Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1907
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SILVA, Aiane Mara da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3446955592663111 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | FERREIRA, Cintia Bragheto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5727264135148838 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-06-02T19:44:49Z | - |
dc.date.available | 2023-08-25 | - |
dc.date.available | 2025-06-02T19:44:49Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-25 | - |
dc.identifier.uri | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1907 | - |
dc.description.resumo | O ano de 2019 foi marcado pelo surgimento do SARS-Cov-2, deflagrando a pandemia de COVID-19. Os profissionais de saúde, com destaque para a Enfermagem, ganharam visibilidade. Com a evolução dos casos, observou-se o surgimento de sintomas que persistiam além do cenário agudo da doença, denominados de síndrome pós-COVID-19. Mesmo mostrando-se importante na assistência durante a pandemia, os problemas vivenciados pela Enfermagem se acentuaram, deixando os profissionais mais vulneráveis a problemas resultantes da sobrecarga de trabalho e dimensionamentos inadequados, como ansiedade, insônia, depressão, entre outros. Em face do exposto, percebeu-se a necessidade de realizar estudos que visassem descrever o conhecimento de enfermeiros sobre a Síndrome pós-COVID-19, além de traçar estratégias capazes de auxiliá-los na compreensão e enfrentamento de suas vivências de trabalho durante a pandemia. Para tanto, a presente pesquisa engloba dois estudos de abordagem qualitativa com aporte metodológico do construcionismo social, realizados em uma Unidade de Pronto de Atendimento (UPA24 h) de Minas Gerais. O estudo 1 teve o objetivo de compreender como enfermeiros descrevem os desafios e a construção do conhecimento relacionado ao cuidado prestado a pessoas com síndrome pós-COVID-19. Participaram sete enfermeiras, que responderam a uma entrevista semiestruturada online, gravada. A análise dos dados ocorreu por meio da transcrição das entrevistas, seguida de leitura criteriosa do material e definição de categorias, ancoradas no construcionismo social. O referencial teórico foi composto por um conjunto de autores, que auxiliaram a discussão das categorias construídas para responder aos objetivos do estudo. O estudo 2 se propôs a compreender como recursos baseados no “Ritmos da Vida” podem contribuir para o enfrentamento dos desafios vivenciados por enfermeiros, que atuaram na assistência a pacientes com COVID-19 e síndrome pós-COVID-19. A coleta de dados ocorreu por meio da realização de oficinas adaptadas do “Ritmos da Vida”, no formato remoto e gravadas, e contaram com a participação de quatro enfermeiras. As gravações foram assistidas repetidas vezes e transcritas, e os dados foram analisados fundamentados na metodologia “Ritmos da Vida” e em estudos que abordavam sobre o trabalho durante a pandemia e as Práticas Narrativas Coletivas. Os corpus dos estudos demonstraram que não foram ofertados treinamentos e/ou elaborados protocolos sobre a síndrome pós-COVID, e as enfermeiras construíram seus conhecimentos por meio da busca de atualizações e troca de experiências com os demais profissionais. A oferta de práticas de conversação, por meio do “Ritmos da Vida”, possibilitou o resgate de vivências pessoais, relatos sobre atuação na pandemia de COVID-19, troca de experiências e a externalização de habilidades. Demonstrou-se, assim, a relevância de espaços de conversa ofertados a profissionais de saúde. | pt_BR |
dc.description.abstract | The year 2019 was marked by the emergence of SARS-Cov-2, triggering the COVID-19 pandemic. Health professionals, with emphasis on Nursing, gained prominence. As the cases evolved, it was observed the emergence of symptoms that persisted beyond the acute scenario of the disease, called post-COVID-19 syndrome. Even though it was important in the assistance during the pandemic, the problems experienced by the nursing staff were accentuated, leaving them more vulnerable to problems resulting from work overload and inadequate dimensioning, such as anxiety, insomnia, depression, among others. In view of the above, we realized the need to conduct studies aimed at describing the nurses' knowledge about the post-COVID-19 syndrome, in addition to outlining strategies capable of helping them understand and face their work experiences during the pandemic. To this end, this research includes two qualitative studies with methodological support from social constructionism, conducted in a Emergency Care Unit (UPA-24h) in Minas Gerais. Study 1 aimed to understand how nurses describe the challenges and the construction of knowledge related to the care provided to people with post-COVID-19 syndrome. Seven nurses participated, who answered an online semi-structured recorded interview. Data analysis occurred through the transcription of the interviews, followed by the careful reading of the material and definition of categories, anchored in social constructionism. The theoretical framework was composed of a set of authors who helped the discussion of the categories built to answer the study objectives. Study 2 proposed to understand how resources based on the "Rhythms of Life" can contribute to face the challenges experienced by nurses, who worked with patients with COVID-19 and post-COVID-19 syndrome. Data collection occurred through workshops adapted from the "Rhythms of Life", in remote and recorded format, with the participation of four nurses. The recordings were watched repeatedly and transcribed, and the data were analyzed based on the "Rhythms of Life" methodology and on studies about the work during the pandemic and Collective Narrative Practices. The corpus of the studies showed that no training and/or protocols on the post-COVID syndrome were offered, and the nurses built their knowledge through the search for updates and exchange of experiences with other professionals. The offer of conversation practices, through the "Rhythms of Life", allowed the rescue of personal experiences, reports on action in the pandemic of COVID-19, exchange of experiences and the externalization of skills. Thus, the relevance of conversation spaces offered to health professionals was demonstrated. | pt_BR |
dc.description.abstract | El año 2019 estuvo marcado por la aparición del SARS-Cov-2, que desencadenó la pandemia COVID-19. Los profesionales de la salud, con énfasis en Enfermería, ganaron protagonismo. Con la evolución de los casos, se observó la aparición de síntomas que persistían más allá del escenario agudo de la enfermedad, denominado síndrome post-COVID-19. Aunque fue importante en la asistencia durante la pandemia, los problemas vividos por la Enfermería se acentuaron, dejando a los profesionales más vulnerables a problemas derivados de la sobrecarga de trabajo y del dimensionamiento inadecuado, como ansiedad, insomnio, depresión, entre otros. Teniendo en cuenta lo anterior, nos dimos cuenta de la necesidad de llevar a cabo estudios destinados a describir el conocimiento de las enfermeras sobre el síndrome post-COVID-19, además de delinear estrategias capaces de ayudarlas a comprender y hacer frente a sus experiencias de trabajo durante la pandemia. Para ello, esta investigación incluye dos estudios cualitativos con apoyo metodológico del construccionismo social, realizados en una Unidad de Atención de Emergencia (UPA-24h) en Minas Gerais. El estudio 1 tenía como objetivo comprender cómo describen las enfermeras los retos y la construcción de conocimientos relacionados con los cuidados prestados a las personas con síndrome post-COVID-19. Participaron siete enfermeras, que respondieron a una entrevista grabada semiestructurada en línea. El análisis de los datos ocurrió a través de la transcripción de las entrevistas, seguida de la lectura cuidadosa del material y definición de categorías, ancladas en el construccionismo social. El marco teórico estuvo compuesto por un conjunto de autores que ayudaron a discutir las categorías construidas para cumplir los objetivos del estudio. El Estudio 2 se propuso comprender cómo los recursos basados en los "Ritmos de Vida" pueden contribuir a afrontar los retos experimentados por las enfermeras, que trabajaron con pacientes con COVID-19 y síndrome post-COVID-19. La recogida de datos se realizó a través de talleres adaptados de los "Ritmos de Vida", en formato remoto y grabado, con la participación de cuatro enfermeras. Las grabaciones fueron vistas repetidamente y transcritas, y los datos fueron analizados con base en la metodología "Ritmos de Vida" y en estudios sobre el trabajo durante la pandemia y Prácticas Narrativas Colectivas. El corpus de los estudios mostró que no se ofrecía formación y/o protocolos sobre el síndrome post-COVID, y las enfermeras construyeron su conocimiento mediante la búsqueda de actualizaciones y el intercambio de experiencias con otros profesionales. La oferta de prácticas de conversación, a través de los "Ritmos de Vida", permitió el rescate de vivencias personales, relatos de actuación en la pandemia de COVID-19, intercambio de experiencias y la exteriorización de habilidades. Así, se demostró la relevancia de los espacios de conversación ofrecidos a los profesionales de la salud. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Triângulo Mineiro | pt_BR |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFTM | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pandemias. | pt_BR |
dc.subject | COVID-19. | pt_BR |
dc.subject | Síndrome pós-COVID-19 aguda. | pt_BR |
dc.subject | Artes. | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem. | pt_BR |
dc.subject | Pandemics. | pt_BR |
dc.subject | COVID-19. | pt_BR |
dc.subject | Post-Acute COVID-19 Syndrome. | pt_BR |
dc.subject | Art. | pt_BR |
dc.subject | Nursing. | pt_BR |
dc.subject | Pandemias. | pt_BR |
dc.subject | COVID-19. | pt_BR |
dc.subject | Síndrome Post Agudo de COVID-19. . | pt_BR |
dc.subject | Arte. | pt_BR |
dc.subject | Enfermería. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.title | Rastros da covid-19: desafios, conhecimentos e habilidades de enfermeiras da linha de frente | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Aiane M Silva.pdf | Dissert Aiane M Silva | 3,55 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.