Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/666
Tipo: | Dissertação |
Título: | O ensino dos pronomes pessoais para alunos do 7. ano do ensino fundamental em Ribeirão Preto – SP: uma abordagem sociolinguística |
Autor(es): | SILVA, Mayra Cantarella |
Primeiro Orientador: | BARBOSA, Juliana Bertucci |
Resumo: | No ensino de Língua Portuguesa, é possível notar que há dissonâncias entre o conteúdo apresentado no ambiente escolar e a realidade linguística fora desse contexto, de modo que esse descompasso pode ser considerado um dos responsáveis pelo estranhamento e posterior rejeição do estudante com o que tem aprendido em sala de aula. Görski e Coelho (2009) apontam que o papel da escola deveria ser o de fornecer condições favoráveis de aprendizagem de elementos linguísticos e discursivos para que os estudantes tenham a possibilidade de interagir em diferentes situações sociais. Levando-se em consideração o conteúdo dos pronomes pessoais, pretendemos, seguindo a perspectiva da Sociolinguística e da Pedagogia da Variação Linguística, com destaque para os estudos de Lopes (2012 e 2016), observar como os usos dessas formas ocorrem em produções textuais de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Ribeirão Preto – SP. A partir da aplicação de atividades de produção textual dos gêneros “carta pessoal” e “relato pessoal”, os quais possibilitam a subjetividade e a interlocução e, consequentemente, o uso de pronomes referentes às três pessoas do discurso, realizamos o levantamento das ocorrências dos pronomes pessoais nos textos dos alunos, a fim de analisarmos como as formas empregadas se relacionam ao que é ensinado, por meio de gramáticas normativas e livros didáticos, em sala de aula. Além disso, como justificativa, realizamos a análise dos livros didáticos de sextos e sétimos anos que constam do catálogo do PNLD 2017-2019, avaliando como os pronomes pessoais são abordados, para, em seguida, a partir da elaboração de um caderno de atividades, aplicarmos atividades de leitura e interpretação de textos que contemplem tanto o uso dos pronomes pessoais (inclusive dos pronomes tu e vós) como das formas que assumiram, assim como esses pronomes, a função de referência às pessoas do discurso (como os pronomes de tratamento você/vocês e a expressão a gente). Acreditamos que o estudo contextualizado poderá possibilitar a reflexão dos alunos quanto à vivacidade da Língua Portuguesa, pois, a partir do uso e desuso de pronomes e de formas pronominais em diferentes situações de comunicação, será possível que os estudantes comecem a relacionar a norma culta ensinada nas escolas com as variedades empregadas em outros contextos, amenizando, portanto, essa divergência existente entre conteúdo ensinado e uso da língua no cotidiano. |
Abstract: | In Portuguese language teaching, it is possible to notice that there are dissonances between the content featured in the school environment and the linguistic reality outside this context. This mismatch can be considered one of those responsible for the strangeness and later rejection of the student with what he has learned in the classroom. Görski and Coelho (2009) describe that the role of the school should be to provide favorable conditions for learning linguistic and discursive elements so that students have the possibility to interact in different social situations. Considering the content of personal pronouns, we intend, by following the perspective of Sociolinguistics and the Pedagogy of Linguistic Variation, emphasizing the studies of Lopes (2012 and 2016), to observe how the uses of these forms occur in textual productions of seventh-grade students of Elementary School from Ribeirão Preto - SP. From the application of textual production activities of "personal letter" and "memory report" genres, which enable subjectivity and interlocution and, consequently, the use of first-to-third-person pronouns of speech, we collect the uses of personal pronouns in students texts, in order to analyze how the used forms relate to what is taught, through normative grammars and textbooks in the classroom. Furthermore, as justification, we analyzed the textbooks from sixth and seventh grade chosen by the PNLD 2017-2019, evaluating how the personal pronouns are presented. After that, from the development of an activity booklet, to apply reading and interpreting texts that contemplate both the use of personal pronouns (including the second-person singular and plural pronouns tu and vós) and the forms they admit, as well as these pronouns, the reference function to speech people (such as the pronouns of treatment on singular and plural você / vocês, and the expression a gente). We believe that the contextualized study may enable students to reflect on the liveliness of the Portuguese Language, therefore, from the use and misuse of pronouns and pronominal forms in different communication situations, it will be possible for students to begin to relate the educated norm taught in schools with the varieties employed in other contexts, thus mitigate this divergence between content taught and the use of language in everyday life. |
Palavras-chave: | Sociolinguística. Variação linguística. Pronomes pessoais. Material didático. Sociolinguistics. Linguistic variation. Personal pronouns. Didactic material. |
CNPq: | Sociolinguística e dialetologia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional |
Citação: | SILVA, Mayra Cantarella. O ensino dos pronomes pessoais para alunos do 7. ano do ensino fundamental em Ribeirão Preto – SP: uma abordagem sociolinguística. 2019. 166f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/666 |
Data do documento: | 21-Fev-2019 |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Mayra C Silva.pdf | Dissert Mayra C Silva | 2,5 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons