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http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/461
Tipo: | Dissertação |
Título: | Atitudes e concepções de professores dos anos Iniciais do ensino fundamental em relação ao ensino de Estatística em escolas públicas e privadas em Uberlândia (MG) |
Título(s) alternativo(s): | Attitudes and conceptions of teachers of the early years of elementary school towards Statistics teaching in public and private schools in Uberlândia (MG) |
Autor(es): | VIEIRA, Márcia Lopes |
Primeiro Orientador: | OLIVEIRA JUNIOR, Ailton Paulo de |
Resumo: | A presente pesquisa está inserida na linha de pesquisa “Fundamentos e práticas educacionais” e é um subprojeto de um projeto maior intitulado “Concepção e Prática de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Triângulo Mineiro em Relação à Matemática e à Estatística” - Edital 13/2012 – Educação Básica – Parceria FAPEMIG/CAPES - Processo N. CHE – APQ-03516-12, com duração de trinta e seis meses, de julho de 2013 a junho de 2016. Neste subprojeto, definiu-se como objeto pesquisar as atitudes e concepções de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em relação ao ensino de Estatística em oito escolas da cidade de Uberlândia (MG), sendo duas escolas públicas, duas escolas municipais, uma escola federal e três escolas privadas. A questão orientadora da investigação foi a seguinte: Quais as atitudes e concepções de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental em relação ao Ensino de Estatística? É necessário investigar e buscar uma compreensão mais ampla e fundamentada sobre como os professores integram seu conhecimento estatístico na prática pedagógica e que papel suas concepções podem ter no ensino. De acordo com Moron e Brito (2001), ligadas às concepções estão as atitudes, por exemplo, as expectativas e o entendimento que cada professor tem do que constitui o seu papel numa situação dada. E definem a atitude como uma condição psicológica necessária para que o indivíduo realize uma tarefa com sucesso, possuindo um caráter cognitivo e afetivo com tendência para a ação. Além dessa definição, também adotamos a de Brito (1998), qual seja, que considera a atitude como a maneira de ver, de sentir e de reagir, própria de cada indivíduo, dirigida a objetos, eventos ou pessoas, que assume diferente direção e intensidade de acordo com as suas experiências. Através de um questionário com questões abertas e fechadas foram obtidas informações sociodemográfico-cultural-educacional a respeito dos sujeitos da pesquisa e verificou-se a concepção dos professores em relação ao ensino de Estatística a partir das seguintes questões: (1) O que é Estatística para você? (2) Em sua opinião como uma pessoa adquire conhecimento em Estatística? (3) Como você trabalha os conteúdos estatísticos em suas aulas? (4) Como você incorpora situações do cotidiano em suas aulas de Estatística? As informações obtidas a partir das respostas a essas questões foram analisadas por meio de análise de conteúdo de Bardin (2009). Por fim foi adaptada a Escala de Atitudes de Professores em relação à Estatística – EAPE de Oliveira Júnior e Morais (2009) para determinar como os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental se colocam frente ao Ensino de Estatística. A escala é composta de itens, positivos e negativos, cada um com 4 possibilidades de respostas, sem a inclusão da alternativa neutra. Considera-se que o posicionamento dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental vem ao encontro de como Ponte (1992) define concepção quando diz que tem natureza essencialmente cognitiva e que atua como uma espécie de filtro, dando sentido às coisas ou atuando como bloqueador para novas situações, limitando a possibilidade de atuação e compreensão. Considerando os resultados obtidos na análise da confiabilidade, da validade concorrente e na validade de constructo, contatou-se que a escala EAPANE apresenta propriedades psicométricas satisfatórias para medir o constructo “Positividade da Atitude de Professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em relação ao Ensino de Estatística”. |
Abstract: | This research is included in the research line "Fundamentals and educational practices" and is a subproject of a larger project entitled "Design and Practice of Early Years Teachers of Elementary Education in Triângulo Mineiro in Relation to Mathematics and Statistics" - Call 13 / 2012 - Basic Education - Partnership FAPEMIG/CAPES - Case No. CHE - APQ-03516-12, lasting thirty-six months from July 2013 to June 2016. In this subproject was defined as an object researching the attitudes and teachers' conceptions of the early years of elementary school in relation to the teaching of Statistics in eight schools in the city of Uberlândia (MG), two public schools, two public schools, one federal and three private schools. The guiding research question was: What are the attitudes and conceptions of teachers who teach mathematics in the early years of elementary school in relation to Statistics Teaching? You should investigate and seek a deeper understanding based on how teachers integrate their statistical expertise in pedagogical practice and their role conceptions can have on education. According to Moron and Brito (2001), are linked to conceptions attitudes, for example, the expectations and the understanding that each teacher has what is its role in a given situation. And define attitude as a psychological condition necessary for the individual to perform a task successfully, having a cognitive and affective character prone to action. Besides this we also adopt the definition of Brito (1998), namely that considers attitude as the way to see, feel, and react, specific to each individual, directed to objects, events or people that assume different direction and intensity according to their experiences. Through a questionnaire with open and closed questions was intended to obtain educational-cultural-socio-demographic information about the research subjects and also verifying the design of teachers in relation to teaching Statistics from the following issues: (1) What statistic is for you? (2) In your opinion as a person acquires knowledge in Statistics? (3) How do you work the statistical content in their classes? (4) How do you incorporate everyday situations in their classrooms Statistics? The information obtained from the answers to these questions were analyzed using content analysis of Bardin (2009). Finally was adapted Attitude Scale for Teachers in relation to Statistics - EAPE of Oliveira Junior and Morais (2009) to determine how teachers of the early years of elementary school are placed towards Education Statistics. The scale consists of items, positive and negative, each with 4 possible responses without the inclusion of neutral alternative. It is considered that the positioning of teachers in the early years of elementary school meets as Ponte (1992) defines conception when he says that they have essentially cognitive nature and act as a kind of filter, giving meaning to things or acting as a blocker for new situations, limiting the possibility of action and understanding. Considering the results obtained in the analysis of reliability, concurrent validity and construct validity of the scale EAPANE presents satisfactory psychometric properties to measure the construct "Positivity Attitude of Teachers of the early years of elementary school in relation to Teaching Statistics". |
Palavras-chave: | Atitudes Concepções Professores Ensino Fundamental Ensino de Estatística Attitudes Conceptions Teachers Elementary Education Teaching Statistics |
CNPq: | Ensino-Aprendizagem Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | VIEIRA, Márcia Lopes. Atitudes e concepções de professores dos anos Iniciais do ensino fundamental em relação ao ensino de Estatística em escolas públicas e privadas em Uberlândia (MG). 2014. 125f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de PósGraduação em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2014. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/461 |
Data do documento: | 17-Dez-2014 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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