Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/939
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTAVEIRA, Roberto Campos Lima-
dc.creator.ID35247152816por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1914136443669885por
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Michelli Maldonado Carretero de-
dc.contributor.advisor1ID33658848820por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9280860158879234por
dc.date.accessioned2020-01-17T16:59:02Z-
dc.date.issued2019-10-09-
dc.identifier.citationTAVEIRA, Roberto Campos Lima. Ensino da matemática por meio de problemas clássicos de otimização combinatória. 2019. 62f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019 .por
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/939-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um pouco sobre a evolução da educação brasileira, as habilidades e competências propostas pela Base Nacional Comum Curricular, otimização e por fim como podese conciliar, de maneira atrativa, problemas de otimização no ensino básico. Mediante o aspecto atual da educação, o objetivo principal desse trabalho é mostrar o quão interessante pode ser a sala de aula dependendo de sua aula. Notar que os tempos mudaram e que a tecnologia veio à tona é imprescindível para elaboração de aulas. Independente do assunto abordado, outras metodologias de ensino devem ser levadas em consideração, o comum e o usual são avessos da inovação. Neste trabalho explora-se, através da resolução de problemas e da ludicidade, metodologias de aulas motivadas pelas versões mais simples de alguns problemas de otimização, como: O Problema do caixeiro Viajante, O Problema do Carteiro Chinês, O Algoritmo de Dijkstra, O Problema da Mochila e o Problema do Dimensionamento de Lotes.por
dc.description.abstractThis paper presents a little about the evolution of Brazilian education, the skills and competences proposed by the Common National Curriculum Base, optimization and finally how one can conciliate, in an attractive way, optimization problems in basic education. Through the current aspect of education, the main purpose of this paper is to show how interesting the classroom can be depending on your class. Note that times have changed and that technology has surfaced is essential for lesson design. Regardless of the subject matter, other teaching methodologies should be taken into consideration, the common and the usual are innovation-averse. This work explores through problem solving and playfulness the simplest version of some optimization problems, such as: The Traveling Salesman Problem, The Chinese Postman, Dijkstra Algorithm, the Backpack Problem and the Batch sizing.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.uftm.edu.br/retrieve/6338/Dissert%20Roberto%20C%20L%20Taveira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em Matemáticapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFTMpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.relation.referencesM. C. Goldbarg, H. Pacca e L. Luna. Otimização combinatória e programação linear: modelos e algoritmos. Elsevier, Rio de Janeiro, 2005. A. M. Rocha. Problemas de Otimização Envolvendo a Matemática do Ensino Médio, Dissertação de Mestrado em Matemática Profissional (PROFMAT), Universidade Federal de Goiás, Instituto de Matemática e Estatística, 2013. Educação é a base. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 03/05/2019. M. Arenales, V. Armentano, R Morabito e H. Yanasse. Pesquisa Operacional. Elsevier, Rio de janeiro, 2007. R. Rech. Resolvendo Problemas de Otimização no Ensino Médio. Disponível em: < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/705-4.pdf>. Acesso em 7 maio 2019. L. L. S. Neto. Pesquisa Operacional no Ensino Médio. Mini curso, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Disponível em: < file:///C:/Users/User/Downloads/811- 2519-1-PB%20(1).pdf >. Acesso em 2 abril 2019. Pardini, Dhiego. O Problema do Dimensionamento de Lotes (Lot-Sizing) – Modelagem, conceitos e exemplos Excel e GLPK. Otimização na prática. Disponível em: < https://otimizacaonapratica.com>. Acesso em 15 abril de 2019.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação matemática.por
dc.subjectBNCC.por
dc.subjectOtimização combinatória.por
dc.subjectMath education.eng
dc.subjectOperation research.eng
dc.subjectBNCC.eng
dc.subject.cnpqMatemática Aplicadapor
dc.titleEnsino da matemática por meio de problemas clássicos de otimização combinatóriapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Roberto C L Taveira.pdfDissert Roberto C L Taveira3,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons