Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/440
Tipo: | Dissertação |
Título: | Corpo e esporte na formação de professores/profissionais em cursos de graduação em Educação Física: Brasil e Estados Unidos da América |
Autor(es): | CAMPOS, Marcus Vinícius Simões de |
Primeiro Orientador: | MOREIRA, Wagner Wey |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo compreender os sentidos de corpo e a maneira como ele deve ser trabalhado a partir do relato de alunos do último ano do curso de graduação em Educação Física do Brasil e dos Estados Unidos da América. Esta pesquisa se caracteriza como qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, apoiada na abordagem fenomenológica para interpretação do fenômeno educacional. Na análise dos questionários utilizou a Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado. Trinta e dois alunos participaram da pesquisa, os quais responderam a duas perguntas geradoras, sendo a primeira: ―O que é corpo para você?‖ e a segunda ―Como você trabalharia o corpo do seu aluno ou atleta?‖. Como resultados, encontramos que a maioria dos discentes concebe o corpo como uma unidade e uma totalidade. Porém, a maioria relata que trabalhariam o corpo de seus alunos ou atletas com capacidades físicas ou treinamento, focando no corpo puramente biológico. Concluímos que o compreensão do corpo não está presente na prática dos profissionais da Educação Física. Por isso, faz-se necessário outros estudos acerca da concepção de corpo na área, visto que essa não concebe o sujeito em sua totalidade devido à visão fragmentada de ser humano. |
Abstract: | This study aimed to understand the meaning of body and how undergraduate students in their senior year of Physical Education Bachelors Degree in Brasil and USA would show the concept of body in their speeches. This research is characterized as having a qualitative, exploratory and descriptive nature, based on the phenomenological approach. In the analysis of the interviews the technique used was Preparation and Analysis of Meaning Units. Thirty-two subjects answered two questions, "What does body mean to you?" and "How would you work the body of your students or athletes?". As a result, we found that most of the subjects have a pereption of body as a unity and totality. However, most of the subjects would work the body of his students or athletes with fitness activities or training, focusing only on the biological body. We concluded that the speech about the body is not present in the actual work of the physical education professionals. So, additional research is needed about the concept of body in the field of Physical Education, since it seemed to not include the person as a whole due to the fragmented view of the human being. |
Palavras-chave: | Corpo Corporeidade Formação Profissional Body Corporality Profissional Formation |
CNPq: | Educação Educação Física |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | CAMPOS, Marcus Vinícius Simões de. Corpo e esporte na formação de professores/profissionais em cursos de graduação em Educação Física: Brasil e Estados Unidos da América. 2017.110f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2017. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/440 |
Data do documento: | 24-Jan-2017 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Marcus V S Campus.pdf | Dissert Marcus V S Campus | 901,5 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons