Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/1062
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | PEREIRA, Bianca Carolina | - |
dc.creator.ID | 03155596678 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2420201733321637 | por |
dc.contributor.advisor1 | COSTA, Carla Regina | - |
dc.contributor.advisor1ID | 29366140823 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0088443679133064 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | ALVES, Evandro Roberto | - |
dc.contributor.advisor-co1ID | 16064077832 | por |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7142325592005603 | por |
dc.date.accessioned | 2022-01-14T16:01:40Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-27 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Bianca Carolina. Proposta de uma atividade prática investigativa de química orgânica para o ensino médio. 2021. 167f. Dissertação (Mestrado em Química) - Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2021. | por |
dc.identifier.uri | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/1062 | - |
dc.description.resumo | O ensino de Química deve possibilitar aos estudantes de Ensino Médio uma compreensão abrangente e integrada das transformações químicas que ocorrem no mundo físico. Para isso, é necessário priorizar o processo de ensino-aprendizagem de forma contextualizada, problematizadora e dialógica, estimulando o raciocínio dos estudantes e fazendo com que percebam a importância da Química no contexto social. Como a Química é uma ciência essencialmente experimental, a experimentação pode ser utilizada como forma de motivar os estudantes para o aprendizado dos conteúdos desta disciplina, embora nem sempre seja fácil promovê- la devido à inexistência ou precariedade de laboratórios no ambiente escolar. As atividades experimentais nas aulas de Química podem ser organizadas e propostas com diferentes objetivos e, embora todas possam ser válidas, a escolha de um tipo específico dependerá, principalmente, dos objetivos que se pretende alcançar. Atividades práticas investigativas devem ter algum significado para o estudante, evitando a realização da “prática pela prática”. Apesar deste tipo de atividade não ser fácil de ser planejada, proporciona notável desenvolvimento dos estudantes que têm papel ativo no processo ensino-aprendizagem. Esse trabalho teve como objetivo elaborar e aplicar uma sequência didática constituída por três atividades práticas investigativas para o ensino de Química Orgânica no Ensino Médio. As atividades podem ser realizadas em sala de aula e envolvem a utilização de corantes alimentícios e materiais de fácil acesso e baixo custo para a abordagem de: misturas e substâncias; misturas homogêneas e heterogêneas; soluto e solvente; soluções concentradas e diluídas; formas de se expressar a concentração de uma solução (% e mol/L); compostos orgânicos; fórmulas estruturais e moleculares; capilaridade; forças intermoleculares (forças de coesão); forças atrativas entre sólidos e líquidos (forças de adesão); solubilidade, polaridade e funções orgânicas. Por conta da pandemia da Covid-19, apenas a primeira atividade proposta foi aplicada com alunos ingressantes em um curso de Licenciatura em Química no ambiente virtual de aprendizagem, sendo os resultados apresentados neste trabalho. Para as outras duas atividades são apresentadas propostas para adaptação e aplicação delas no ambiente virtual. | por |
dc.description.abstract | Chemistry teaching should enable high school students to have a comprehensive and integrated understanding of the chemical transformations that take place in the physical world. For that, it is necessary to prioritize the teaching-learning process in a contextualized, problematizing and dialogic way, stimulating the students' reasoning and leading them realize the importance of Chemistry in the social context. As Chemistry is essentially an experimental science, experimentation can be used to motivate students to learn the contents of this discipline, although it is not always easy to promote it due to the lack or precariousness of laboratories in the school environment. Experimental activities in Chemistry classes can be organized and proposed with different objectives and, although all of them can be valid, the choice of a specific type will depend, mainly, on the objectives to be achieved. Practical investigative activities must have some meaning for the student, avoiding the realization of “practice just for the sake of practice”. Although this type of activity is not easy to plan, it provides remarkable development for students who play an active role in the teaching-learning process. This work aimed to develop and apply a didactic sequence consisting of three practical investigative activities for teaching Organic Chemistry in High School. The activities can be carried out in the classroom and involve the use of easily accessible and inexpensive food dyes and materials to approach: mixtures and substances; homogeneous and heterogeneous mixtures; solute and solvent; concentrated and diluted solutions; ways to express the concentration of a solution (% and mol/L); organic compounds; structural and molecular formulas; capillarity; intermolecular forces (cohesive forces); attractive forces between solids and liquids (adhesion forces); solubility, polarity and organic functions. Due to the Covid-19 pandemic, only the first proposed activity was applied with students entering a Chemistry Degree course in the virtual learning environment, and the results are presented in this work. For the other two activities, proposals are presented for their adaptation and application in the virtual environment. | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://bdtd.uftm.edu.br/retrieve/7227/Dissert%20Bianca%20C%20Pereira.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | http://bdtd.uftm.edu.br/retrieve/7229/Dissert%20Bianca%20C%20Pereira%20Produto.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Triângulo Mineiro | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFTM | por |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Aprendizagem significativa. | por |
dc.subject | Cromatografia. | por |
dc.subject | Atividade prática demonstrativa investigativa. | por |
dc.subject | Effective learning. | eng |
dc.subject | Chromatography. | eng |
dc.subject | Investigative demonstrative practice activity. | eng |
dc.subject.cnpq | Química | por |
dc.title | Proposta de uma atividade prática investigativa de química orgânica para o ensino médio | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Bianca C Pereira.pdf | Dissert Bianca C Pereira | 4,86 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Dissert Bianca C Pereira Produto.pdf | Dissert Bianca C Pereira Produto | 3,54 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons