores com percepção de saúde boa/muito boa/ótima. No entanto, estão expostos a fatores sociodemográficos, de trabalho, de infraestrutura e a um estilo de vida ruim com alimentação inadequada, consumo de álcool e tabaco, inatividade física, sedentarismo, IMC elevado, doenças crônicas, além de depressão e ansiedade. O estudo transversal foi realizado com 188 professores e encontrou prevalência de participantes do sexo feminino 95,2%, média de idade de 45,71 (DP = 8,13) anos, casados/união estável 53,7% e com pós-graduação 66,5%. Em relação à autopercepção de saúde dos professores 54,3% apresentaram percepção muito boa/boa e 45,7% percepção regular/ruim/muito ruim, 63,3% tinham estilo de vida bom/muito bom/excelente, 43,1% apresentaram sono ruim, 34,6% distúrbio do sono, 47,3% eram muito ativos/ativos, 52,6% insuficientemente ativos/sedentários, 58,5% tinham média de mais de um medicamento (1,45) e média de 2,48 de doenças diagnosticadas. Na avaliação do estilo de vida dos professores durante a pandemia segundo o (Q8RN), os professores tiveram menores pontuações nos domínios: nutrição e exercícios e a pior pontuação foi para temperança. Os estudos mostram que a maioria dos professores percebem a saúde e o estilo de vida como sendo bons, mas que possuem fatores prejudiciais à saúde. Vale ressaltar que comparado ao estudo de revisão integrativa os índices de autopercepção de saúde boa dos professores durante a pandemia diminuíram e aliado a um estilo de vida com hábitos ruins, pode ter contribuído com o aparecimento de doenças ou agravos. As informações destes estudos podem auxiliar novas pesquisas que acompanhem os efeitos do isolamento na saúde dos professores e contribuir com as autoridades na elaboração de estratégias que melhorem as condições laborais, estilo de vida e saúde desses profissionais. | pt_BR |
dc.description.abstract | Basic education teachers are one of the professionals who suffer the most health problems, almost always related to lifestyle. During the COVID-19 pandemic, they made their home their work environment and had to adapt to the new distance learning modality. In this way, the workload of these professionals was intensified and may have caused even greater harm to physical and mental health. Given this, the objective was to develop two articles to search the literature for information on the self-perceived health of basic education teachers and to evaluate the self-perceived health and lifestyle of basic education teachers during the COVID-19 pandemic. For the first integrative literature review article, a search was carried out in the databases Pubmed, Lilacs, Embase, Web of Science, Scielo, Scopus and Cinahl, targeting articles published in any period or language. Strategies were used based on terms taken from the Descriptors in Health Sciences and Medical Subject Headings “School Teachers”, “Self-image” and “Health”, the search was carried out in January 2023. The second article is a cross-sectional study carried out with Basic Education teachers who work in schools registered with the regional teaching superintendency of Uberaba - Minas Gerais, from August 2020 to December 2021. The review resulted in twelve articles and the majority showed high rates 85.7% of teachers with good/very good/excellent health perception. However, they are exposed to sociodemographic, work, infrastructure factors and a poor lifestyle with inadequate diet, alcohol and tobacco consumption, physical inactivity, sedentary lifestyle, high BMI, chronic diseases, as well as depression and anxiety. The cross-sectional study was carried out with 188 teachers and found a prevalence of female participants 95.2%, mean age of 45.71 (SD = 8.13) years, married/in a stable union 53.7% and with a postgraduate degree 66.5%. Regarding teachers' self-perception of health, 54.3% had a very good/good perception and 45.7% a fair/bad/very bad perception, 63.3% had a good/very good/excellent lifestyle, 43.1% had poor sleep, 34.6% had sleep disorders, 47.3% were very active/active, 52.6% insufficiently active/sedentary, 58.5% had an average of more than one medication (1.45) and an average of 2.48 of diagnosed diseases. In the assessment of teachers' lifestyle during the pandemic according to (Q8RN), teachers had lower scores in the domains: nutrition and exercise and the worst score was for temperance. Studies show that most teachers perceive health and lifestyle as being good, but that they have factors that are harmful to health. It is worth mentioning that compared to the integrative review study, teachers' self-perception of good health during the pandemic decreased and, combined with a lifestyle with bad habits, may have contributed to the appearance of diseases or injuries. The information from these studies can help further research that monitors the effects of isolation on teachers' health and contribute to authorities in developing strategies that improve the working conditions, lifestyle and health of these professionals. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Triângulo Mineiro | pt_BR |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFTM | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Professores escolares. | pt_BR |
dc.subject | Autoimagem. | pt_BR |
dc.subject | Saúde. | pt_BR |
dc.subject | School teachers. | pt_BR |
dc.subject | Self image. | pt_BR |
dc.subject | Health. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL | pt_BR |
dc.title | Autopercepção de saúde e estilo de vida de professores da educação básica durante a pandemia de COVID-19 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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