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http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/251
Tipo: | Dissertação |
Título: | Constituição da identidade profissional docente no curso de Pedagogia a partir do estágio supervisionado |
Autor(es): | SOUZA, Angelita de Fátima |
Primeiro Orientador: | COSTA, Váldina Gonçalves da |
Resumo: | Esta pesquisa insere-se na problemática que discute a constituição da identidade profissional na formação de professores. O estudo foi orientado pela questão: De que forma o estágio supervisionado auxilia na formação da identidade do futuro professor nos cursos de Pedagogia? Teve como objetivo geral: compreender como os licenciados dos cursos de Pedagogia vão se constituindo como professores, a partir do estágio supervisionado. Os referenciais teóricos utilizados sobre a profissão e a profissionalidade docente pautam-se nas discussões de Bourdoncle, Roldão, Boing, dentre outros; sobre a identidade em Dubar e Bolívar, e sobre os saberes docentes dialogamos com Tardif. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica e do tipo qualitativa, pautada em estudo bibliográfico e documental, e pesquisa de campo, tendo como referencial teórico metodológico os estudos de Bodgan e Biklen, Ludke e André, Flick, André e Cellard. Os instrumentos utilizados para produção dos dados foram questionário, entrevista semiestruturada, relatórios de estágio, projeto político pedagógico do curso, diário de campo e consulta a sites na internet. Para a análise dos dados utilizou o programa Excel, análise documental e análise de prosa. O campo investigado foi o curso de Pedagogia da cidade de Uberaba/MG, na modalidade presencial. Os sujeitos da pesquisa são estudantes do referido curso, que estavam cursando o estágio supervisionado relativo ao Ensino Fundamental I. Para a análise utilizou-se os dados relativos a três estagiárias, cujos dados revelam que a constituição da identidade docente ocorre em diferentes contextos e, que o processo de observação e a reflexão sobre as ações que norteiam o contexto escolar contribuem para essa constituição. Também são elementos constitutivos da identidade docente das estagiárias: 1) a percepção da relação teoria e prática, de que não há teoria sem prática e nem prática sem uma teoria que a justifique; 2) o quanto elas consideram o estágio fundamental em sua formação e a necessidade de formação continuada, inclusive iniciada antes do término da graduação. Por fim, cabe destacar alguns desafios que ainda permeiam a formação de professores: necessidade de acompanhamento do estágio pelo professor da universidade, bem como o reconhecimento pela escola, pelo professor da escola, do licenciando como estagiário, como um aprendiz que merece respeito; o fortalecimento da relação universidade-escola. |
Abstract: | This research is related to the issue of the constitution of professional identity in teachers training. The study was guided by the issue: In what way the supervised apprenticeship helps the identity formation of the future teacher in Pedagogy courses? It had as a main goal to understand how students from Pedagogy courses are constituting themselves as teachers, from the supervised training. Theoretical references used about teachers profession and professionalism are based on discussions from Bordoncle, Roldão, Boing, among others; concerning identity, it was based on Dubar and Bolívar works, and related to teachers knowledge we dialogued with Tardif. It is a nature-based, qualitative research, guided by bibliographical and documental study, field research, having as a methodological theoretical reference the studies of Bodgan and Biklen, Ludke and André, Flick, André and Cellard. Instruments used to produce data were questionnaire, semi-structured interview, apprenticeship reports, political-pedagogical project, field diary and search on internet sites. For data analysis it was used the Excel program, documental analysis and prose analysis. The field investigated was the Pedagogy course from Uberaba city, Minas Gerais state, in a classroom format. Subjects of the research are students from the course mentioned above, who were attending the supervised apprenticeship, related to the Elementary School I. For analysis, it was used data concerning three interns, revealing that the constitution of the teacher identity occurs in different contexts and that the process of observation and reflection on actions, which guide the school context, contribute to this constitution. Also, constitutive elements of the intern’s teacher identity are: 1) perception of the theory-practice relationship, that there is neither theory without practice nor practice without a theory to justify it; 2) how they consider the fundamental apprenticeship in their formation and the necessity of continued education, including that one started before the end of graduation. At last, it is worth highlighting some challenges which still permeate teachers formation: need of supervision follow-up by the university professor, as well as the recognition by the school, teacher from the school, the student as an intern, as a learner who deserves respect; the strengthen of the university-school relationship. |
Palavras-chave: | Estágio Supervisionado Identidade profissional docente Socialização pré-profissional Curso de pedagogia Teacher’s professional identity Pre-professional socialization Pedagogy course Supervised apprenticeship |
CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SOUZA, Angelita de Fátima. Constituição da identidade profissional docente no curso de Pedagogia a partir do estágio supervisionado. 2015. 148f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de PósGraduação em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2015. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/251 |
Data do documento: | 27-Jul-2015 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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