Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Inovações e Tecnologias
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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação sobre o aproveitamento de estudos de discentes nas Universidades Federais do Brasil
Autor(es): GONÇALVES, Bruno Theodoro
Primeiro Orientador: MALPASS, Ana Claudia Granato
metadata.dc.contributor.advisor-co1: CINTRA, Marinagela Torreglosa Ruiz
Resumo: Segundo o site do Ministério da Educação (MEC), o aproveitamento de estudos realizados por alunos em processos de transferência, matrícula de graduandos, entre outros, são de estrita competência das Instituições de Ensino Superior (IES). Devem levar em consideração a equivalência dos conteúdos e objetivos das disciplinas, avaliados via carga horária e condições de ofertas. Em meio às competências das IES, essa dissertação tem como objetivo a análise quantitativa e descritiva de solicitações de aproveitamento de estudos dos componentes curriculares de estudantes nas Universidade Federais do país. A metodologia envolveu análise quantitativa, sobretudo na quantidade dos pedidos de aproveitamento nos últimos cinco anos, quantidade de pedidos deferidos e indeferidos e, quantos desses requerimentos são encaminhados aos órgãos colegiados. Envolveu, ainda, pesquisa descritiva, pois descreve acerca do procedimento de pedido dos aproveitamentos de estudos nas universidades estudadas. O levantamento de dados foi realizado na Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação - Site Fala.BR. A análise desses dados mostrou baixa adesão das Universidades Federais à pesquisa, possivelmente devido ao desinteresse pelo tema ou à ausência de gestão adequada dos dados solicitados, com 37 Universidades Federais (ou 53,62%) que levantaram o quantitativo de aproveitamentos no quinquênio. Apesar disso, constatou-se elevado número de pedidos de aproveitamento de estudos nos últimos cinco anos, com algumas instituições registrando mais de 100 mil solicitações, e a maioria ainda utilizando processos físicos para essas requisições. Quanto ao deferimento, somente 13 instituições responderam, com 12 favorecendo mais deferimentos que indeferimentos, e o encaminhamento de pedidos indeferidos a órgãos colegiados mostrou-se ineficaz. Além disso, apenas 20,29% das universidades possuem disciplinas com carga horária de extensão e realizam o seu aproveitamento, descumprindo o prazo de implantação de até três anos, contabilizados da homologação da Resolução da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE/CES) nº 7, de 18 de dezembro de 2018, prorrogado por mais 1 (um) ano pela Resolução CNE/CES nº 1, de 29 de dezembro de 2020, devido à COVID-19 (Conselho Nacional de Educação, 2018, 2020). Dessa forma, o estudo enfatiza a importância do aproveitamento de estudos como direito dos alunos, responsabilidade das instituições e benefício econômico, social e educacional para todos os envolvidos.
Abstract: According to the website of the Brazilian Ministry of Education (MEC), the use of studies taken by students in transfer processes, enrolment of undergraduates, among others, is strictly the responsibility of the Higher Education Institutions (HEIs). They must take into account the equivalence of the content and objectives of the subjects, assessed via workload and conditions of offer. Within the remit of the HEIs, this dissertation is to carry out a quantitative and descriptive analysis of student requests for the use of curricular components at the Brazilian federal universities. The methodology involved quantitative analysis, especially of the number of requests for use of curricular components in the last five years, the number of requests granted and rejected, and how many of these requests were forwarded to the collegiate bodies. It also involved descriptive research, as it describes the procedure for applying for study permits at the universities studied. The data was collected using the Integrated Platform for Ombudsman and Access to Information - Fala.BR website. The analysis of this data showed that the federal universities' adherence to the survey was low, possibly due to a lack of interest in the subject or the absence of proper management of the requested data, with 37 federal universities (or 53.62%) having collected the number of studies permits in the five-year period. Despite this, there has been a high number of requests for the use of studies in the last five years, with some institutions registering more than 100,000 requests, and the majority still using physical processes for these requests. As for approval, only 13 institutions responded, with 12 favoring more approvals than rejections, and the referral of rejected requests to collegiate bodies proved to be ineffective. In addition, only 20.29% of universities have subjects with an extension workload and make use of them, failing to comply with the implementation deadline of up to three years, counted from the approval of Higher Education Chamber of the National Education Council (CNE/CES) Resolution No. 7, of December 18, 2018, extended for another 1 (one) year by CNE/CES Resolution No. 1, of December 29, 2020, due to COVID-19 (National Education Council, 2018, 2020). In this way, the study emphasizes the importance of the use of studies as a right of students, a responsibility of institutions and an economic, social and educational benefit for all involved.
Palavras-chave: Aproveitamento de estudos.
Universidades Federais do Brasil.
Carga horária de extensão.
Transferência e matrícula de graduandos.
Use of studies.
Federal Universities of Brazil.
Extension workload.
Transfer and enrollment of undergraduates.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE::Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1951
Data do documento: 9-Dez-2024
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