Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/899
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPEREIRA, Geraldo Henrique Alves-
dc.creator.ID07054646606por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0765333244474772por
dc.contributor.advisor1MARTINES, Mônica de Cássia Siqueira-
dc.contributor.advisor1ID27223568801por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6625047361725116por
dc.date.accessioned2019-11-01T19:41:08Z-
dc.date.issued2016-03-04-
dc.identifier.citationPEREIRA, Geraldo Henrique Alves. Geometria interativa: novas mídias numa proposta metodológica para o ensino médio. 2016. 110f . Dissertação (Mestrado em Matemática) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016 .por
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/899-
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa uma fatia importante da Educação: o ensino de Matem ática em nível de educação básica. No cerne de sua proposta há o estudo das tendências metodológicas que compõem o arcabouço atual das discussões em Educação Matemática. Tomando como referência a experiência docente de seu autor, objetivou-se principalmente criar possibilidades para a ressigni ca- ção no modo de se ensinar e de se aprender Geometria em cursos de ensino médio, a partir da estruturação de novas mídias para a dinâmica da sala de aula que levem em conta Tecnologias e Etnomatemática, foco desta pesquisa. Após as discussões necessárias, apresenta uma proposta que entrelaça as duas tend ências metodológicas do nosso foco, fazendo-as dialogar entre si, e apresenta uma atividade contextualizada que leva em consideração todo esse cenário. A atividade proposta con gura-se como uma mídia alternativa à sala de aula de Matemática, contemplando a utilização de um software (GeoGebra) num ambiente com computadores e a vinculação de conteúdos a situações cotidianas dos estudantes.por
dc.description.abstractThis research analyzes a important piece of Education: the process of teaching mathematics at primary education level. At the core of its proposal there is the study of the methodological trends that make up the current framework of discussions in Mathematics Education. Starting from the teaching experience of this paper autorship, we aimed mainly to create possibilities for the ressignification in the way of teaching and learning geometry in high school, from the structuring of new media for the classroom dynamics which considers technologies and Ethnomathematics focus of this research. After the necessary discussions, presents a proposal that interlink the two methodological trends of our focus, making them talk to each other, and it also shows a contextualized activity that takes into account this whole context. The proposed activity is configured as an alternative media for Mathematics classrooms, contemplating the use of a software (GeoGebra) in an environment with computers and also the linking of content to everyday situations of the students.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.uftm.edu.br/retrieve/6080/Dissert%20Geraldo%20H%20A%20Pereira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em Matemáticapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFTMpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.relation.referencesARAÚJO, J. L.; PINTO, M. M. F.; LUZ, C. R. da; RIBEIRO, A. R. Efemeridades dos cenários para investigação em um episódio de sala de aula de matemática com tecnologias. Zetetiké, Campinas, v. 16 n. 29, p. 7 - 40, jan/jun. 2008. ARAÚJO, P. B. Situações de aprendizagem: a circunferência, a mediatriz e uma abordagem com o Geogebra. 2010, 121 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2010. ARRUDA, P. C. B. Estudo da versão 3D - Beta do GeoGebra, geometria espacial. 2014. 126 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, 2014. AZEVEDO, J. A. de. Fundamentos filosóficos da pedagogia de Paulo Freire. Akrópolis, Umuarama, v. 18, n. 1, p. 37 - 47, jan./mar. 2010. BASSANEZI, R. C. Modelagem matemática - Uma disciplina emergente nos programas de formação de professores. In: Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 22, 1999, Santos. Biomatemática IX. Campinas: IMECC, 1999. v. 9. p. 9-22. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais - Matemática: terceiro e quarto ciclos. Brasília: MEC/SEF, 1998. 148 p. BORBA, M. C. Informática trará mudanças na educação brasileira? Zetetiké, Campinas, v. 4, n. 6, p. 123 - 134, jul/dez. 1996. COSTA, F. J. M. da. Etnomatemática: metodologia, ferramenta ou, simplesmente, etnorrevolução? Zetetiké, Campinas, v. 22, n. 42, p. 181 - 196, jul/dez. 2014. COSTA, G. L. M.; FIORENTINI, D. Mudança da cultura docente em um contexto de trabalho colaborativo de introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação na prática escolar. Bolema, Rio Claro, v. 20, n. 27, p. 1-19, 2007. CUNHA, A. N. da. Etnomatemática e transdisciplinaridade: resposta ao esfacelamento do conhecimento. In: SILVA, A. A. da; JESUS, E. A. de; SCANDIUZZI, P. P. (Org.). Educação Etnomatemática: concepções e trajetórias. Goiânia: Ed. PUC Goiás, 2010, p. 21 - 33. DAVID, M. M. M. S. As possibilidades de inovação no ensino-aprendizagem da matemática elementar. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p.56 - 66, jan./fev. 1995. D'AMBROSIO, U. Etnomatemática - elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. 112 p. (Coleção Tendências em Educação Matemática) EDITORA MODERNA. Conexões com a matemática. Editor responsável Fabio Martins de Leonardo. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2013. 319 p. FERREIRA, E. B.; SOARES, A. B.; LIMA, J. C. As Demonstrações no Ensino da Geometria: discussões sobre a formação de professores através do uso de novas tecnologias. Bolema, Rio Claro, v. 22, n. 34, p. 185-208, 2009. FIORENTINI, D.; MIORIM, M. A. Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no Ensino da Matemática. Boletim da SBEM. SBM: São Paulo, v. 4, n. 7, 1990. FLEMMING, D. M.; LUZ, E. F.; MELLO, A. C. C. de. Tendências em Educação Matemática: Disciplina na modalidade à distância. 2. ed - Palhoça: UnisulVirtual, 2005. 87 p. FONSECA, M. S. da. O discurso filosófico na tecitura da matemática escolar. Zetetiké, Campinas, v. 20, n. 37, p. 101-112, jan./jun. 2012. FREDERICO, F. T.; GIANOTO, D. E. P. Ensino de ciências e matemática: utilização da informática e formação de professores. Zetetiké, Campinas, v. 22, n. 42, p. 63-88, jul./dez. 2014. GOMES, T. de A.; RODRIGUES, C. K. A Evolução das Tendências da Educação Matemática e o Enfoque da História da Matemática no Ensino. Revista de Educação, Ciências e Matemática. v. 4 n. 3, p. 57-67, set./dez. 2014. IEZZI, G.; DOLCE, O.; DEGENSZAJN, D.; PÉRIGO, R.; ALMEIDA, N. de. Matemática: ciência e aplicações, 2: ensino médio. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2010. 320 p. LÜBECK, M. Etnomatemática: pesquisa e educação na prática de ensino. In: SILVA, A. A. da; JESUS, E. A. de; SCANDIUZZI, P. P. (Org.). Educação Etnomatemática: concepções e trajetórias. Goiânia: Ed. PUC Goiás, 2010, p. 21 - 33. MARQUETI, C. O uso de tecnologias digitais para a compreensão da construção de sólidos a partir de suas propriedades. 2015, 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. MENDES, I. A. Matemática em sala de aula: tecendo redes cognitivas na aprendizagem. Natal: Flecha do tempo, 2006. 120 p. MIGUEL, A. As potencialidade pedagógicas da História da Matemática em questão: argumentos reforçadores e questionadores. Zetetiké, Campinas, v. 5, n. 8, p. 73-105, jul./dez. 1997. MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. CBC Matemática Ensinos Fundamental e Médio. Belo Horizonte: SEE/MG, 2007. Disponível em < http : ==crv:educacao:mg:gov:br=sistema crv=banco objetos crv=%7B4DA513B4 - 3453 - 4B47 - A322 - 13CD37811A9C%7D Matem%C3%A1tica%20final:pdf >. Acesso em: 3 de fevereiro de 2016. MISKULIN, R. G. S. Reflexões sobre as tendências atuais da educação matemática e da informática. 1999. 32 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999. , R. G. S.; PEREZ, G.; SILVA, M. da R. C.; MONTREZOR, C. L.; SANTOS, C. R.; TOON, E.; LIBONI FILHO, P. A.; SANTANA, P. H. O. Identificação e análise das dimensões que permeiam a utilização das tecnologias da informação e comunicação nas aulas de matemática no contexto da formação de professores. Bolema, Rio Claro, v. 19, n. 26, p. 103 - 123, 2006. MONTEIRO, A. Algumas reflexões sobre a perspectiva educacional da Etnomatemática. Zetetiké, Campinas, v. 12, n. 22, p. 9-32, jul./dez. 2004. MURARI, C. Experienciando materiais manipulativos para o ensino a aprendizagem de Matemática. Bolema, Rio Claro, v. 25, n. 41, p. 187 - 211, dez. 2011. ONUCHIC, L. de la R.; ALLEVATO, N. S. G. Novas reflexões sobre o ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M. A. V.; BORBA, M. de C. (Org.). Educação matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2004. p. 213 - 231. PENTEADO, M. G. Redes de Trabalhos: Expansão das Possibilidades da Informática na Educação Matemática da Escola Básica. In: BICUDO, M. A. V.; BORBA, M. de C. (Org.). Educação matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2004. p. 283 - 295. PEREIRA, G. H. A. A Etnomatemática como valorização dos conhecimentos discentes: contexto e significação na educação matemática. 2008. 60 f. Monografia (Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco, Luz, 2008. PINTO, N. B. Marcas históricas da Matemática moderna no Brasil. Revista Diálogo Educacional. Curitiba, v.5, n. 16, p. 25-38, set./dez. 2005. POLYA, G. A arte de resolver problemas: um novo aspécto do método matemático. Tradução e adaptação Heitor Lisboa de Araujo. Rio de Janeiro: Interciência, 1995, 196 p. ROSA, M.; OREY, D. C. Tendências atuais da etnomatemática como um programa: ruma à ação pedagógica. Zetetiké, Campinas, v. 13, n. 23, p. 121-136, jan./dez. 2005. SILVA, E. L. da; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3. ed. rev. atual. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001. 121 p. SIQUEIRA. R. A. N. de. Tendências da Educação Matemática na Formação de Professores. Ponta Grossa: [s.n.], 2007. 50 p. SKOSVMOSE, O. Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. Campinas: Papirus, 2001. 160 p. f 93 SOARES. D. A. Educação Matemática Crítica: contribuições para o debate teórico e seus reflexos nos trabalhos acadêmicos. São Paulo: PUC, 2008. 157 p. SOARES, F. Os congressos de ensino de Matemática no Brasil nas décadas de 1950 e 1960 e as discussões sobre a Matemática Moderna. In: SEMINÁRIO PAULISTA DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 1, 2005, São Paulo. Diálogos Temáticos 5: História da Educação Matemática. São Paulo: IME-USP, 2005. Disponível em: <http://www.ime.usp.br/ sphem/documentos/sphem-tematicos-5.pdf>. Acesso em: 9 de março de 2016. SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/sbembra-sil/atividades.html>. Acesso em: 10 de agosto de 2015. SOUZA, J. R. de. Novo olhar matemática: 3. 2. ed. São Paulo: FTD, 2013. 320 p. VALENTE, W. R. Quem somos nós, professores de matemática? Caderno Cedes, Campinas, v. 28, n. 74, p. 11-23, jan./abr. 2008. ZORZAN, A. S. L. Ensino-aprendizagem: algumas tendências na educação Matemática. R. Ciências Humanas. Frederico Westphalen, v. 8, n. 10, p. 77-93, jun. 2007.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectMídias de ensino.por
dc.subjectGeometria.por
dc.subjectTecnologia.por
dc.subjectEtnomatemática.por
dc.subjectTeaching media.eng
dc.subjectGeometry.eng
dc.subjectTechnology.eng
dc.subjectEthnomathematics.eng
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.titleGeometria interativa: novas mídias numa proposta metodológica para o ensino médiopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Geraldo H A Pereira.pdfDissert Geraldo H A Pereira19,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons