Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/899
Tipo: Dissertação
Título: Geometria interativa: novas mídias numa proposta metodológica para o ensino médio
Autor(es): PEREIRA, Geraldo Henrique Alves
Primeiro Orientador: MARTINES, Mônica de Cássia Siqueira
Resumo: Esta pesquisa analisa uma fatia importante da Educação: o ensino de Matem ática em nível de educação básica. No cerne de sua proposta há o estudo das tendências metodológicas que compõem o arcabouço atual das discussões em Educação Matemática. Tomando como referência a experiência docente de seu autor, objetivou-se principalmente criar possibilidades para a ressigni ca- ção no modo de se ensinar e de se aprender Geometria em cursos de ensino médio, a partir da estruturação de novas mídias para a dinâmica da sala de aula que levem em conta Tecnologias e Etnomatemática, foco desta pesquisa. Após as discussões necessárias, apresenta uma proposta que entrelaça as duas tend ências metodológicas do nosso foco, fazendo-as dialogar entre si, e apresenta uma atividade contextualizada que leva em consideração todo esse cenário. A atividade proposta con gura-se como uma mídia alternativa à sala de aula de Matemática, contemplando a utilização de um software (GeoGebra) num ambiente com computadores e a vinculação de conteúdos a situações cotidianas dos estudantes.
Abstract: This research analyzes a important piece of Education: the process of teaching mathematics at primary education level. At the core of its proposal there is the study of the methodological trends that make up the current framework of discussions in Mathematics Education. Starting from the teaching experience of this paper autorship, we aimed mainly to create possibilities for the ressignification in the way of teaching and learning geometry in high school, from the structuring of new media for the classroom dynamics which considers technologies and Ethnomathematics focus of this research. After the necessary discussions, presents a proposal that interlink the two methodological trends of our focus, making them talk to each other, and it also shows a contextualized activity that takes into account this whole context. The proposed activity is configured as an alternative media for Mathematics classrooms, contemplating the use of a software (GeoGebra) in an environment with computers and also the linking of content to everyday situations of the students.
Palavras-chave: Mídias de ensino.
Geometria.
Tecnologia.
Etnomatemática.
Teaching media.
Geometry.
Technology.
Ethnomathematics.
CNPq: Matemática
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em Matemática
metadata.dc.publisher.program: Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Citação: PEREIRA, Geraldo Henrique Alves. Geometria interativa: novas mídias numa proposta metodológica para o ensino médio. 2016. 110f . Dissertação (Mestrado em Matemática) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016 .
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/899
Data do documento: 4-Mar-2016
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Geraldo H A Pereira.pdfDissert Geraldo H A Pereira19,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons