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http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1874
Tipo: | Dissertação |
Título: | Matemática para além dos números: combatendo a xenofobia em uma escola de educação básica |
Autor(es): | ARAÚJO, Luciana Lima |
Primeiro Orientador: | COSTA, Váldina Gonçalves da |
Resumo: | Este trabalho integra a linha de pesquisa Currículo, Docência e espaços de formação para a Educação em Ciências e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e investiga o papel do professor como agente sociocultural e político no contexto educacional contemporâneo, com foco na valorização da diversidade cultural e no combate ao preconceito e à xenofobia no ambiente escolar. Inspirada na Pedagogia de Paulo Freire e alinhada ao Currículo Referência de Minas Gerais, a pesquisa teve como objetivo principal propor, desenvolver e analisar estratégias pedagógicas de matemática que promovam a valorização da diversidade cultural, principalmente em situações de xenofobia no contexto escolar, por meio da análise das percepções dos estudantes do nono ano do ensino fundamental em uma escola estadual localizada no Triângulo Mineiro. A metodologia abrangeu a revisão de documentos institucionais e a análise documental seguiu a metodologia proposta por André Cellard, além da implementação de dez aulas de matemática seguidas por rodas de conversa com alunos do nono ano do ensino fundamental de uma escola localizada no Triângulo Mineiro. Os resultados proporcionaram uma compreensão aprofundada das dinâmicas socioculturais na escola, evidenciando a importância de abordagens educativas que valorizem a diversidade e combatam estereótipos prejudiciais e pejorativos. Este estudo contribui significativamente para o campo da Educação ao oferecer sugestões práticas para a implementação de temas socioculturais e políticos, adaptando-os aos conteúdos de matemática e outras áreas de conhecimento. Propõe-se que tais abordagens não só enriquecem o ambiente educacional, mas também preparam os estudantes para uma participação ativa em uma sociedade plural e inclusiva. |
Abstract: | This study integrates the research line Curriculum, Teaching, and training spaces for Science and Mathematics Education within the Postgraduate Program in Science and Mathematics at the Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM); and It investigates the role of the teacher as a sociocultural and political agent in the contemporary educational context, focusing on the valorization of cultural diversity and the fight against prejudice and xenophobia in school environments. Inspired by Paulo Freire's Pedagogy and aligned with the Reference Curriculum of Minas Gerais, the research aimed to propose, develop, and analyze pedagogical strategies in Mathematics that promote the valorization of cultural diversity, particularly in situations of xenophobia within the school context, through the analysis of perceptions of ninth-grade students at a state school located in Triângulo Mineiro. The methodology included the review of institutional documents, and the documentary analysis followed the methodology proposed by André Cellard, in addition to the implementation of ten Mathematics classes followed by discussion groups with ninth-grade students at a school in Triângulo Mineiro. The results provided a deep understanding of the sociocultural dynamics in the school, highlighting the importance of educational approaches that value diversity and combat harmful and pejorative stereotypes. This study contributes significantly to the field of Education by offering practical suggestions for the implementation of sociocultural and political themes, adapting them to mathematics content and other areas of knowledge. It is proposed that such approaches not only enrich the educational environment, but also prepare students for active participation in a plural and inclusive society. |
Palavras-chave: | Xenofobia. Migração nordestina. Roda de conversa. Estratégias de ensino. Educação Matemática. Xenophobia. Northeastern migration. Discussion groups. Teaching strategies. Mathematics Education. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas - Bioquímica, Fisiologia e Farmacologia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1874 |
Data do documento: | 13-Ago-2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
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