Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/432
Tipo: | Dissertação |
Título: | O ensino de literatura e a formação de leitores numa escola pública de Uberaba |
Autor(es): | FERREIRA, Thaís Cristina Silva |
Primeiro Orientador: | MORAIS, Carlos Francisco de |
Resumo: | Este trabalho pretende realizar um levantamento e refletir, a respeito de como o texto literário está sendo inserido no cotidiano dos alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Uberaba. Com vistas a estabelecer a fundamentação teórica da dissertação, pesquisamos em alguns estudiosos, como por exemplo, Magda Soares, Marisa Lajolo, Rildo Cosson, Regina Zilberman, os principais conceitos relacionados ao ensino de literatura na escola, como a leitura literária no Brasil, a escolarização da literatura, a formação de leitores literários e o letramento literário. Considerando que o livro didático se faz presente em quase todas as escolas, constituindo um dos elementos básicos da organização do trabalho docente e, na maioria das vezes, o único meio de acesso à leitura dos nossos alunos, pesquisaremos, então, como este material adotado pela escola concebe, apresenta e desenvolve o trabalho com o texto literário em sala de aula, principalmente em relação às atividades propostas e à contribuição para a formação de leitores literários. A partir das conclusões resultantes da análise do livro didático, elaboraremos uma sequência didática centrada na proposta de letramento literário, utilizando como ponto de partida, um dos textos literários presentes no livro em questão. Esta pesquisa se faz necessária por, ao mesmo tempo, se propor traçar um retrato atual do ensino de literatura numa unidade escolar específica e, como resposta a possíveis dificuldades a serem identificadas, ensejar uma intervenção nessa realidade, por meio de atividades sistematizadas. Neste caso, desenvolveremos uma sequência didática que possa contribuir para a formação do leitor literário. Portanto, nesse estudo iremos abordar o trabalho com textos literários na sala de aula e o papel da escola na formação de leitores críticos e competentes. |
Abstract: | This work intends to carry out a survey and reflect on how the literary text has been worked into the 8th grade students’ daily routine in a municipal middle school in Uberaba. In order to establish the theoretical foundation of the dissertation, we studied into some researchers, such as Magda Soares, Marisa Lajolo, Rildo Cosson, Regina Zilberman, the main concepts related to the Literature teaching in school like the literary reading in Brazil, the Literature schooling, the formation of literary readers and the literary literacy. Considering that the didactic book is present in almost all schools, that it represents one of the basic elements of the organization in the teaching work, and most of the times, it is seen as the only means for our students to access reading, we will then do a research on how this material, which is adopted by the school, conceives, presents and develops the work with the literary text in the classroom, mainly in relation to proposed activities and to the contribution to critical literary readers formation. From the consequent conclusions of the didactic book analysis we will elaborate a didactic sequence that will be centered in the literary literacy proposal by using for that one of the literary texts presented in the book, previously mentioned, as a starting point. This research is necessary because it proposes to draw a current picture of the Literature teaching in a school unit as well as to give a response to the possible difficulties to be identified, to give rise to an intervention in this reality through systematized activities. For that reason, we will develop a didactic sequence which may contribute to the literary reader formation. Therefore, we will approach, in this study, the work with literary texts in the classroom and the role of the school in the critical and competent readers formation. |
Palavras-chave: | Ensino de literatura. Letramento literário. Formação de leitores. Livro didático. Literature teaching. Literary literacy. Readers formation. Didactic book. |
CNPq: | Letras |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional |
Citação: | FERREIRA, Thaís Cristina Silva. O ensino de literatura e a formação de leitores numa escola pública de Uberaba. 2016. 208f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/432 |
Data do documento: | 23-Nov-2016 |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Thais C S Ferreira.pdf | Dissert Thais C S Ferreira | 7,68 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons