Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Inovações e Tecnologias
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1886
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOLIVEIRA, Karen Ribeiro Inácio de-
dc.creator.ID05774266648pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3053290235512475pt_BR
dc.contributor.advisor1MALPASS, Ana Claudia Granato-
dc.contributor.advisor1ID24699866808pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0584086832551726pt_BR
dc.contributor.advisor-co1MALPASS, Geoffroy Roger Pointer-
dc.contributor.advisor-co1ID22323530879pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4326102798287137pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-25T17:49:21Z-
dc.date.available2024-06-28-
dc.date.available2025-04-25T17:49:21Z-
dc.date.issued2024-06-28-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1886-
dc.description.resumoA política de cotas surgiu efetivamente no Brasil em 2010 na Conferência Nacional de Educação, em 2010, mas só foi sancionada em 2012 (Lei nº 12.711) e regulamentada no mesmo ano (Decreto nº 7.824). Através dessa lei e decreto ficou garantido a reserva de 50% do total das vagas por curso em universidades e institutos federais para alunos de escolas públicas com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário-mínimo per capta e metade para alunos de escolas públicas, mas com renda familiar superior a um salário-mínimo e meio. Nesse grupo também entra o percentual mínimo correspondente ao da soma de pretos pardos e indígenas no estado. A primeira universidade federal a implantar a lei de cotas foi a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) muito antes da criação da lei de cotas. Em 2001, a UERJ disponibilizou 50% das vagas para alunos de escolas públicas. Na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) a implantação da lei de cotas se deu em 2014. Assim, esse estudo teve como objetivo geral realizar uma análise dos discentes separados pela forma de ingresso, pelos tipos de modalidades de concorrência e o gênero quanto às notas de corte, ao número de ingressantes, o coeficiente de rendimento e o fluxo de evasão dos cursos de graduação em engenharias da UFTM entre 2014 e 2021 para compreender como está a aplicação das ações afirmativas nestes cursos. Os resultados obtidos mostram que a nota de corte de Engenharia Civil foi a maior do período em 2016 (716,00) e de Engenharia de Alimentos a menor em 2019 (666,00). Quanto ao número de ingressantes observou-se que o ingresso por ampla concorrência representa a maioria para todos os cursos avaliados e que a cota prevalente nos ingressantes no período analisado foi a cota G04 (candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas). Levando-se em conta o gênero, observou-se que houve prevalência de ingressantes do sexo masculino na maioria dos cursos, apenas na Engenharia de Alimentos e na Engenharia Química o número de ingressantes do sexo feminino foi maior no período estudado. Já para o coeficiente de rendimento dos discentes observou-se que os coeficientes de rendimento dos discentes de ampla concorrência são maiores para todos os cursos, mas há uma proximidade grande com os coeficientes dos discentes cotistas em todos os cursos analisados. E levando-se em conta o fluxo de evasão, observou-se que há situações bem específicas, pois alguns cursos como Engenharia de Alimentos e Engenharia Elétrica apresentam maior fluxo de evasão de discentes de ampla concorrência. Os cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Mecânica apresentam fluxo de evasão de discentes de ampla concorrência e cotistas similar, sendo a cota G04 masculina a prevalente (candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas). Já os cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia Química apresentam um fluxo de evasão de discentes cotistas maior, sendo as cotas G03 masculina (candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas), G02 feminina (candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas) e masculina e G01 feminina (candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas), respectivamente as cotas prevalentes para esses cursos. Muitos são os fatores relacionados à evasão no ensino superior, mas a falta de conhecimentos mínimos necessários para acompanhar as disciplinas dos cursos de engenharia, principalmente nos períodos iniciais, nos quais se tem muitas disciplinas de Matemática e Ciências naturais, provavelmente, é um dos principais fatores. Aliado a isso, outro fator que provavelmente está ligado à evasão nos cursos de engenharia da UFTM é a vulnerabilidade social dos discentes, haja visto que para a maioria dos cursos a evasão dos discentes cotistas envolve discentes vindos de família que tem renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo.pt_BR
dc.description.abstractThe quota policy effectively emerged in Brazil in 2010 at the National Education Conference, in 2010, but was only sanctioned in 2012 (Law nº 12.711) and regulated in the same year (Decree nº 7.824). Through this laws, the reservation of 50% of the total number of places per course at federal universities and institutes was guaranteed for students from public schools with a gross family income equal to or less than one minimum wage per capita and half for students from public schools, but with a family income greater than one and a half minimum wages. This group also includes the minimum percentage corresponding to the sum of mixed-race blacks and indigenous people in the state. The first federal university to implement the quota law was the State University of Rio de Janeiro (UERJ) long before the creation of the quota law. In 2001, UERJ made 50% of places available to public school students. At the Federal University of Triangulo Mineiro (UFTM), the implementation of the quota law took place in 2014. Thus, this study had the general objective of carrying out an analysis of students separated by the form of admission, the types of competition modalities and gender in terms of cut-off scores, the number of entrants, the yield coefficient and the dropout rate of undergraduate engineering courses at UFTM between 2014 and 2021 to understand how affirmative actions are being applied in these courses. The results obtained show that the cutoff score for Civil Engineering was the highest in the period in 2016 (716.00) and for Food Engineering the lowest in 2019 (666.00). Regarding the number of entrants, it was observed that entry through broad competition represents the majority for all courses evaluated and that the prevalent quota among entrants in the analyzed period was quota G04 (candidates who, regardless of income, have completed secondary education in public schools). Taking gender into account, it was observed that there was a prevalence of male entrants in most courses, only in Food Engineering and Chemical Engineering the number of female entrants was higher in the period studied. As for the students' performance coefficient, it was observed that the performance coefficients of students with broad competition are higher for all courses, but there is a great proximity to the coefficients of quota students in all the courses analyzed. And taking into account the dropout flow, it was observed that there are very specific situations, as some courses such as Food Engineering and Electrical Engineering have a greater dropout rate among students with broad competition. The Environmental Engineering and Mechanical Engineering courses have a dropout rate of students with broad competition and similar quota students, with the G04 male quota being the most prevalent (candidates who, regardless of income, have completed secondary education in public schools). The Civil Engineering, Production Engineering and Chemical Engineering courses have a greater dropout rate of quota students, with the G03 quotas being male (self-declared black, brown or indigenous candidates who, regardless of income, have completed secondary education in schools public), G02 female (candidates with gross per capita family income equal to or less than 1.5 minimum wage who have completed high school in public schools) and male and G01 female (self-declared black, mixed race or indigenous candidates, with family income gross per capita equal to or less than 1.5 minimum wage and who have completed secondary education in public schools), respectively the prevailing quotas for these courses. There are many factors related to dropout in higher education, but the lack of minimum knowledge necessary to follow the subjects of engineering courses, especially in the initial periods, in which there are many Mathematics and Natural Sciences subjects, is probably one of the main factors. In addition to this, another factor that is probably linked to evasion in engineering courses at UFTM is the social vulnerability of students, given that for most courses the evasion of quota students involves students coming from families with gross per capita family income equal to or less than 1.5 minimum wage.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE::Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológicapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCotas no ensino superior.pt_BR
dc.subjectAções afirmativas no ensino superior.pt_BR
dc.subjectEngenharias.pt_BR
dc.subjectQuotas in higher education.pt_BR
dc.subjectAffirmative actions in higher education.pt_BR
dc.subjectEngineering.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONALpt_BR
dc.titlePolítica de Cotas na UFTM: uma análise da evasão, desempenho e taxa de matrícula nos cursos de engenhariapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Inovações e Tecnologias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Karen R I Oliveira.pdfDissert Karen R I Oliveira3,96 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.