Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1869
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBARBOZA, Luciana Caixeta-
dc.creator.ID01330826604pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8784599785732097pt_BR
dc.contributor.advisor1LINHARES, Martha Maria Prata-
dc.contributor.advisor1ID29625289100pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2261656066135090pt_BR
dc.date.accessioned2025-02-10T14:39:28Z-
dc.date.available2024-12-04-
dc.date.available2025-02-10T14:39:28Z-
dc.date.issued2024-12-04-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1869-
dc.description.resumoEsta pesquisa é de natureza qualitativa e tem lugar na discussão sobre a formação de professores, com o objetivo de compreender se e como os professores da Educação Básica se veem enquanto formadores de professores em programas de formação inicial docente e estágio curricular supervisionado, mais especificamente, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa Residência Pedagógica (PRP), fomentados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Esta investigação tem embasamento teórico na confluência dos temas formação de professores, relação universidade-escola, desenvolvimento profissional de professores, professor formador, estágio curricular supervisionado, PIBID e PRP. Foi realizada uma revisão de literatura na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, buscando trabalhos na interlocução entre estágio, PIBID e PRP. Participaram da pesquisa três professores da Educação Básica por meio de entrevistas semiestruturadas, utilizando-se a Análise Textual Discursiva (ATD) como método de análise dos dados gerados. Dos resultados da análise obteve-se dois metatextos: Reflexões sobre ser professor na Educação Básica, discutindo-se a influência das experiências dos professores na sua atuação docente, o sentimento de pertencimento ou não ao processo de formação, a reflexão sobre a prática e as ações em sala de aula e o papel do professor como formador; Contradições da relação universidade-escola, discutindo-se a falta de divulgação das atividades e cursos da Universidade na Escola e o distanciamento existente entre Universidade, Escola e Superintendência Regional de Ensino. Por fim, concluiu-se que o professor da Educação Básica se vê e se coloca como um formador de futuros professores, desempenhando seu papel de forma a contribuir com a formação inicial de professores.pt_BR
dc.description.abstractThis qualitative research is situated within the discussion on teacher education, aiming to understand whether and how Basic Education teachers perceive themselves as teacher educators in initial teacher training programs and supervised curricular internships, specifically the Institutional Teaching Initiation Grant Program (PIBID) and the Pedagogical Residency Program (PRP), both supported by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). The investigation is theoretically grounded in the convergence of themes such as teacher education, the university-school relationship, professional development of teachers, the teacher as an educator, supervised curricular internships, PIBID, and PRP. A literature review was conducted using the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations and the CAPES’ Theses and Dissertations Catalog, seeking studies that intersect internships, PIBID, and PRP. Three Basic Education teachers participated in the research through semi-structured interviews, with Discursive Textual Analysis (DTA) employed as the method for analyzing the created data. The analysis yielded two metatexts: Reflections on Being a Teacher in Basic Education, which considers the influence of teachers' experiences on their teaching practice, their sense of belonging or not to the teacher education process, reflection on practice and classroom actions, and the role of the teacher as a teacher educator; and Contradictions in the University-School Relationship, discussing the lack of dissemination of university activities and courses in schools and the existing gap between the University, School, and Regional Education Superintendency. Finally, it was concluded that Basic Education teachers see and position themselves as educators of future teachers, fulfilling their role in contributing to the initial teacher education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstágio curricular supervisionado.pt_BR
dc.subjectProfessor da Educação Básica.pt_BR
dc.subjectProfessor formador.pt_BR
dc.subjectSupervised Curricular Internship.pt_BR
dc.subjectBasic Education Teacher.pt_BR
dc.subjectTeacher trainer.pt_BR
dc.subjectInstitutional Teaching Initiation Grant Program.pt_BR
dc.subjectPedagogical Residency Program.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO professor da Educação Básica como formador no estágio, na Residência Pedagógica e no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.pt_BR
dc.title.alternativeThe Basic Education Teacher as a mentor in the internship, in the Pedagogical Residency and in the Institutional Teaching Initiation Grant Program.pt_BR
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós­-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Luciana C Barboza parte1.pdfTese Luciana C Barboza parte1520,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.