Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1878
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Caroline Nascimento da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9971519706741893pt_BR
dc.contributor.advisor1COSTA, Carla Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0088443679133064pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-23T19:29:51Z-
dc.date.available2024-07-12-
dc.date.available2025-04-23T19:29:51Z-
dc.date.issued2024-07-12-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1878-
dc.description.resumoRadioatividade é um tema instigante e complexo para muitos alunos em função da dificuldade de compreensão de seus conceitos, tornando imprescindível o desenvolvimento de recursos educacionais que contribuam para tornar o processo de aprendizagem mais efetivo e prazeroso. Este trabalho apresenta como se deu a elaboração e a validação de um jogo didático chamado Radiogame. Também apresenta os resultados obtidos em uma pesquisa que envolveu a utilização deste jogo em duas turmas de primeiro ano do Ensino Médio, uma de escola particular e outra de escola pública, ambas localizadas na cidade de Catalão, no estado de Goiás. A pesquisa contou com três etapas: pré-ensino, ensino e pós-ensino. Questionários aplicados na primeira e terceira etapas permitiram realizar uma avaliação abrangente sobre aspectos formativos, conteudistas e lúdicos do jogo. Os resultados mostraram diferenças significativas entre os obtidos na escola particular e pública, sendo que os primeiros demonstraram apresentar maior conhecimento geral sobre o assunto antes da dinâmica e maior maturidade para avaliar e sugerir modificações no jogo e os últimos mostraram preferir avaliações por meio de jogos. Os resultados obtidos foram satisfatórios, consolidando o Radiogame como uma ferramenta promissora e acessível para auxiliar na compreensão dos conceitos relacionados à radioatividade.pt_BR
dc.description.abstractRadioactivity is an intriguing and complex topic for many students due to the difficulty in understanding its concepts, making the development of educational resources essential to make the learning process more effective and enjoyable. This work presents the creation and validation of an educational game called Radiogame. It also presents the results obtained from a study involving the use of this game in two first-year high school classes, one from a private school and the other from a public school, both located in the city of Catalão, in the state of Goiás. The research consisted of three stages: pre-teaching, teaching, and post-teaching. Questionnaires administered in the first and third stages allowed for a comprehensive evaluation of the game's educational, content-related, and playful aspects. The results showed significant differences between those obtained in the private and public schools, with the former demonstrating a greater general knowledge about the topic before the activity and greater maturity in evaluating and suggesting modifications to the game, and the latter showing a preference for assessments through games. The results obtained were highly satisfactory, establishing Radiogame as a promising and accessible tool to assist in the understanding of concepts related to radioactivity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRadioatividade.pt_BR
dc.subjectJogo.pt_BR
dc.subjectRadiogame.pt_BR
dc.subjectRadioactivity.pt_BR
dc.subjectGame.pt_BR
dc.subjectRadiogame.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::FISICO-QUIMICA::QUIMICA NUCLEAR E RADIOQUIMICApt_BR
dc.titleAtividade lúdica como recurso didático para o ensino de radioatividadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Caroline N Silva.pdfDissert Caroline N Silva67,8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.