Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Inovações e Tecnologias
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dc.creatorGONÇALVES, Bruno Theodoro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8868481411963122pt_BR
dc.contributor.advisor1MALPASS, Ana Claudia Granato-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0584086832551726pt_BR
dc.contributor.advisor-co1CINTRA, Marinagela Torreglosa Ruiz-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5420819970399848pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-14T21:00:55Z-
dc.date.available2024-12-09-
dc.date.available2025-07-14T21:00:55Z-
dc.date.issued2024-12-09-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1951-
dc.description.resumoSegundo o site do Ministério da Educação (MEC), o aproveitamento de estudos realizados por alunos em processos de transferência, matrícula de graduandos, entre outros, são de estrita competência das Instituições de Ensino Superior (IES). Devem levar em consideração a equivalência dos conteúdos e objetivos das disciplinas, avaliados via carga horária e condições de ofertas. Em meio às competências das IES, essa dissertação tem como objetivo a análise quantitativa e descritiva de solicitações de aproveitamento de estudos dos componentes curriculares de estudantes nas Universidade Federais do país. A metodologia envolveu análise quantitativa, sobretudo na quantidade dos pedidos de aproveitamento nos últimos cinco anos, quantidade de pedidos deferidos e indeferidos e, quantos desses requerimentos são encaminhados aos órgãos colegiados. Envolveu, ainda, pesquisa descritiva, pois descreve acerca do procedimento de pedido dos aproveitamentos de estudos nas universidades estudadas. O levantamento de dados foi realizado na Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação - Site Fala.BR. A análise desses dados mostrou baixa adesão das Universidades Federais à pesquisa, possivelmente devido ao desinteresse pelo tema ou à ausência de gestão adequada dos dados solicitados, com 37 Universidades Federais (ou 53,62%) que levantaram o quantitativo de aproveitamentos no quinquênio. Apesar disso, constatou-se elevado número de pedidos de aproveitamento de estudos nos últimos cinco anos, com algumas instituições registrando mais de 100 mil solicitações, e a maioria ainda utilizando processos físicos para essas requisições. Quanto ao deferimento, somente 13 instituições responderam, com 12 favorecendo mais deferimentos que indeferimentos, e o encaminhamento de pedidos indeferidos a órgãos colegiados mostrou-se ineficaz. Além disso, apenas 20,29% das universidades possuem disciplinas com carga horária de extensão e realizam o seu aproveitamento, descumprindo o prazo de implantação de até três anos, contabilizados da homologação da Resolução da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE/CES) nº 7, de 18 de dezembro de 2018, prorrogado por mais 1 (um) ano pela Resolução CNE/CES nº 1, de 29 de dezembro de 2020, devido à COVID-19 (Conselho Nacional de Educação, 2018, 2020). Dessa forma, o estudo enfatiza a importância do aproveitamento de estudos como direito dos alunos, responsabilidade das instituições e benefício econômico, social e educacional para todos os envolvidos.pt_BR
dc.description.abstractAccording to the website of the Brazilian Ministry of Education (MEC), the use of studies taken by students in transfer processes, enrolment of undergraduates, among others, is strictly the responsibility of the Higher Education Institutions (HEIs). They must take into account the equivalence of the content and objectives of the subjects, assessed via workload and conditions of offer. Within the remit of the HEIs, this dissertation is to carry out a quantitative and descriptive analysis of student requests for the use of curricular components at the Brazilian federal universities. The methodology involved quantitative analysis, especially of the number of requests for use of curricular components in the last five years, the number of requests granted and rejected, and how many of these requests were forwarded to the collegiate bodies. It also involved descriptive research, as it describes the procedure for applying for study permits at the universities studied. The data was collected using the Integrated Platform for Ombudsman and Access to Information - Fala.BR website. The analysis of this data showed that the federal universities' adherence to the survey was low, possibly due to a lack of interest in the subject or the absence of proper management of the requested data, with 37 federal universities (or 53.62%) having collected the number of studies permits in the five-year period. Despite this, there has been a high number of requests for the use of studies in the last five years, with some institutions registering more than 100,000 requests, and the majority still using physical processes for these requests. As for approval, only 13 institutions responded, with 12 favoring more approvals than rejections, and the referral of rejected requests to collegiate bodies proved to be ineffective. In addition, only 20.29% of universities have subjects with an extension workload and make use of them, failing to comply with the implementation deadline of up to three years, counted from the approval of Higher Education Chamber of the National Education Council (CNE/CES) Resolution No. 7, of December 18, 2018, extended for another 1 (one) year by CNE/CES Resolution No. 1, of December 29, 2020, due to COVID-19 (National Education Council, 2018, 2020). In this way, the study emphasizes the importance of the use of studies as a right of students, a responsibility of institutions and an economic, social and educational benefit for all involved.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE::Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológicapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAproveitamento de estudos.pt_BR
dc.subjectUniversidades Federais do Brasil.pt_BR
dc.subjectCarga horária de extensão.pt_BR
dc.subjectTransferência e matrícula de graduandos.pt_BR
dc.subjectUse of studies.pt_BR
dc.subjectFederal Universities of Brazil.pt_BR
dc.subjectExtension workload.pt_BR
dc.subjectTransfer and enrollment of undergraduates.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleAvaliação sobre o aproveitamento de estudos de discentes nas Universidades Federais do Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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