Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
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dc.creatorCONTI, Andreia Maria Merxam-
dc.creator.ID25897838844por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2738479514621047por
dc.contributor.advisor1BARBOSA, Marinalva Vieira-
dc.contributor.advisor1ID38641020225por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8103443442362053por
dc.date.accessioned2021-04-14T18:44:17Z-
dc.date.issued2020-02-27-
dc.identifier.citationCONTI, Andreia Maria Merxam. A escrita e reescrita de texto argumentativo no 9 ano do ensino fundamental II de uma escola pública em Serrana-SP. 2020. 158f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2020.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/1019-
dc.description.resumoEsta pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), na Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, campus Uberaba/ MG, buscou investigar (e expor uma reflexão sobre os resultados obtidos), a partir das produções textuais dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública de Serrana – SP, realizadas por meio da aplicação de uma atividade didática para ensino da leitura e escrita de textos argumentativos, as razões pelas quais esses alunos enfrentam dificuldades para produzir textos argumentativos que progridam tematicamente e contenham um posicionamento crítico, coeso e coerente, em relação ao tema. Esta pesquisa integra um projeto maior, intitulado “Leitura e escrita no Brasil, Honduras, Angola e Chile: formação na universidade contemporânea e (re) produção de conhecimento”1. Para tanto, tem como base teórica as concepções de Bakhtin (2011) acerca da língua, da linguagem e do sujeito, de Geraldi (2006; 2013) sobre as condições necessárias à produção de texto (ter o que dizer, para quem dizer e razões para dizer), de Koch; Elias (2017) sobre as estratégias para produzir textos argumentativos, de Costa Val (2016) e Antunes (2017) sobre textualidade, de Antunes (2006) sobre avaliação da produção textual e de Ruiz (2015) sobre os tipos de correções nas redações dos alunos. A turma em questão participou de atividades de leitura e escrita envolvendo temas distintos: violência contra a mulher: feminicídio no Brasil e liberdade de expressão X discurso de ódio no ambiente virtual. Constitui como corpus de análise sete textos relacionados ao primeiro tema, e nove ao segundo, além de dois textos reescritos em 2019 provenientes da atividade diagnóstica realizada em 2018. Os resultados das produções apontam que a leitura de textos motivadores variados (charges, artigos de opinião, leis, depoimentos), as atividades didáticas desenvolvidas e, principalmente, a atividade de intervenção com a reescrita por meio do diálogo, possibilitaram melhorias nas produções textuais dos alunos e deram suporte para a elaboração e circulação (dentro e fora da escola) dos textos produzidos por eles.por
dc.description.abstractEste estudio científico, desarrollado en el ámbito del Programa de Maestría Profesional en Letras (PROFLETRAS), en la Universidad Federal del Triángulo Mineiro – UFTM, Campus Uberaba/MG, buscó investigar (y exponer una reflexión acerca de los resultados obtenidos), a partir de las composiciones de los alumnos del 9º año de la Enseñanza Fundamental II de una escuela pública en Serrana – SP, realizadas a través de la aplicación de una actividad didáctica para enseñanza de la lectura y escrita de textos argumentativos, razones por las cuales estos alumnos se retan para producir textos argumentativos que avancen temáticamente y contengan un posicionamiento crítico, cohesivo y coherente, en relación al tema. Es importante aclarar que esta investigación forma parte de un proyecto mayor titulado “Lectura y escritura en Brasil, Honduras, Angola y Chile: capacitación en la universidad contemporánea y (re) producción de conocimiento.”1 Para tal, se tiene como base teórica las concepciones de Bakhtin (2011) acerca de la lengua, del lenguaje y del sujeto, de Geraldi (2006; 2013) sobre las condiciones necesarias a la composición (tener lo que decir, para quien y las razones para hacerlo), de Koch; Elias (2017) sobre las estrategias para componer textos argumentativos, de Costa Val (2016) y Antunes (2017) sobre textualidad, de Antunes (2006) sobre evaluación de composiciones y de Ruiz (2015) sobre los tipos de correcciones en las composiciones de los alumnos. El referido grupo participó de actividades de lectura y escrita abarcando temas distintos: violencia en contra las mujeres: feminicidio en Brasil y libertad de expresión X discurso de odio en el ambiente virtual. Se constituye como corpus de análisis siete textos relacionados al primer tema, y nueve al segundo, además de dos textos reescritos en 2019 provenientes de una actividad diagnóstica realizada en 2018. Los resultados de las composiciones indican que las lecturas de textos motivadores variados (viñeta, artículos de opinión, leyes, declaraciones), las actividades didácticas desarrolladas y, principalmente, la actividad de intervención con la reescrita por medio del diálogo, posibilitaron mejoras en las composiciones de los alumnos y les dieron soporte para elaboración y circulación (dentro y fuera de la escuela) de los textos producidos por ellos.spa
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.uftm.edu.br/retrieve/6974/Dissert%20Andreia%20M%20M%20Conti.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFTMpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacionalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEscrita.por
dc.subjectReescrita.por
dc.subjectArgumentação.por
dc.subjectTextualidade.por
dc.subjectEscrita.spa
dc.subjectReescrita.spa
dc.subjectArgumentación.spa
dc.subjectTextualidad.spa
dc.subject.cnpqLetraspor
dc.titleA escrita e reescrita de texto argumentativo no 9 ano do ensino fundamental II de uma escola pública em Serrana-SPpor
dc.typeDissertaçãopor
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