Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
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dc.creatorCOSTA, Sandra Helena Martins-
dc.creator.ID51075857600por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3288697695223493por
dc.contributor.advisor1CAVALCANTI, Jauranice Rodrigues-
dc.contributor.advisor1ID12925444814por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8945103097804336por
dc.date.accessioned2017-11-06T16:23:25Z-
dc.date.issued2015-12-01-
dc.identifier.citationCOSTA, Sandra Helena Martins. O papel da re(escrita) na construção do sujeito autor. 2015. 111f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/431-
dc.description.resumoA apropriação da escrita pelo aluno acontece em vários momentos de sua escolarização, todos eles mediados pelo professor: o estímulo para a produção do texto; a reflexão, que deve preceder e acompanhar todo o processo de produção; e, finalmente, a revisão, reestruturação e reescrita, que se constitui, também, em um produtivo momento de reflexão. Esta pesquisaação propõe-se a investigar o papel da reescrita na produção de textos de alunos do nono ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professor Luiz Antônio Corrêa e Oliveira, em Araxá-MG, contemplando o gênero “artigo de opinião”. Foi escolhido um grupo de alunos (em trono de três) para acompanhamento das produções, com o objetivo de verificar a evolução do nível de desempenho de cada um dos aprendizes escolhidos (tomando como referência o início e o fim da intervenção). Tendo como referência os textos produzidos pelos alunos, nosso propósito foi desenvolver um trabalho interventivo que levasse ao enriquecimento de sua competência textual e discursiva. Finalmente, cabe destacar que o projeto se apoia na literatura referente à reescrita, a saber, Geraldi (1995), Possenti (2005), Cavalcanti (2010), Ruiz (2010), Serafini (1989) e Marcuschi (2011), ou seja, estudiosos que consideram a reescrita uma etapa fundamental no processo de construção e aperfeiçoamento dos textos.por
dc.description.abstractThe appropriation of writing by the student happens in various moments of his schooling, all them mediated by the teacher: the stimulus for the production of the text; the reflexion, which must preceed and follow all the process of production; and, finally, the review, restructure and rewriting, that also constitutes a productive moment of reflexion. This research-action proposes to investigate the role of rewriting in textual production by students from the last year before High School in Escola Estadual Professor Luiz Antônio Corrêa de Oliveira, in Araxá-MG, approaching the genre “opinion article”. A chosen group of students (around three) had their textual productions followed, by means of portfolio and the aim is to verify the evolution of the level of performance of each one of the chosen learners (taking as references the beginning and the end of the intervention). Taking into account the texts produced by the students, our aim is to develop an interventional work that leads to the enrichment of students’ textual and discursive competences. Finally, it's important to highlight that this project is based in the literature concerning to the rewriting, or rather, Geraldi (1995), Possenti (2005), Cavalcanti (2010), Ruiz (2010), Serafini (1989) and Marcuschi (2011), in other words, scholars who consider the rewriting as an essential step in process of building and improvement of the texts.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.uftm.edu.br/retrieve/2636/Dissert%20Sandra%20H%20M%20Costa.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFTMpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacionalpor
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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectCompetência discursiva.por
dc.subjectProdução textual.por
dc.subjectReescrita.por
dc.subject.cnpqLetraspor
dc.titleO papel da re(escrita) na construção do sujeito autorpor
dc.typeDissertaçãopor
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