Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/714
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | ALVES, Pâmella | - |
dc.creator.ID | 35755371865 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1280877177237529 | por |
dc.contributor.advisor1 | BARBOSA, Juliana Bertucci | - |
dc.contributor.advisor1ID | 28653148809 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2428313303884670 | por |
dc.date.accessioned | 2019-06-28T13:18:18Z | - |
dc.date.issued | 2016-11-29 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Pâmella. A oralidade na escrita de alunos do nono ano de uma escola pública de Franca. 2016. 128f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016. | por |
dc.identifier.uri | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/714 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras (Profletras) da unidade local Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), campus de Uberaba, fomentada pela CAPES, buscou investigar a influência da oralidade em textos escritos por alunos do nono ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública de Franca, São Paulo, Brasil. Para isso, elaboramos uma proposta de diagnose e realizamos um levantamento dos principais desvios ortográficos apresentados por esses alunos do nono ano levando-se em consideração os processos fonético-fonológicos existentes na língua portuguesa do Brasil e o ambiente sociocultural em que se inserem esses discentes. Analisamos, ainda, como o material didático utilizado pelo professor da rede pública do estado de São Paulo aborda as questões relacionadas aos desvios ortográficos e se leva em consideração a variedade linguística do aluno. Após essas análises, como proposta de intervenção, elaboramos e organizamos um Caderno de Atividades para os alunos e um Caderno de Orientações para o professor com atividades didáticas que podem não só contribuir para a prática docente no que se trata de desvios ortográficos, mas também complementar o material didático já utilizado pelo professor. | por |
dc.description.abstract | This research developed in the Graduate Program of Professional Master of Arts (PROFLETRAS) of the local unit of Federal University of Triângulo Mineiro (UFTM) campus Uberaba, promoted by CAPES, aimed to investigate the influence of orality in texts written by ninth grade students of elementary school of a public school in Franca, São Paulo, Brazil. For this, we elaborated a proposal of diagnosis and we conducted a survey of the main spelling deviations presented by these ninth graders taking into account the phoneticphonological processes existing in Brazilian Portuguese and the students’ socio-cultural environment. We also sought to investigate how the teaching material used by public school teachers in the state of São Paulo discusses issues related to spelling deviations and if they take into account the student’s linguistic variety. After these analyzes, as a proposal of intervention, we elaborated and organized an Exercise Book for students and a Guidance Book for the teacher with proposals of activities that can not only contribute to the teaching practice when it comes to spelling deviations but also complement the textbook already used by the teacher. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://bdtd.uftm.edu.br/retrieve/4585/Dissert%20Pamella%20Alves.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Triângulo Mineiro | por |
dc.publisher.department | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFTM | por |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS | por |
dc.relation.references | ALMEIDA BARONAS. J. E. Marcas de oralidade no texto escrito. SIGNUM: Est. Ling., Londrina, v. 12, n. 1, p. 15-32, jul. 2009 ___________________. Variação linguística na escola: propostas de ação. SIGNUM: Est. Ling., Londrina, v. 14, n. 2, p. 105-116, dez. 2011 BAGNO, M. Preconceito Linguístico. São Paulo: Parábola Editorial, 2015. __________. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2007. BORTONI-RICARDO S. M. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial 2004. ____________________. Nós cheguemu na escola, e agora? São Paulo: Parábola Editorial, 2005. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998 _________. Lei de Diretrizes e Bases da Educação: Lei nº 9.394/96 – 24 de dez. 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1998. CAGLIARI, L. C. Alfabetizando sem o BÁ-BÉ-BI-BÓ-BU. São Paulo: Scipione. 1999. ______________. Alfabetização e Lingüística. São Paulo, Scipione, 2009. CAGLIARI, G. M.; CAGLIARI, L. C. Diante da letras: a escrita na alfabetização. Campinas, SP: Mercado das Letras: Associação de Leitura do Brasil – ALB; São Paulo: Fapesp, 1999. FARACO, C. A. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. FARACO, C. A. Norma-padrão brasileira: desembaraçando alguns nós. In: M. BAGNO (org.) 2002. FRANCHI, E. E as crianças eram difíceis... a redação da escola. São Paulo: Martins Fontes, 1990 GERALDI, J. W. Concepções de linguagem e ensino de Português. In: O texto na sala de aula. João Wanderley Geraldi (organizador); Milton José de Almeida [et al.].5.ed. São Paulo: Ática, 2011. GÖRSKI, E. M.; COELHO, I. L. Variação linguística e ensino de gramática. Work. pap. linguíst., 10 (1): 73-91, Florianópolis, jan. jun., 2009. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/viewFile/10749/12022. Acesso em: 05. Out. 2015. KATO, M. A. No Mundo da Escrita. Uma perspectiva psicolingüística. São Paulo: Ática, 1990. KLEIMAN, A. B. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever? – Cefiel/IEL/Unicamp, Brasil: 2005. LABOV, W. Padrões sociolinguísticos. Tradução Marcos Bagno, Maria Marta Pereira Scherre, Caroline Rodrigues Cardoso. São Paulo: Parábola Editorial: 2008. MARCUSHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2010. MARTINS, M. A. Ensino de português e sociolinguística. Marco Antonio Martins, Silva Rodrigues Vieira, Maria Alice Tavares (orgs.). São Paulo: Contexto, 2014. MIRANDA, A. S., M. e M., S. O sistema ortográfico do português e sua aquisição. Linguagem e cidadania (Revista Eletrônica) UFSM, Santa Maria, v. 16, 2005. MONTEIRO, C.; MIRANDA, A. Aquisição ortográfica e fonologia das vogais: uma contribuição para a intervenção pedagógica. Programa de Pós-Graduação em Educação – FaAE/UFPe. 2008. POSSENTI, S. Gramática e política. In: O texto na sala de aula. João Wanderley Geraldi (organizador); Milton José de Almeida [et al.].5.ed. São Paulo: Ática, 2011. __________. Sobre o ensino de português na escola. In: O texto na sala de aula. João Wanderley Geraldi (organizador); Milton José de Almeida [et al.].5.ed. São Paulo: Ática, 2011. SÃO PAULO. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Língua Portuguesa. São Paulo: SEE. 2008. ____________. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Material de apoio ao Currículo do estado de São Paulo: Língua Portuguesa – Caderno do Professor.Vol. I. São Paulo: SEE, 2014. ____________. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Material de apoio ao Currículo do estado de São Paulo: Língua Portuguesa – Caderno do Aluno. Vol. I. São Paulo: SEE, 2014. SILVA, A. Ortografia na sala de aula. organizado por Alexsandro da Silva, Artur Gomes de Morais e Kátia Leal Reis de Melo . – 1.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. SILVA, T. C. Dicionário de fonética e fonologia. São Paulo: Contexto, 2011. SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Trabalho apresentado no GT Alfabetização, Leitura e Escrita, durante a 26ª Reunião Anual da ANPED, realizada em Poços de Caldas, MG, de 5 a 8 de outubro de 2003. Revista Brasileira de Educação, 2004. TARALLO, F. A pesquisa sóciolingüística. Série Princípios. São Paulo: Ática, 2004. VOGELEY, A. C. E. Variações linguísticas x desvios fonológicos. 2006. 104 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Católica de Pernambuco, Recife. 2006. | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Desvios ortográficos. | por |
dc.subject | Variação linguística. | por |
dc.subject | Processos fonológicos. | por |
dc.subject | Oralidade. | por |
dc.subject | Spelling deviations. | eng |
dc.subject | Linguistic variation. | eng |
dc.subject | Phonological processes. | eng |
dc.subject | Orality. | eng |
dc.subject.cnpq | Letras | por |
dc.title | A oralidade na escrita de alunos do nono ano de uma escola pública de Franca | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Pamella Alves.pdf | Dissert Pamella Alves | 2,28 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons