Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1874
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorARAÚJO, Luciana Lima-
dc.creator.ID00002pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0130684838544617pt_BR
dc.contributor.advisor1COSTA, Váldina Gonçalves da-
dc.contributor.advisor1ID00002-1pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7394812434585566pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-07T14:42:42Z-
dc.date.available2024-08-13-
dc.date.available2025-04-07T14:42:42Z-
dc.date.issued2024-08-13-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1874-
dc.description.resumoEste trabalho integra a linha de pesquisa Currículo, Docência e espaços de formação para a Educação em Ciências e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e investiga o papel do professor como agente sociocultural e político no contexto educacional contemporâneo, com foco na valorização da diversidade cultural e no combate ao preconceito e à xenofobia no ambiente escolar. Inspirada na Pedagogia de Paulo Freire e alinhada ao Currículo Referência de Minas Gerais, a pesquisa teve como objetivo principal propor, desenvolver e analisar estratégias pedagógicas de matemática que promovam a valorização da diversidade cultural, principalmente em situações de xenofobia no contexto escolar, por meio da análise das percepções dos estudantes do nono ano do ensino fundamental em uma escola estadual localizada no Triângulo Mineiro. A metodologia abrangeu a revisão de documentos institucionais e a análise documental seguiu a metodologia proposta por André Cellard, além da implementação de dez aulas de matemática seguidas por rodas de conversa com alunos do nono ano do ensino fundamental de uma escola localizada no Triângulo Mineiro. Os resultados proporcionaram uma compreensão aprofundada das dinâmicas socioculturais na escola, evidenciando a importância de abordagens educativas que valorizem a diversidade e combatam estereótipos prejudiciais e pejorativos. Este estudo contribui significativamente para o campo da Educação ao oferecer sugestões práticas para a implementação de temas socioculturais e políticos, adaptando-os aos conteúdos de matemática e outras áreas de conhecimento. Propõe-se que tais abordagens não só enriquecem o ambiente educacional, mas também preparam os estudantes para uma participação ativa em uma sociedade plural e inclusiva.pt_BR
dc.description.abstractThis study integrates the research line Curriculum, Teaching, and training spaces for Science and Mathematics Education within the Postgraduate Program in Science and Mathematics at the Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM); and It investigates the role of the teacher as a sociocultural and political agent in the contemporary educational context, focusing on the valorization of cultural diversity and the fight against prejudice and xenophobia in school environments. Inspired by Paulo Freire's Pedagogy and aligned with the Reference Curriculum of Minas Gerais, the research aimed to propose, develop, and analyze pedagogical strategies in Mathematics that promote the valorization of cultural diversity, particularly in situations of xenophobia within the school context, through the analysis of perceptions of ninth-grade students at a state school located in Triângulo Mineiro. The methodology included the review of institutional documents, and the documentary analysis followed the methodology proposed by André Cellard, in addition to the implementation of ten Mathematics classes followed by discussion groups with ninth-grade students at a school in Triângulo Mineiro. The results provided a deep understanding of the sociocultural dynamics in the school, highlighting the importance of educational approaches that value diversity and combat harmful and pejorative stereotypes. This study contributes significantly to the field of Education by offering practical suggestions for the implementation of sociocultural and political themes, adapting them to mathematics content and other areas of knowledge. It is proposed that such approaches not only enrich the educational environment, but also prepare students for active participation in a plural and inclusive society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programCurso de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas - Bioquímica, Fisiologia e Farmacologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectXenofobia.pt_BR
dc.subjectMigração nordestina.pt_BR
dc.subjectRoda de conversa.pt_BR
dc.subjectEstratégias de ensino.pt_BR
dc.subjectEducação Matemática.pt_BR
dc.subjectXenophobia.pt_BR
dc.subjectNortheastern migration.pt_BR
dc.subjectDiscussion groups.pt_BR
dc.subjectTeaching strategies.pt_BR
dc.subjectMathematics Education.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleMatemática para além dos números: combatendo a xenofobia em uma escola de educação básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Luciana L Araujo.pdfDissert Luciana L Araujo11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.