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http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/930
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | CAETANO NETO, Gustavo Alves | - |
dc.creator.ID | 05501339684 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8581854641298113 | por |
dc.contributor.advisor1 | MARTINES, Mônica de Cássia Siqueira | - |
dc.contributor.advisor1ID | 27223568801 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6625047361725116 | por |
dc.date.accessioned | 2019-12-13T19:21:03Z | - |
dc.date.issued | 2016-03-04 | - |
dc.identifier.citation | CAETANO NETO, Gustavo Alves. Uma ideia sobre o conceito de limite ao longo da história da matemática. 2016. 118f . Dissertação (Mestrado em Matemática) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016 . | por |
dc.identifier.uri | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/930 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho busca entender como se desenvolveu o conceito de limite ao longo de parte da História da Matemática, desde suas formas mais rudimentares, passando por algumas contribuições da Matemática Grega, trazendo também algumas contribuições da Matemática desenvolvida na Europa Medieval e, depois, algumas contribuições de Bonaventura Cavalieri (1598-1647). Procuramos também conhecer as dificuldades enfrentadas pelos matemáticos deste período para entender os conceitos relacionados com limite, tais como: infinitamente pequeno , infinitamente grande , indivisíveis, soma de sequências infinitas, etc. Em relação a alguns conceitos de limite presentes na Matemática Grega, destacamos alguns paradoxos de Zenão de Eleia ( 460 a.e.C.), a ideia dos indivisíveis e algumas contribuições do livro Os Elementos . Posteriormente, ainda relacionado com a Matemática Grega, focamos em alguns trabalhos de Arquimedes de Siracusa ( 287-212 a.e.C.) sobre a quadratura do círculo, a quadratura da parábola e sobre as espirais. Em seguida, trazemos alguns conceitos de limite presentes na Europa Medieval, destacando algumas discussões sobre o infinito. Finalizamos este trabalho com algumas contribuições de Cavalieri para o Cálculo Integral. Podemos perceber, mesmo que implicitamente, um conceito primitivo de limite presente em vários dos momentos apresentados, tais como: em aproximações para a área do círculo, na utilização de somas infinitas, na discussão sobre os indivisíveis, na utilização do limite das áreas de figuras circunscritas e/ou inscritas para o cálculo da área de figuras curvas. | por |
dc.description.abstract | This work seeks to understand how it developed the concept of limit along part of the history of mathematics, from its most rudimentary forms, going through some contributions of Greek Mathematics, also bringing some contributions of mathematics developed in Medieval Europe and then some contributions of Bonaventura Cavalieri (1598-1647). We also seek to understand the di culties faced by mathematicians of this period to understand the concepts related to limit, such as: in nitely small , in nitely large , indivisibles, sum of in nite sequences, etc. In relation to some concepts of limit present in the Greek Mathematics, we highlight some paradoxes of Zeno of Elea ( 460 b.C.e.), the idea of the indivisibles and some contributions of the book The Elements . Later, still related to the Greek Mathematics, we focus on some works of the Archimedes of Syracuse ( 287-212 b.C.e.) about the quadrature of the circle, the quadrature of the parabola and about the spirals. Then, we bring some concepts of limit present in the Medieval Europe, highlighting some discussions about in nity. We end this work with some contributions of Cavalieri to the Integral Calculus. We can see, even if implicitly, a primitive concept of limit in several of the presented moments, such as: in approximations to area of the circle, in the use of in nite sums, in the discussion about the indivisibles, in the use of the limit of the areas of gures circumscribed and/or enrolled for the calculating of the area of curves gures. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://bdtd.uftm.edu.br/retrieve/6265/Dissert%20Gustavo%20A%20C%20Neto.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Triângulo Mineiro | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em Matemática | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFTM | por |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional | por |
dc.relation.references | BARON, M. E. BOS, H. J. M. Curso de História da Matemática: Origens e desenvolvimento do Cálculo por Margaret E. Baron e H. J. M. Bos. Trad. de José Raimundo Braga Coelho, Rudolf Maier e Ma. José M. M. Mendes. Brasília, Editora Universidade de Brasília, Vol. 1-2, 1985, c1974. BARUFI, M. C. B. A construção/negociação de signi cados no curso universitário inicial de Cálculo Diferencial e Integral. Tese de Doutorado. São Paulo: FE-USP, 1999. BOYER, Carl B. História da Matemática. Prefácio de Isaac Asimov; revista por Uta C. Merzbach; tradução de Elza F. Gomide. 3.ed. São Paulo: Blucher, 2010. CAVALIERI, Bonaventura. Geometria Indivisibulus Continuorum - Noua quadam ratione promota. Bolonha: Typographia de Ducijs, 1653. Disponível em: <https://books.google.com.br>. Acesso em: 17 nov. 2015. . Exercitationes geometricae sex. 1647. Disponível em: <https://books.google.com.br>. Acesso em: 17 nov. 2015. D'AMBROSIO, Ubiratan. A interface entre História e Matemática: uma visão histórico-pedagógica. In: FOSSA, Jhon A. (org.). Facetas do Diamante: ensaios sobre Educação Matemática e História da Matemática. Rio Claro-SP: Editora da SBHMAT, 2000. . Tendências e Perspectivas Historiográ cas e Novos Desa os na História da Matemática e na Educação Matemática. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v. 14, n. 3, p. 336-347, 2012. EUCLIDES. Os Elementos/Euclides: tradução e introdução de Irineu Bicudo. Tradução do grego para o português. São Paulo. Editora UNESP, 2009. HEATH, T.L. A history of Greek Mathematics. Volume I, p. 179-180, 1921, Oxford. Disponível em: <http://archive.org>. Acesso em: 04 ago. 2015. . The works of Archimedes. 1897. Disponível em: <http://archive.org>. Acesso em: 07 out. 2015. JONES, William. Synopsis Palmariorum Matheseos: ou uma nova introdução à Matemática. p. 263, 1706. Disponível em: <http://archive.org>. Acesso em: 25 jul. 2015. LEITÃO, Henrique de Sousa. Pedro Nunes, 1502-1578: novas terras, novos mares e o que mays he : novo ceo e novas estrellas. Biblioteca Nacional de Portugal: comissário cientí co Henrique de Sousa Leitão; coordenação técnica Lígia de Azevedo Martins - Lisboa: BN, 2002. Disponível em: <https://books.google.com.br>. Acesso em: 07 set. 2015. NASCIMENTO, J. C. do. O conceito de limite em cálculo: obstáculos e di culdades de aprendizagem no contexto do ensino superior de matemática. 2003. 341 f. Tese (Doutorado) Faculdade de Filoso a e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco, 2003. Disponível em: <http://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8244>. Acesso em: 13 dez. 2015. NOBRE, Sergio. Leitura Crítica da História: Re exões Sobre a História da Matemática. Ciência & Educação, v. 10, n. 3, p. 531-543, 2004. PINTO, Aníbal. A teoria dos indivisíveis: uma contribuição do padre Bonaventura Cavalieri. 2008. 84 f. Dissertação (Mestrado) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: <http://livros01.livrosgratis.com.br/cp067821.pdf>. Acesso em: 02 fev. 2016. REZENDE, W. M. O Ensino de Cálculo: Di culdades de Natureza Epistemológica. 2003. 450 f. Tese (Doutorado) Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-27022014-121106/ pt-br.php>. Acesso em: 13 dez. 2015. RIZZATO, Fernanda Buhrer. Trissecção do ângulo. Supervisão e orientação: Francisco César Polcino Milies. 2001. Disponível em: <http://www.matematica.br/historia/trissec_angulo.html>. Acesso em: 08 nov. 2015. ROQUE, Tatiana; PITOMBEIRA, João Bosco de Carvalho. Tópicos de História da Matemática. Rio de Janeiro: SBM, 2012. STRUIK, D. J. (ed.). A source book in mathematics. Harvard University Press, 1969. p. 210 e 217. Disponível em: <http://web.csulb.edu/ scrass/teaching/math410/reading/cavalieri.pdf>. Acesso em: 14 nov. 2015. | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | História da matemática. | por |
dc.subject | História do cálculo. | por |
dc.subject | Limite. | por |
dc.subject | Mathematics history. | eng |
dc.subject | Calculus history. | eng |
dc.subject | Limit. | eng |
dc.subject.cnpq | Matemática | por |
dc.title | Uma ideia sobre o conceito de limite ao longo da história da matemática | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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