Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/1021
Tipo: | Dissertação |
Título: | Um novo olhar para a leitura de romances pelos alunos do 6 ano do ensino fundamental em uma escola pública de Patos de Minas - MG |
Autor(es): | BORGES, Janderson da Silva |
Primeiro Orientador: | KARWOSKI, Acir Mário |
Resumo: | Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa-ação cujos principais aspectos são beneficiar os participantes por meio de processos educacionais inovadores a fim de transformar as metodologias educacionais tornando, assim, educandos mais participativos e interagindo melhor com os processos de ensino-aprendizagem. A pesquisa teve como objetivo buscar estratégias para melhorar o processo de leitura de romances por alunos do 6.º ano do Ensino Fundamental II e a produção de história em quadrinhos (HQ) em ambiente digital, através da retextualização proposta por Dell’Isola (2007). Utilizamos também como referencial teórico Bakhtin (2010), Iser (1996), Chartier (1998), Colomer (2007), Marcuschi (2008) dentre outros. Para a leitura da obra O menino do dedo verde, de Maurice Druon, realizamos diversificadas atividades tais como oficinas de leitura na praça, piquenique literário, diário literário, pintura em tela, plantio de mudas e criação de HQ como forma de incentivar a leitura e a produção de textos dos alunos. Ressaltamos que a interdisciplinaridade com as disciplinas Ciências e Matemática colaboraram para que as oficinas realizadas pudessem ter o êxito esperado. Oficinas em ambientes externos, saindo dos espaços comuns da escola, foram as que os alunos apresentaram um maior interesse pela leitura literária e também a realização de atividades de produção textual, a partir da retextualização, em ambiente virtual. Por fim, constatamos que colocar os alunos como protagonistas das atividades com a mediação do professor é uma forma de promover a formação de leitores literários nos anos finais da educação básica para que possam se tornar leitores autônomos. Além de propor atividades que envolvem outras disciplinas mostraram que os resultados esperados para estudantes nos anos finais do ensino fundamental, não é exclusivo dos professores de língua portuguesa, pois as outras disciplinas trabalham também com leituras. |
Abstract: | This work is characterized as an action research whose main aspects are to benefit participants through innovative educational processes in order to transform educational methodologies thus making students more participative and interacting better with teaching-learning processes. The research aimed to find strategies to improve the process of reading novels by students of the 6th grade of Elementary School II and the production of comics books (HQ) in digital environment, through the retextualization proposed by Dell'Isola (2007). We also use as theoretical reference Bakhtin (2010), Iser (1996), Chartier (1998), Colomer (2007), Marcuschi (2008) among others. For the reading of Maurice Druon’s The Boy of the Green Finger, we carry out various activities such as reading workshops in the square, literary picnic, literary diary, painting on canvas, planting seedlings and creating comics as a way to encourage reading and the production of students' texts. We emphasize that interdisciplinary with the disciplines Science and Mathematics collaborated so that the workshops held could have the expected success. Workshops in external environments, leaving the common spaces of the school, were the ones that the students showed a greater interest in literary reading and the realization of textual production activities, from the retextualization in virtual environment. Finally, we find that placing students as protagonists of activities with teacher mediation is a way to promote the formation of literary readers in the final years of basic education so that they can become autonomous readers. In addition to proposing activities involving other disciplines showed that the expected results for students in the final years of elementary school, is not exclusive to Portuguese language teachers, because the other subjects also work with readings. |
Palavras-chave: | Leitura literária. Retextualização. História em quadrinhos. Literary reading. Retextualization. Comic book. |
CNPq: | Letras |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional |
Citação: | BORGES, Janderson da Silva. Um novo olhar para a leitura de romances pelos alunos do 6 ano do ensino fundamental em uma escola pública de Patos de Minas - MG. 2020. 115f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/1021 |
Data do documento: | 5-Fev-2020 |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Janderson S Borges.pdf | Dissert Janderson S Borges | 5,77 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons