Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação em Psicologia
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dc.creatorSOUZA, Daniel Alberto Assis-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1665979313699400pt_BR
dc.contributor.advisor1ALBUQUERQUE, Paloma Pegolo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6930633065111660pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-03T18:54:12Z-
dc.date.available2024-08-19-
dc.date.available2025-06-03T18:54:12Z-
dc.date.issued2024-08-19-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1913-
dc.description.resumoA Psicologia Positiva é um movimento que surgiu com o objetivo de destacar as forças, virtudes e qualidades do indivíduo. No contexto esportivo, ela pode ser aplicada focando no desenvolvimento do sujeito e no fortalecimento de suas qualidades positivas para melhorar o desempenho esportivo e a qualidade de vida. O esporte competitivo atualmente impõe demandas significativas de alto desempenho, criando condições de trabalho desafiadoras. Diante disso, é essencial que o atleta desenvolva certas forças, virtudes e qualidades positivas, tais como as estudadas pela Psicologia Positiva, como a autoeficácia, a autoestima e o bem-estar subjetivo. A presente dissertação de mestrado teve o objetivo de investigar a produção acadêmica sobre a autoeficácia, a autoestima e o bem-estar subjetivo em atletas competitivos; e avaliar os níveis de tais construtos em nestes atletas, verificando também se há associação destas variáveis entre si e com variáveis sociodemográficas e contextuais. Para atingir tais objetivos, a dissertação foi composta por quatro estudos distintos. O Estudo 1 teve como objetivo caracterizar estudos sobre autoeficácia em atletas competitivos por meio de uma revisão integrativa de literatura. Os principais temas abordados pela literatura foram a relação entre autoeficácia e desempenho esportivo, repertório de habilidades no esporte, uso do autodiálogo, lesões esportivas e outras variáveis psicológicas. A autoeficácia esteve ligada ao desempenho esportivo e ao bem-estar psicológico dos atletas. O Estudo 2 objetivou apresentar, por meio de uma revisão integrativa da literatura, o que foi produzido na literatura científica acerca da autoestima em atletas competitivos. Os resultados apontaram que a autoestima pode sofrer influência das exigências e pressões enfrentadas pelo atleta, da cor de sua pele, do seu sexo, do fato de ter uma deficiência física e da modalidade praticada. O Estudo 3 objetivou caracterizar estudos científicos sobre bem-estar subjetivo em atletas competitivos por meio de uma revisão integrativa de literatura. O bem-estar subjetivo esteve relacionado com a prevenção de lesões, a gestão de emoções e o suporte social. O Estudo 4 teve como objetivo investigar os níveis de autoeficácia, autoestima e bem-estar subjetivo de atletas competitivos, bem como as associações entre essas variáveis, e delas com outras variáveis sociodemográficas e contextuais. Participaram 95 atletas competitivos brasileiros, sendo 83 homens e 12 mulheres, com média de idade de 25,88 anos (desvio padrão = 9,3), praticantes das seguintes modalidades: badminton, basquetebol, futebol, futsal, handebol, jiu-jitsu, judô, mountain bike, natação, tênis de mesa e voleibol. Os resultados mostraram que a maioria dos atletas apresentou níveis de autoeficácia, autoestima e afetos positivos iguais ou superiores à média populacional, e níveis de afetos negativos inferiores à média populacional. Foram encontradas associações estatísticas significativas entre autoeficácia, autoestima e bem-estar subjetivo. A escolaridade também se mostrou associada estatisticamente à autoestima e aos afetos positivos. Os achados da dissertação indicam que intervenções específicas e programas de treinamento psicológico podem ser essenciais para avaliar e fortalecer essas variáveis e melhorar a qualidade de vida dos atletas, algo que pode ser desenvolvido por futuros pesquisadores da área. Foi apontada também a necessidade de mais estudos do contexto brasileiro para preencher lacunas na literatura. Futuras investigações podem também buscar amostras de diferentes contextos culturais e esportivos, e utilizar diferentes metodologias, como as qualitativas, e as longitudinais. Foi possível destacar o ineditismo da presente dissertação, ao integrar os construtos estudados no contexto do esporte competitivo. Os achados da dissertação reforçaram a importância contínua de apoio no esporte ao atleta competitivo, destacando o papel significativo das pesquisas na produção de conhecimentos e na tradução de seus achados em práticas concretas para melhorar a saúde, qualidade de vida e desempenho dos atletas.pt_BR
dc.description.abstractPositive Psychology is a movement that emerged with the aim of highlighting the individual's strengths, virtues, and qualities. In the sports context, it can be applied by focusing on the development of the individual and the strengthening of their positive qualities to improve sports performance and quality of life. Competitive sports today impose significant demands for high performance, creating challenging working conditions. Therefore, it is essential for athletes to develop certain strengths, virtues, and positive qualities, such as those studied by Positive Psychology, like self-efficacy, self-esteem, and subjective well-being. The present master's dissertation aimed to investigate the academic production on self-efficacy, self-esteem, and subjective well-being in competitive athletes; and to evaluate the levels of these constructs in these athletes, also verifying whether there is an association of these variables with each other and with sociodemographic and contextual variables. To achieve these objectives, the dissertation comprised four distinct studies. Study 1 aimed to characterize studies on self-efficacy in competitive athletes through an integrative literature review. The main themes addressed by the literature were the relationship between self-efficacy and sports performance, repertoire of skills in sports, use of self-talk, sports injuries, and other psychological variables. Self-efficacy was linked to athletes' sports performance and psychological well-being. Study 2 aimed to present, through an integrative literature review, what has been produced in the scientific literature about self-esteem in competitive athletes. The results indicated that self-esteem could be influenced by the demands and pressures experienced by athletes, their skin color, sex, physical disability, and the type of sport practiced. Study 3 aimed to characterize scientific studies on subjective well-being in competitive athletes through an integrative literature review. Subjective well-being was related to injury prevention, emotion management, and social support. Study 4 aimed to investigate the levels of self-efficacy, self-esteem, and subjective well-being of competitive athletes, as well as the associations between these variables and with other sociodemographic and contextual variables. A total of 95 Brazilian competitive athletes participated, including 83 men and 12 women, with an average age of 25.88 years (standard deviation = 9.3). They practiced the following sports: badminton, basketball, soccer, futsal, handball, jiu-jitsu, judo, mountain biking, swimming, table tennis, and volleyball. The results showed that most athletes presented levels of self-efficacy, self-esteem, and positive affects equal to or higher than the population average, and levels of negative affects lower than the population average. Significant statistical associations were found between self-efficacy, self-esteem, and subjective well-being. Education level was also statistically associated with self-esteem and positive affects. The dissertation's findings indicate that specific interventions and psychological training programs may be essential to assess and strengthen these variables and improve athletes' quality of life, something that future researchers in the field can develop. The need for more studies in the Brazilian context was also pointed out to fill gaps in the literature. Future investigations can also seek samples from different cultural and sports contexts and use different methodologies, such as qualitative and longitudinal ones. The novelty of this dissertation was highlighted by integrating the studied constructs within the context of competitive sports. The dissertation's findings reinforced the ongoing importance of support in sports for competitive athletes, highlighting the significant role of research in producing knowledge and translating its findings into concrete practices to improve athletes' health, quality of life, and performance.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutoeficácia.pt_BR
dc.subjectAutoimagem.pt_BR
dc.subjectBem-estar subjetivo.pt_BR
dc.subjectAtletas de alto rendimento.pt_BR
dc.subjectPsicologia e Saúde.pt_BR
dc.subjectSelf-efficacy.pt_BR
dc.subjectSelf-esteem.pt_BR
dc.subjectSubjective well-being.pt_BR
dc.subjectHigh-performance athletes.pt_BR
dc.subjectPsychology and Health.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleRelações entre autoeficácia, autoestima e bem-estar subjetivo em atletas competitivospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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