Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/251
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SOUZA, Angelita de Fátima | - |
dc.creator.ID | 94774978604 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9474669267427858 | por |
dc.contributor.advisor1 | COSTA, Váldina Gonçalves da | - |
dc.contributor.advisor1ID | 61983810649 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7394812434585566 | por |
dc.date.accessioned | 2016-07-11T12:58:15Z | - |
dc.date.issued | 2015-07-27 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Angelita de Fátima. Constituição da identidade profissional docente no curso de Pedagogia a partir do estágio supervisionado. 2015. 148f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de PósGraduação em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2015. | por |
dc.identifier.uri | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/251 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa insere-se na problemática que discute a constituição da identidade profissional na formação de professores. O estudo foi orientado pela questão: De que forma o estágio supervisionado auxilia na formação da identidade do futuro professor nos cursos de Pedagogia? Teve como objetivo geral: compreender como os licenciados dos cursos de Pedagogia vão se constituindo como professores, a partir do estágio supervisionado. Os referenciais teóricos utilizados sobre a profissão e a profissionalidade docente pautam-se nas discussões de Bourdoncle, Roldão, Boing, dentre outros; sobre a identidade em Dubar e Bolívar, e sobre os saberes docentes dialogamos com Tardif. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica e do tipo qualitativa, pautada em estudo bibliográfico e documental, e pesquisa de campo, tendo como referencial teórico metodológico os estudos de Bodgan e Biklen, Ludke e André, Flick, André e Cellard. Os instrumentos utilizados para produção dos dados foram questionário, entrevista semiestruturada, relatórios de estágio, projeto político pedagógico do curso, diário de campo e consulta a sites na internet. Para a análise dos dados utilizou o programa Excel, análise documental e análise de prosa. O campo investigado foi o curso de Pedagogia da cidade de Uberaba/MG, na modalidade presencial. Os sujeitos da pesquisa são estudantes do referido curso, que estavam cursando o estágio supervisionado relativo ao Ensino Fundamental I. Para a análise utilizou-se os dados relativos a três estagiárias, cujos dados revelam que a constituição da identidade docente ocorre em diferentes contextos e, que o processo de observação e a reflexão sobre as ações que norteiam o contexto escolar contribuem para essa constituição. Também são elementos constitutivos da identidade docente das estagiárias: 1) a percepção da relação teoria e prática, de que não há teoria sem prática e nem prática sem uma teoria que a justifique; 2) o quanto elas consideram o estágio fundamental em sua formação e a necessidade de formação continuada, inclusive iniciada antes do término da graduação. Por fim, cabe destacar alguns desafios que ainda permeiam a formação de professores: necessidade de acompanhamento do estágio pelo professor da universidade, bem como o reconhecimento pela escola, pelo professor da escola, do licenciando como estagiário, como um aprendiz que merece respeito; o fortalecimento da relação universidade-escola. | por |
dc.description.abstract | This research is related to the issue of the constitution of professional identity in teachers training. The study was guided by the issue: In what way the supervised apprenticeship helps the identity formation of the future teacher in Pedagogy courses? It had as a main goal to understand how students from Pedagogy courses are constituting themselves as teachers, from the supervised training. Theoretical references used about teachers profession and professionalism are based on discussions from Bordoncle, Roldão, Boing, among others; concerning identity, it was based on Dubar and Bolívar works, and related to teachers knowledge we dialogued with Tardif. It is a nature-based, qualitative research, guided by bibliographical and documental study, field research, having as a methodological theoretical reference the studies of Bodgan and Biklen, Ludke and André, Flick, André and Cellard. Instruments used to produce data were questionnaire, semi-structured interview, apprenticeship reports, political-pedagogical project, field diary and search on internet sites. For data analysis it was used the Excel program, documental analysis and prose analysis. The field investigated was the Pedagogy course from Uberaba city, Minas Gerais state, in a classroom format. Subjects of the research are students from the course mentioned above, who were attending the supervised apprenticeship, related to the Elementary School I. For analysis, it was used data concerning three interns, revealing that the constitution of the teacher identity occurs in different contexts and that the process of observation and reflection on actions, which guide the school context, contribute to this constitution. Also, constitutive elements of the intern’s teacher identity are: 1) perception of the theory-practice relationship, that there is neither theory without practice nor practice without a theory to justify it; 2) how they consider the fundamental apprenticeship in their formation and the necessity of continued education, including that one started before the end of graduation. At last, it is worth highlighting some challenges which still permeate teachers formation: need of supervision follow-up by the university professor, as well as the recognition by the school, teacher from the school, the student as an intern, as a learner who deserves respect; the strengthen of the university-school relationship. | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://bdtd.uftm.edu.br/retrieve/1228/Dissert%20Angelita%20F%20Souza.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Triângulo Mineiro | por |
dc.publisher.department | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFTM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.relation.references | ALTET, M. Qual (quais) profissionalidade(s) dos formadores em formação contínua? Por um perfil poliidentitário. In: ALTET, M; PAQUAY, L.; PERRENOUD, F. A profissionalização dos formadores de professores. Porto Alegre: Artmed, 2003. ANDRADE, R. C. R. Prática de ensino e estágio supervisionado: um estudo sobre as produções no período 2003-2008. 2009. 219 p. Dissertação Mestrado em Educação – Universidade de Uberaba, 2009. ANDRADE, E. R. G. O fazer e o saber docente: a representação social do processo de ensino aprendizagem. 2003. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2003. ANDRÉ, M. E. D. A. de. Texto, contexto e significados: algumas questões na análise de dados qualitativos. Cad. Pesq., São Paulo, nº.45, p. 66-71, maio 1983. Disponível em http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741983000200008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 09 jan. 2015. BALZAN, N. C. A pesquisa em didática: realidade e proposta. In: CANDAU, V. M. (Org.). A didática em questão. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1985. BOGDAN, R.; BIKLEN S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994. BOING, L. A. A Profissionalização Docente. In Centro Pedagógico Pedro Arrupe. 2002. Disponível em: http://www2.fc.unesp.br/educacaoespecial/material/Semana%2004/A%20profissionaliza%E7%E3o%20docente.pdf. Acesso em: 10 jan. 2015. BOING, L. A. Os sentidos do trabalho de professores itinerantes.Rio de Janeiro: PUC-RJ. Tese de Doutorado, 2008. BOLÍVAR, A., La identidad profesional del profesorado de secundaria: crisis y reconstrucción. Aljibe, Archidona (Málaga) 2006, 260 p. BOURDONCLE, R. La profesionalisation des enseignants: analyses sociologiques anglaises et américaines. In: Revue Française de Pédagogie. n. 94, 1991. BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm> Acesso em: 20 jun. 2013. BRASIL. Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). NBR 6023. Disponível em: < http://www.usjt.br/arq.urb/arquivos/abntnbr6023.pdf>. Acesso em: 13 dez. 2014. BRASIL. Ministério da Educação. Lei n.° 11.788, de 25 de agosto de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11788.htm>. Acesso em: 23 abr. 2013. BRASIL. Parecer no CNE/CP 28/2001. Aprovado em 02/10/2001, dá nova redação ao Parecer CNE/CP 21/2001 que estabelece a duração e a carga horária dos cursos de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12636&Itemid=86> Acesso em: 10 jun. 2013. CALDERANO, M. A.. O estágio supervisionado para além de uma atividade curricular: avaliação e proposições. Estudos em Avaliação Educacional, v. 23, n. 53, p. 250- 278, set./dez. 2012. CANÁRIO, R. A prática profissional na formação de professores. In: CAMPOS, Bártolo Paiva. Formação profissional de professores no ensino superior. Porto: Porto Editora, 2001. CANDAU, V. M. F, Formação continuada de professores: tendências atuais. In REALI. A. M. M. R.; MIZUKAMI, M. G, N. Formação de professores: tendências atuais. São Carlos: EdUFSCar, 1996. p. 139-152. CANDAU, V. M. F . Novos rumos da licenciatura. Brasília: INEP. 1987 CARVALHO, G.T.R.D, UTUARI, S. (Orgs). Formação de professores e estágios supervisionados: Algumas Veredas. São Paulo: Andross, 2007. CARVALHO, A. M. P. de. Prática de Ensino: os estágios na formação do professor. São Paulo: Pioneira, 1985. CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Trad. Ana Cristina Nasser. Petrópolis-RJ: Vozes, 2008. COSTA, V. G. Professores Formadores dos Cursos de Licenciatura em Matemática do Estado de Minas Gerais. 2009. 186 p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. DUBAR, C.. A socialização: construção das identidades sociais e profisisonais. São Paulo: Martins Fontes. 2005. DUBAR, C. A crise das identidades. A interpretação de uma mutação. Tradução Catarina Matos. Porto: Edições Afrontamento, 2006. FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2006. 226 p. FLICK, Uwe. Desenho da pesquisa qualitativa. Coleção Pesquisa Qualitativa (Coordenação de Uwe Flick). Porto Alegre: Bookman, Artmed, 2009. FLORES, M. A.; SIMÂO V., A. M. (Orgs.). Aprendizagem e desenvolvimento profissional de professores: contextos e perspectivas. Colecção Educação e Formação. Mangualde: Edições pedagogo, 2009. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa-21 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002. 134 FREIRE, P. Extensão ou comunicação. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982, 94 p. FREITAS, D.. Mudança Conceitual em sala de aula: uma experiência com formação inicial de professores. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 1998. GARCIA, C. M.. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto Editora: Portugal, 1999. GROENWALD, C. L. Oliveira; LUDWIG P. I. Formação inicial de professores de matemática: situações vivenciadas pelos alunos na realização do estágio. Disponível em: < www.sbembrasil.org.br/files/ix_enem/.../CC98307657091T.doc>. Acesso em: 10 jan. 2015. GATTI, B. A. BARRETO, E. S. , ANDRÉ, M. E. D. A. Políticas docentes no Brasil: um estado da Brasília: UNESCO, 2011. 300 p. GATTI, B.A.; BARRETO, E.S.S. Professores: aspectos de sua profissionalização, formação e valorização social. Brasília, DF: UNESCO, 2009. GATTI, B. A.. Formação de professores e carreira: problemas e movimentos de renovação. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2000. GHEDIN, E. Professor reflexivo: da alienação da técnica à autonomia da crítica. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN (orgs). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2006. GILL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1995. GUBA, E. G.; LINCOLN, Y. S. Effective evaluation. San Francisco, Ca.: Jossey Bass, 1981. HOBOLD, M. de S. A constituição das formas identitárias dos professores/chefes de departamento dos cursos de licenciatura. Universidade Católica de São Paulo. Tese de doutorado. 2008. HOUAISS, A.; VILLAR, M.S. 2001. Minidicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva. HYPÓLITO, M. A. Trabalho Docente e Profissionalização: sonho prometido ou sonho negado? In: VEIGA, I. P. A.; e CUNHA, M. I. da (Orgs.). Desmistificando a profissionalização do magistério. Campinas: Papirus, 1999. p. 81-100. IMBERNÓN, F. Formação docente profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2004. KENSKI, V.M. A vivência escolar dos estagi- ários e a prática de pesquisa em estágios supervisionados. In: PICONEZ, S.C.B. (Org.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. 7. ed. Campinas: Papirus, 2001. p.39-51. KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Arquitetura escolar: o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. p. 272. LABAREE, D. F. Poder conocimiento y racionalización de la enseñanza: genealogía del movimiento por la profesionalidad docente. In. PÉREZ, A.; BARQUÍN, J.; ÂNGULO, F. Desarollo professional del docente, política, investigación y práctica. Madrid: Akal, 1999. LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. 2002. LENGERT, R Profissionalização docente: entre vocação e formação. Disponível em: < file:///H:/ARQUIVOS/Educa%C3%A7%C3%A3o_fisica/195-545-1-PB.pdf > Acesso em: 19 jan. 2014. LOPES, A. de P. C. Beneméritas da instrução: a feminização do magistério primário piauiense. 250 f. 1996. Dissertação (Mestrado em Sociologia) -Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1996 LÜDKE, M. e ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. LÜDKE, M.; BOING L. A. Caminhos da profissão e da profissionalidade docentes. Educ. Soc., Campinas, vol. 25, n. 89, p. 1159-1180, Set./Dez. 2004. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 30 jan. 2015. LUDWIG, P. I. ; DAMASCO, Fabiana Caldeira . Jogos e Curiosidades Matemáticas para o Ensino Fundamental. In: III Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2005, Canoas. Anais III Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2005. MILANESI, I. Estágio supervisionado: concepções e práticas em ambientes escolares. In: Educar em Revista. Curitiba: UFPR, 2012, n.46, p. 209-227. MINAYO, M. C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 3.ed. São Paulo: Hucitec/Abrasco,1994. NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. Lisboa: Porto, 1995. PIMENTA, S. G. O Estágio na Formação de Professores: Unidade Teoria e Prática?. São Paulo: Cortez, 2006. PIMENTA, S. G. Formação de Professores – Saberes da Docência e Identidade do Professor. Nuances, vol III, Presidente Prudente, 1997. PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade, teoria e prática? 3. ed. São Paulo: Cortez, 1997. 200 p. PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L.. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004. PROJETO Político Pedagógico. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2012. PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2005, 302 p. ROLDÃO, M. C. Profissionalidade docente em Análise: especificidades dos ensinos superior e não superior. In: Nuances: estudos sobre educação. V. 12, n. 13, Portugal, jan./dez, p.105-126, 2005. SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 9. ed. revista e ampliada. Campinas, Autores Associados, 2005. SEIXAS, R. Metamorfose ambulante. Disponível em: < http://letras.mus.br/raul-seixas/48334/>. Acesso em: 20 fev. 2015. TARDIF, M.. Saberes docentes e formação profissional. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 325 p. TARDIF, M.. Saberes Docentes e Formação Profissional. 8. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. TARDIF, M.; RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, ano XXI, n. 73, 2000. VASCONCELOS, C. S. de. Possíveis contribuições do estágio curricular supervisionado para a construção da identidade profissional de professor. ' 01/07/2011 115 f. Mestrado acadêmico em educação instituição de ensino: universidade federal de pelotas biblioteca depositária: biblioteca setorial do campus das ciências sociais VEIGA, Ilma Passos Alencastro. (Org) Projeto político pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas SP: Papirus, 1995. | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Estágio Supervisionado | por |
dc.subject | Identidade profissional docente | por |
dc.subject | Socialização pré-profissional | por |
dc.subject | Curso de pedagogia | por |
dc.subject | Teacher’s professional identity | eng |
dc.subject | Pre-professional socialization | eng |
dc.subject | Pedagogy course | eng |
dc.subject | Supervised apprenticeship | eng |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.title | Constituição da identidade profissional docente no curso de Pedagogia a partir do estágio supervisionado | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Angelita F Souza.pdf | Dissert Angelita F Souza | 1,3 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons