Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/2044
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | MORAIS, Kissyhosan Urbanski | - |
dc.creator.ID | 11214469655 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9859496692273456 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | PATRIZZI, Lislei Jorge | - |
dc.contributor.advisor1ID | 19510854859 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7495633886796120 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-09-09T16:41:05Z | - |
dc.date.available | 2022-07-19 | - |
dc.date.available | 2025-09-09T16:41:05Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-19 | - |
dc.identifier.uri | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/2044 | - |
dc.description.resumo | Altos índices de Doenças Crônicas Não Transmissíveis estão sendo identificados entre professores da Educação Básica. Esses profissionais enfrentam inúmeros desafios no seu dia a dia e, com pandemia de COVID-19, esses se tornaram ainda maiores, podendo comprometer seu estilo de vida e a saúde mental, favorecendo comportamentos não saudáveis que afetam diretamente a saúde. Diante disso, objetivou-se desenvolver dois artigos com o intuito de, a priori, buscar na literatura informações sobre o estilo de vida dos professores na educação básica e avaliar o estilo de vida e a saúde mental dos professores da educação básica de Uberaba – MG e região, durante o distanciamento social estabelecido em função da COVID-19. O primeiro artigo é uma revisão integrativa da literatura com busca nas fontes de informações US National Library of Medicine National Institutes Database Search of Health, Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Embase e Cochrane, no período entre 2016 a junho de 2021, usando estratégias sensibilizadas. Os termos foram selecionados no Descritores em Ciências da Saúde e Medical Subject Headings “Professores Escolares”, “Estilo de Vida” e ou “Estilo de Vida Saudável”. A revisão resultou em oito artigos que demonstraram um alto percentual de Doenças Crônicas não Transmissíveis, Índice de Massa Corporal na faixa de sobrepeso e obesidade, inatividade física, alimentação inadequada, má qualidade do sono, além de altos níveis de síndrome de Burnout. A revisão demonstrou que os professores apresentam um estilo de vida inadequado. O segundo artigo, trata-se de um estudo transversal realizado com professores da Educação Básica que atuam nas escolas cadastradas na superintendência regional de ensino de Uberaba e na Secretaria Municipal da Educação de Uberaba - Minas Gerais, no período de agosto de 2020 a dezembro de 2021. O estudo foi realizado com 266 professores e identificou uma prevalência de participantes do sexo feminino (92,1%), com idade média de 44,22 (DP = 8,57) anos, que vivem com companheiro (a) (60,5%) e com pós-graduação lato sensu e/ou stricto sensu (67.7%). Em relação ao estilo de vida, 46,6% foram classificados com boa adesão aos hábitos saudáveis. Mesmo o estilo de vida sendo classificado como “bom”, os participantes apresentaram 47,8% de até duas doenças, e 36,2% mais de três doenças diagnosticadas. O estudo permite concluir também que dentre os oito domínios avaliados neste estudo, o domínio “Confiança em Deus” é o mais praticado, seguido pelos domínios sol e ar. Os maiores índices de saúde mental estão associados com o descanso e a temperança, sendo observado maior comprometimento no sexo feminino, no entanto, a maioria (56%) dos professores são suscetíveis a ter um sofrimento mental leve. Salientamos que, essas informações são úteis para a condução de novas pesquisas e para a orientações direcionadas ao estilo de vida e saúde dos professores da Educação Básica. | pt_BR |
dc.description.abstract | High rates of Non-Communicable Chronic Diseases are being identified among Basic Education teachers. Education professionals face numerous challenges in their daily lives and with the COVID-19 pandemic, these challenges have become even greater and can compromise the lifestyle and mental health of teachers, favoring unhealthy behaviors that directly affect the health of these professionals. Therefore, the objective was to develop two articles with the aim of, a priori, searching the literature for information about the lifestyle of teachers in basic education and evaluating the lifestyle and mental health of teachers of basic education in Uberaba - MG. and region, during the social distancing established due to COVID-19. The first article is an integrative literature review with a search in information sources US National Library of Medicine National Institutes Database Search of Health, Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences, Embase and Cochrane, with articles published between 2016 and June 2021, using sensitized strategies, the terms were selected in the Decs- Descriptors in Health Sciences and Medical Subject Headings “School Teachers”, “Lifestyle” and or “Healthy Lifestyle”. The review resulted in eight articles that demonstrated a high percentage of Chronic Non-Communicable Diseases, Body Mass Index in the overweight and obesity range, physical inactivity, inadequate diet, poor sleep quality, in addition to high levels of Burnout syndrome. The review showed that teachers have an inadequate lifestyle. The second article is a cross-sectional study carried out with Basic Education teachers who work in schools registered in the regional superintendence of education in Uberaba and in the Municipal Education Department of Uberaba - Minas Gerais, from August 2020 to December 2021. The study was carried out with 266 teachers and identified a prevalence of female participants (92.1%), with a mean age of 44.22 (SD = 8.57) years, living with a partner (60 .5%) and with a lato sensu and/or stricto sensu postgraduate degree (67.7%). Regarding lifestyle, 46.6% were classified as having good adherence to healthy habits. Even the lifestyle being classified as "good", the participants had 47.8% of up to 2 diseases, and 36.2% more than 3 diseases diagnosed, so women are more susceptible to mental suffering. The study also allows us to conclude that among the eight domains evaluated in this study, the domain “Trust in God” is the most practiced, followed by the sun and air domains. The highest rates of mental health are associated with rest and temperance, with greater commitment being observed in females, however, the majority (56%) of teachers are susceptible to having mild mental suffering. We emphasize that this information is useful for conducting new research and for guidance aimed at the lifestyle and health of Basic Education teachers. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Triângulo Mineiro | pt_BR |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFTM | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Saúde mental. | pt_BR |
dc.subject | Estilo de vida. | pt_BR |
dc.subject | Professores escolares. | pt_BR |
dc.subject | Healthy habits. | pt_BR |
dc.subject | Lifestyle. | pt_BR |
dc.subject | Teachers. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | . | pt_BR |
dc.title | Saúde mental e estilo de vida dos professores da educação básica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSET KISSYHOSAN U MORAIS.pdf | DISSET KISSYHOSAN U MORAIS | 563,24 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.