Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional
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Tipo: Dissertação
Título: Atividade lúdica como recurso didático para o ensino de radioatividade
Autor(es): SILVA, Caroline Nascimento da
Primeiro Orientador: COSTA, Carla Regina
Resumo: Radioatividade é um tema instigante e complexo para muitos alunos em função da dificuldade de compreensão de seus conceitos, tornando imprescindível o desenvolvimento de recursos educacionais que contribuam para tornar o processo de aprendizagem mais efetivo e prazeroso. Este trabalho apresenta como se deu a elaboração e a validação de um jogo didático chamado Radiogame. Também apresenta os resultados obtidos em uma pesquisa que envolveu a utilização deste jogo em duas turmas de primeiro ano do Ensino Médio, uma de escola particular e outra de escola pública, ambas localizadas na cidade de Catalão, no estado de Goiás. A pesquisa contou com três etapas: pré-ensino, ensino e pós-ensino. Questionários aplicados na primeira e terceira etapas permitiram realizar uma avaliação abrangente sobre aspectos formativos, conteudistas e lúdicos do jogo. Os resultados mostraram diferenças significativas entre os obtidos na escola particular e pública, sendo que os primeiros demonstraram apresentar maior conhecimento geral sobre o assunto antes da dinâmica e maior maturidade para avaliar e sugerir modificações no jogo e os últimos mostraram preferir avaliações por meio de jogos. Os resultados obtidos foram satisfatórios, consolidando o Radiogame como uma ferramenta promissora e acessível para auxiliar na compreensão dos conceitos relacionados à radioatividade.
Abstract: Radioactivity is an intriguing and complex topic for many students due to the difficulty in understanding its concepts, making the development of educational resources essential to make the learning process more effective and enjoyable. This work presents the creation and validation of an educational game called Radiogame. It also presents the results obtained from a study involving the use of this game in two first-year high school classes, one from a private school and the other from a public school, both located in the city of Catalão, in the state of Goiás. The research consisted of three stages: pre-teaching, teaching, and post-teaching. Questionnaires administered in the first and third stages allowed for a comprehensive evaluation of the game's educational, content-related, and playful aspects. The results showed significant differences between those obtained in the private and public schools, with the former demonstrating a greater general knowledge about the topic before the activity and greater maturity in evaluating and suggesting modifications to the game, and the latter showing a preference for assessments through games. The results obtained were highly satisfactory, establishing Radiogame as a promising and accessible tool to assist in the understanding of concepts related to radioactivity.
Palavras-chave: Radioatividade.
Jogo.
Radiogame.
Radioactivity.
Game.
Radiogame.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::FISICO-QUIMICA::QUIMICA NUCLEAR E RADIOQUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE
metadata.dc.publisher.program: Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1878
Data do documento: 12-Jul-2024
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